Roberto Baia

Homenagem a Teófilo

Roberto Baia 29 de março de 2024
Homenagem a Teófilo
Ex-prefeito da cidade, Rogério Teófilo - Foto: Divulgação

O Colégio Bom Conselho retomará suas atividades a partir do próximo mês, em Arapiraca. O tradicional colégio passou quase 6 anos de inatividade e passará a se chamar Colégio Cenecista Rogério Auto Teófilo. A escolha do nome é uma singela homenagem ao ex-prefeito da cidade, Rogério Teófilo.

Redução de alunos

Fechado em 2018, o colégio ficou apenas com a secretaria funcionando, expedindo históricos e declarações. O encerramento das atividades se deu por conta da redução no número de alunos e a justificativa foi o cenário econômico que não estava favorável para os pais. Então, desta forma, o quantitativo de matrículas não era suficiente para fazer o repasse aos profissionais, com isso, foi necessário encerrar as atividades da educação básica.

Trâmites legais

Prestes a completar 74 anos de história, desde 2022, os responsáveis pelo estabelecimento de ensino deram início aos trâmites legais, correndo atrás de toda a documentação necessária para a reativação do colégio. Após dois anos e com toda a documentação ajustada, a escola realizará sua reinauguração no dia 5 de abril, às 19 horas.

Já no dia 8 de abril ocorrerá a reabertura da escola para as aulas. Neste primeiro momento, será ofertado apenas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e no próximo ano será reiniciado da educação infantil ao ensino médio.

Visita importante

O canteiro de obras do Hospital Metropolitano do Agreste, que está sendo construído em Arapiraca, recebeu na quarta-feira, 27, a visita de técnicos do Ministério da Saúde (MS). A unidade será gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e deve ampliar o atendimento de Média e Alta Complexidade na região, com urgência e emergência pediátrica e de adultos.

Projeto do Hospital

A Sesau já enviou o projeto do Hospital Metropolitano do Agreste e toda a documentação necessária para o MS, que aprovou a liberação de recursos para a construção da unidade hospitalar. A construção fará parte do conjunto de obras previstas para Alagoas que serão financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. A previsão é que as verbas vindas do MS sejam liberadas dentro de três a quatro meses.

Recursos para saúde

O secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Montteiro, acompanhou a visita da comitiva do MS e destacou a importância da articulação da pasta estadual em Brasília para a chegada de mais recursos para a Saúde de Alagoas. “Fomos o primeiro Estado a submeter toda a documentação necessária para o Governo Federal, com o objetivo de que a proposta fosse aprovada da forma mais célere possível. O governador Paulo Dantas reforçou que a entrega dessa obra é prioridade e estamos atuando nessa direção”, disse.

Campeonato Alagoano

Na última quarta-feira, 27, a Policia Militar de Alagoas, através do Comando de Policiamento da Região Agreste, juntamente com o Comando de Policiamento da Capital, esteve no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, para realizar uma vistoria no palco do primeiro jogo da grande decisão do Campeonato Alagoano 2024.

Segurança aos torcedores

Na visita, acompanhada pelo presidente do ASA, Rogério Siqueira, e pela Federação Alagoana de Futebol, a PM adotou as últimas medidas de segurança para recepcionar os torcedores neste sábado. O Coronel Wilson Silva, comandante do Policiamento da Região Agreste, tranquilizou os torcedores afirmando que a segurança está garantida.

Procedimentos necessários

“Fizemos todo o isolamento e os procedimentos necessários pra que a gente possa ter um jogo bastante tranquilo. O torcedor pode vir participar que a Polícia Militar de Alagoas vai garantir a segurança e todos os envolvidos no evento estão empenhados para proporcionar um grande espetáculo aos presentes”, destacou o Coronel Wilson.

Pedido negado

A justiça negou mais uma vez um pedido de liberdade provisória do empresário Joel Mendes Nogueira, acusado do assassinato de Marcos André de Lima dos Santos, o Tonton, em 27 de janeiro no município de Água Branca. Além do empresário, a namorada dele também foi presa acusada de participação no crime. A mulher também mantinha um relacionamento com Marcos André e teria sido responsável por atrai-lo para a emboscada.

O desembargador João Luiz Azevedo Lessa manteve a decisão anterior do desembargador Otávio Praxedes, em favor da manutenção da prisão preventiva, ocorrida em 29 de setembro no município de Ribeiro do Pombal, interior da Bahia.


... A Superintendência de Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e o Grupo de Tecnologia de Informação (GTInfo), da Prefeitura de Arapiraca, firmaram na última quarta-feira, 27, uma parceria intrassetorial e inovadora para aprimorar os serviços de fiscalização no município.

... Essa colaboração tem como meta implementar soluções tecnológicas; fomentar o diálogo e a participação ativa dos fiscais municipais; ampliar o conhecimento tecnológico; e fortalecer a integração entre os setores.

... O propósito dessa união é garantir maior transparência e eficácia nas ações realizadas, representando um avanço significativo rumo à eficiência na gestão e ao atendimento das demandas da população.