Edmilson Teixeira

Canutão na tela

Edmilson Teixeira 27 de março de 2024
Canutão na tela
Vereador Eduardo Canuto (PL), - Foto: Divulgação

No próximo dia 9, o Teatro Deodoro, em Maceió, certamente se tornará pequeno para receber um grande público. É que a partir das 18h30, será exibido como lançamento, um documentário produzido pela Organização Arnon de Melo, destacando a trajetória do jornalista Márcio Canuto. Em suas redes sociais, o vereador Eduardo Canuto (PL), irmão do Márcio, faz um convite de forma empolgada, sobretudo anunciando esse grande momento que vivenciará sua família.

Esnobação


O milionário influencer alagoano Carlinhos Maia, que está desprezando a Barra de São Miguel, alegando falta de estrutura de saneamento básico, está investindo uma mega grana de 15 milhões de reais, na aquisição de uma fazenda nos arredores de Maceió. Seus planos são promover no ambiente o reality show. A fazenda tem piscina, área de lazer, 11 quartos e será cenário das gravações do seu reality conhecido como Casa da Barra, pois era gravado na cidade da Barra de São Miguel.

Medicamentos


Para Alagoas, o Ministério da Saúde está anunciando um montante de R$ 5,4 milhões para incremento do recurso financeiro federal do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (Cbaf) no SUS. A iniciativa contempla medicamentos que tratam sintomas da dengue e outras doenças que acometem a população brasileira na Atenção Primária à Saúde.

Incentivo


Em Alagoas o Banco do Nordeste está lançando uma linha de crédito específica para financiar projetos de agricultura de baixo carbono. A instituição oferece condições especiais para projetos dessa natureza, com prazos de pagamento que podem chegar a 20 anos, e está divulgando as vantagens com parceiros e produtores rurais.

Lamentável


Apesar de ter diminuído para o menor valor em toda a série histórica, iniciada em 2016, Alagoas ainda é o Estado com maior taxa de analfabetismo em todo o país. Os dados foram divulgados na última sexta-feira pelo IBGE. A pesquisa mostra novos dados sobre o cenário do ensino e instrução em todo o país. As informações fazem parte do módulo anual de Educação, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), em 2023.

Conteúdo


No levantamento do IBGE, há informações sobre analfabetismo, taxa de escolaridade, nível de instrução, frequência escolar, acesso ao ensino técnico ou superior, ocupação, dentre outros indicadores relevantes. Pois em Alagoas, são cerca de 366 mil pessoas de 15 anos ou mais que não sabem ler ou escrever, o que corresponde a uma taxa 14,2%.

Simplesmente a taxa de analfabetismo em AL (14,2%) é quase três vezes superior à da média nacional (5,4%).

Protagonista


Proveniente da Europa desembarcou nesta terça-feira em Brasília, o gari Renato Santos, que trabalha em Ceilândia/DF. Como atleta de Karatê, ele conseguiu um feito extraordinário no país de Malta. O cara trouxe em sua mala a medalha de ouro do Campeonato Mundial World Karate Championships (WKA - World Karate-Do Alliance). Ele também conquistou troféu de prata por equipe e de bronze no Open Internacional. A competição ocorreu entre quarta e domingo da semana passada.

Turismo


Desembarcaram no último domingo em Maceió, mais de 170 turistas do Uruguai. Eles ficam em Alagoas até o próximo sábado, como parte de uma programação viabilizada turisticamente pela Setur/AL, que pelo segundo ano consecutivo, conquistou a conexão internacional partindo da capital uruguaia Montevidéu. As operadoras HiperViajes e a Abtour são as parceiras do projeto Destino Alagoas. . A conquista foi anunciada durante a Feira Internacional do Turismo (FIT), na Argentina, em 2023.

Grau superior


A UFAL começou a se articular, no sentido de ampliar suas atividades na cidade sertaneja de Delmiro Gouveia. Há poucos dias, a prefeita Ziane Costa se reuniu com representantes da entidade, quando recebeu a promessa da expansão do Campus Sertão, através da oferta de novos cursos. “Será mais capacitação, qualificação e desenvolvimento para a nossa querida Delmiro Gouveia e para toda a região”, disse a gestora, dando conta de que foi ela que há 14 anos, lutou pela vinda da UFAL para o sertão.

Assistência social


A Prefeitura de São José da Tapera, no sertão alagoano, está montando uma mega operação para durante esta quarta-feira, distribuir em todo o município milhares de cestas-básicas, contendo até alguns ingredientes da Semana Santa. O prefeito Jarbas Ricardo (MDB) afirma que mensalmente às famílias carentes da região são assistidas com programas sociais, tidos até como de grandes dimensões do interior de Alagoas.

Moradia


Ao longo desses seus sete anos e três meses de governo, o prefeito de Porto de Pedras/AL, Henrique Vilela afirma que já beneficiou 49 famílias que até então residiam em moradias de taipas. Trata-se do projeto Casa Nova, Vida Nova bancado pela própria Prefeitura. No último final de semana ele entregou duas unidades e outra será entregue no próximo sábado.