Edmilson Teixeira

Providências

Edmilson Teixeira 28 de março de 2024

Na última terça em Arapiraca, médicos e enfermeiros que atuam nos 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, participaram do Curso de Atualização em Manejo Clínico de Pacientes com Dengue, Zika e Chikungunya. A ação, promovida pela Sesau, ocorreu no auditório do Serviço Senac.

Dados alagoanos


O IBGE divulgou na quarta-feira, que em 2022 Alagoas registrou 45.432 nascimentos. Na comparação com o ano anterior, houve redução de 6,04% no número de nascidos vivos no Estado. A queda é superior à média nacional (-3,5%) e se aproxima da média nordestina (-6,7%), região mais afetada no país. Enquanto isso, foram registrados 22.074 óbitos em 2022. O estado ocupa o 4º lugar entre as cinco Unidades da Federação com menor queda de óbitos na comparação com 2021. A variação foi de -7,2%.

Alerta


Ontem o Palácio do Congresso Nacional acionou e vai até o próximo domingo, um sistema de iluminação verde, para chamar a atenção para o Dia de Conscientização sobre a Neuromielite Óptica, 27 de março . Também conhecida como doença de Devic, a Neuromielite Óptica é uma condição rara caracterizada pela inflamação do nervo óptico e da medula espinhal.

Sintoma


A doença autoimune rara se manifesta com sintomas como diminuição da capacidade visual, dificuldades motoras, dormência nos membros e desregulação nos controles urinário e intestinal, gerando incapacidades graves que podem levar à morte. Anteriormente vista como uma variação da esclerose múltipla, a Neuromielite Óptica hoje é classificada como uma doença à parte.

Temperatura elevada


A escassez de chuva no interior alagoano despertou oito Prefeituras a buscar apoio junto ao governo federal, que obtiveram o reconhecimento de Brasília de situação de emergência. Os municípios são: Carneiros, Inhapi, Jaramataia, Mata Grande, Monteirópolis, Olho D'Água das Flores e Palmeira dos Índios e Piranhas. Com a medida, as Prefeituras já podem solicitar recursos da União para executar ações de assistência humanitária, como compra de cestas básicas, água potável e aluguel de caminhões-pipa.

Cogitação


Em Arapiraca o zum-zum-zum político é de que o prefeito Luciano Barbosa vai pleitear sua reeleição, tendo como companheiro de chapa, seu próprio filho, Lucas Barbosa, na condição de vice. As afinidades de Luciano Barbosa com a família Calheiros já não são mais como antes, visto que na última eleição, o MDB do Renan chegou a tentar impedir a candidatura de Barbosa, que na ocasião era vice-governador de AL.

Baixo São Francisco


Ao que parece o ex-prefeito de Penedo, Március Beltrão levou uma rasteira do grupo político do MDB. Na última segunda-feira, Paulo Dantas recebeu no início da noite no Palácio, o prefeito Ronaldo Lopes (MDB). O objetivo do encontro, inclusive com a presença do vice-governador, Ronaldo Lessa, foi entregar a Lopes a sigla do PSB, municipal de Penedo, partido ao qual estava com Március Beltrão, hoje seu adversário.

Possibilidade


Não está descartada a possibilidade de Gervásio Raimundo Neto, sobrinho do presidente da ALE/AL, Marcelo Victor, entrar na briga pela Prefeitura de Palmeira dos Índios. O cara tem 38 anos, é advogado, neto do ex-deputado Gervásio e irmão do atual presidente da Câmara de Palmeira, Ronaldo Raimundo. As articulações, pelo que se sabe, estão partindo do líder da família, Marcelo Victor.

Mulherada política


Logo no início do mês de julho deste ano, Maceió sediará a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20. Trata-se de um evento que promete colocar a capital de Alagoas no centro dos debates legislativos mundiais. A iniciativa é do alagoano e presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP). É que o deputado Lira exerce também a presidência do P20, colegiado dos parlamentares dos 19 países do bloco G20, além do Brasil.

Registro


Por sinal, ontem pela manhã, Arthur Lira recebeu em Brasília o presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Austelino Tavares Correia, acompanhado do embaixador cabo-verdiano José Pedro Chantre D’Oliveira. Na ocasião, Lira entregou os convites para a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, que acontecerá em Maceió. “Conversamos ainda sobre as prioridades da pauta legislativa, a situação política no arquipélago e as próximas eleições municipais no Brasil”, disse.

Inclusão


Na próxima quinta-feira a Clínica Integração, em parceria com o Parque Shopping Maceió, realizará a Maratona da Inclusão em celebração à Semana do Autismo. O evento acontecerá a partir das 15h. A proposta é promover a conscientização sobre a importância da inclusão e da acessibilidade em todas as diferentes esferas sociais. O momento será aberto ao público.