Roberto Baia

Espetáculo Paixão de Cristo

Roberto Baia 26 de março de 2024
Espetáculo Paixão de Cristo
Ator Maurício Mattar, fará o papel de Pilatos - Foto: Divulgação

O espetáculo Paixão de Cristo, que é a uma das obras mais reproduzidas no mundo, terá sua versão arapiraquense nos dias 29 e 30 de março. Este ano promete ser ainda mais especial, pois marca o centenário de Arapiraca e o retorno ao Morro Santo da Massaranduba.

A preparação para o espetáculo começou ainda em fevereiro com ensaios e reuniões para o evento, que se consagrou como um dos maiores ao ar livre no estado, trazendo nomes nacionais como Thiago Fragoso, Murilo Rosa e Cristiane Oliveira, esse ano o ator Maurício Mattar, que fará o papel de Pilatos. A relevância da apresentação foi consagrada em 2011, ao se tornar Patrimônio Imaterial do Estado de Alagoas.

Manifestação de fé


Para o diretor geral, Wagno Godez, a parceria com Prefeitura e Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude tem sido fundamental para que o espetáculo aconteça. “Nós temos uma sociedade em sua maioria cristã, que vê no espetáculo uma manifestação de fé e que mobiliza e emociona multidões. Estamos emocionados e empolgados com a possibilidade de realizar mais uma edição e toda equipe está trabalhando com muito carinho e comprometimento para fazer essa uma edição de fato especial e temos tido total apoio da Prefeitura de Arapiraca e Secretaria de Cultura, sem esse apoio das instituições públicas a gente certamente não conseguiria realizar”.

Coletiva de imprensa


No último dia 15, o elenco se reuniu com a direção e imprensa para uma coletiva com os veículos de comunicação. O encontro contou com a presença do elenco; o ator Paullo Caetano, que dará vida a Jesus, as atrizes Josy Carvalho e Márcia Mariah, que farão os papéis de Maria e Maria Madalena, respectivamente. Além do ator convidado Maurício Mattar que desde então tem se entrosado com os colegas de cena.

Em Arapiraca


O fortalecimento do fluxo de acolhimentos e melhorias na estrutura da Área Lilás do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, foram os principais temas de reunião entre técnicos da Rede de Atenção às Violências (RAV) e a Direção da unidade hospitalar. Durante o encontro, a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) assegurou que o serviço será fortalecido e novos investimentos serão realizados.

Área Lilás


Isso porque o HEA é referência para atendimentos a 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, composta por municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, além de também receber moradores provenientes de Estados vizinhos da Bahia, Pernambuco e Sergipe. E além disso, a gestão da RAV tem verificado o crescimento da Área Lilás do HEA, cujo número de atendimentos vem crescendo, conforme os relatórios produzidos.

Atendimento


“A violência sempre existiu, porém agora as vítimas têm mais conhecimento a respeito dos seus direitos. Com este crescimento a gente sempre busca formas de melhorar o atendimento. A equipe Multiprofissional da Área Lilás do HEA vem realizando um ótimo trabalho, com elevado índice de resoluções de situações. O intuito deste encontro é observar as demandas e trazer soluções que possam melhorar a capacidade de acolhimento”, salientou a gerente operativa e executiva da RAV, Thaylise Brito.

“Meu Título Indígena”


Já considerada a maior ação itinerante da história do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), o projeto “Meu Título Indígena” levou os serviços eleitorais a 1019 indígenas da etnia Kariri-Xocó, residentes em Porto Real do Colégio. A ação aconteceu entre os dias 19 e 22 de março e ainda contemplou mais de 150 estudantes com palestra sobre a participação na política, o combate à desinformação e a importância da efetivação de candidaturas indígenas.

Importante projeto


Ao término dos quatro dias de atendimento, o presidente do TRE de Alagoas, desembargador Klever Rêgo Loureiro, comemorou o expressivo quantitativo de pessoas atendidas e ressaltou a importância do projeto para a concretização de melhorias no cotidiano dos eleitores indígenas alagoanos.

Semana Santa


O feriadão da Semana Santa está chegando e, por isso, as ações da Operação Lei Seca serão reforçadas na capital alagoana e no interior do estado a partir desta quarta-feira, 27, até o domingo de Páscoa, dia 31 de março. A operação Semana Santa vai acontecer em conjunto com equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Batalhão de Polícia Rodoviário (BPRv) da Polícia Militar de Alagoas.

Operação Lei Seca


De acordo com o tenente Medeiros, supervisor de Fiscalização do Detran, durante o feriado será realizada uma operação em nível nacional da Lei Seca. “Todos os meses, estamos participando de uma ação onde a Lei Seca realiza blitze, simultaneamente, nos estados brasileiros. Mais uma vez, estaremos nas ruas e nas rodovias de Alagoas para garantir a segurança de todos que estiverem no trânsito durante o feriadão”, afirmou o supervisor de Fiscalização.


... O centenário de Arapiraca será marcado por grandes conquistas, eventos e novidades. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a Prefeitura vai realizar um verdadeiro circuito gastronômico com cinco festivais, dentre eles dois eventos inéditos que devem se consolidar no calendário anual do município.


... Já no mês de abril, o circuito retorna com a segunda edição do tradicional Festival do Camarão, que deu o pontapé inicial para a realização de eventos deste porte.


... Em sua primeira edição, o festival vendeu mais de 2 mil pratos protagonizados pelo fruto do mar e abrilhantou a noite do arapiraquense com música ao vivo, feira de artesanato, cachaças e a venda da proteína in natura.