Roberto Baia

Caso Roberta Dias

Roberto Baia 22 de março de 2024
Caso Roberta Dias
Roberta Dias - Foto: Divulgação

Na última quarta-feira, 20, os desembargadores da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas rejeitaram, por unanimidade, o apelo dos réus do assassinato de Roberta Dias, ocorrido em abril de 2012. Com a decisão, a mãe do namorado de Roberta, Mary Jane Araújo Santos, e o amigo Kaarlo Bruno Pereira Tavares, deverão sentar no banco dos réus em um júri popular que deve ficar marcado na história de Penedo.

Vai a júri


Vale ressaltar que dois respondem por homicídio qualificado: por motivo torpe, mediante recursos que dificultou defesa da vítima, aborto provocado por terceiro e ocultação de cadáver.

O namorado da vítima, Saulo Araújo, também teria participado do crime, mas como ele era menor de 18 anos na época, não responde no mesmo processo.

Falta de incentivo


A evasão de professores foi tema de uma discussão levantada pelo deputado federal Daniel Barbosa durante sessão da Comissão de Educação da Câmara na quarta-feira, 20. De acordo com o parlamentar, é preocupante a quantidade de docentes que estão abandonando a carreira por falta de incentivo.

Cursos de licenciatura


Segundo levantamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a taxa de ociosidade nos cursos de licenciatura em instituições públicas subiu cerca de 13 pontos percentuais de 2019 para 2021. Além disso, somente um terço dos estudantes que se formam em licenciatura atuam na docência.

Outras profissões


“Estamos tendo uma evasão de professores, que estão procurando outras profissões porque não há incentivo para a carreira, como investimento em instrução e recursos tecnológicos. Professo é a profissão das profissões. Todo mundo aqui, seja médico, engenheiro, jornalista, passou por professores”, disse Daniel Barbosa, que é membro titular da comissão.

Visita técnica


Nesta última quarta-feira, 20, o Ministério Público de Alagoas realizou visita técnica na Área de Proteção Ambiental da Marituba do Peixe, em Penedo. No local, os promotores de Justiça Lavínia Fragoso e Kleber Valadares colheram informações sobre a fauna e flora para acompanhamento, ação realizada em conjunto com o IMA (Instituto do Meio Ambiente).

Preservação ambiental

No dia anterior, os promotores de Justiça estiveram com alunos da rede pública de Penedo para participar da “Semana da Água”. Durante o evento, eles conversaram com os jovens sobre preservação ambiental, apresentando as iniciativas desenvolvidas pela instituição, a exemplo do projeto “Sede de Aprender”, que possui ações relacionadas ao meio ambiental.

Educação ambiental

“Falamos sobre a importância da educação ambiental com o objetivo de conscientizar os alunos sobre o papel de cada na preservação da natureza. Eu aproveitei a oportunidade para apresentar a eles o ‘Sede de Aprender’ e as fiscalizações feitas pelo projeto nas escolas referente à água potável, às fossas, estrutura das salas de aula”, comentou o promotor Kleber Valadares.

Oportunidade


Estão abertas as inscrições no Vestibular Complementar do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca. No certame, são ofertadas 20 vagas para o curso de licenciatura em Letras/Português, no turno vespertino. A inscrição é gratuita e deve ser feita no endereço exame.ifal.edu.br, até o próximo domingo, 24.

Ordem decrescente

Para se candidatar, é necessário ter concluído o ensino médio e utilizar a média geral obtida em uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2009. O processo classificatório obedecerá a ordem decrescente da média geral de notas.


... No ano do Centenário de Arapiraca, a cidade recebeu, ontem, um investimento de alto padrão do Grupo Guido, com a inauguração de uma moderna loja de móveis e decoração premium, a Guido Select.


... O prefeito Luciano Barbosa, ao lado do secretário de Governo, Yale Fernandes, prestigiaram o evento, que reuniu os diretores do grupo empresarial, Luiz Eugênio e Guido Júnior, além de funcionários, colaboradores e convidados.


... O industrial José Alexandre dos Santos, o empresário Marcelino Alexandre e o deputado estadual Cabo Bebeto também participaram do evento.