Bartpapo com Geraldo Câmara

PISANDO EM OVOS

Bartpapo com Geraldo Câmara 22 de março de 2024

Vocês já repararam que o brasileiro está pisando em ovos com todos os cuidados possíveis para não quebrá-los e não saber o que fazer de sua própria vida? Um a um os obstáculos vão aparecendo seja para impedir a livre manifestação, seja para tentar fazer com que determinados objetivos não cheguem ao fim, seja, seja, seja…

Aprender a superar obstáculos é algo que deveria fazer parte da educação desde os primórdios da vida e entrar por ela a dentro sempre buscando caminhos que levassem ao burlar de determinados conceitos que criam preconceitos e privações.

Parece assustador o tipo de comentário como esse ou esses que parecem transformar a vida em um terror absoluto onde nada se pode ou tudo se proíbe. Não. Nem tanto assim, mas no entanto se as pessoas fossem acostumadas ou educadas para exatamente poder viver sem ofender, poder trabalhar sem pisar o outro, poder criar sem ser cerceado, talvez fosse profundamente utópico ou fantasticamente renovador.

A vida está cheia de “não pode”. O famoso não pode que amedronta ou que busca reações as mais diversas nas pessoas, nas comunidades e nos grupos. Ainda outro dia, fazendo o meu programa de rádio provoquei um assunto que é o da proibição ou da lei que impede que sejam colocados nomes de pessoas vivas em ruas e logradouros. No entanto, aqui em Maceió, existe com muita justeza a Avenida Márcio Canuto e aplaudo a iniciativa. Quanta gente gostaria, poderia e merecia receber homenagem deste tipo em vida mas a lei impede? O fato é que precisamos recriar uma sociedade onde as coisas possam acontecer com menos restrições, com mais liberdade e ao mesmo tempo com mais educação no sentido de respeitar a lei da vida e não a lei da imposição.

É claro que estamos falando de um assunto onde utopia aparece mais do que a realidade. E por que não? Porque a realidade pode ser outra, sim. O que vale é a insistência, repito é a autoeducação, é a maneira comportamental que não é de um país, mas de uma somatória de culturas que por mais adiantadas que sejam neste ou naquele rincão sempre estarão aquém dessa pseudo realidade a que nos referimos. Estar e ser são posicionamentos completamente diferentes. Quero estar em tal lugar mas quero ser quem eu sou. No mundo de hoje nem sempre pode. É preciso haver uma consonância entre os dois verbos para que não sejam adjetivados como incoerentes. No entanto, a conjugação seria perfeita na união dos dois.

Por que existem tantas desavenças, tantas opiniões que geram o contra senso? Porque as pessoas são diferentes ou por que elas não procuram pontos comuns de interesse? Os dois. Se não houvessem as diferenças o mundo seria também um contra senso como está parecendo que estou fazendo agora discordando de mim mesmo ou do que escrevi acima. Não. Estou querendo dizer que, cada um em seu lugar e com sua opinião podem ser construtores de uma nova e produtiva sociedade onde o respeito às opiniões sobressaltem as dissenções e assim construindo ao invés de destruindo.

Por tudo isto que falamos é que chegamos àquela conclusão de que o brasileiro ou de qualquer outra nação ainda precisa tomar cuidado com o que diz e com o que faz. A criação do lugar comum é muito difícil. Buscar trajetórias que desemboquem em bons e produtivos estuários é polêmico e é isso mesmo. É o mundo, é a vida. Enquanto se busca, sem dúvida alguma vamos precisar continuar a “pisar em ovos” e com medo de quebrá-los.

FOTONOTAS



ELIANA CAVALCANTE – Pense numa guerreira que dança, que baila, que transmite sua arte ao mesmo tempo em que gira e faz girar tantos alunos e alunas. Eliana é uma figura fantástica e que nos empolga pela arte, pela cultura e mais do que nunca pelas batalhas que vem enfrentando por ter sido uma das vítimas da Braskem tendo que mudar toda a sua estrutura emocional e física para não perder sua escola e seus alunos. Eliana Cavalcante, além de tudo é imortal da Academia Alagoana de Letras e sempre será reverenciada por todos os seus méritos.



JORGE MORAES – Gosto dele de graça. Um cara simpático, afável, um grande conhecedor do esporte, reconhecido por todos pela sua competência na área e além do mais um “expert” em comunicação dirigindo há muitos anos o setor do Cesmac. Conheço Jorge do tempo da antiga TV Mar, da amizade dele e minha com o falecido Canetinha e que também era um aglutinador de amizades por onde passava. Jorge Moraes é um nome altamente respeitado no esporte e quero vê-lo mais nas TVs e nas emissoras de rádio.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Quando quiser discutir política pense bem em tratar exclusivamente do tema para não misturar alhos com bugalhos e ofender as outras partes.

ALERTAS DO DIA

* Sem provocações, até porque não sou disso e não gosto de dissenções, principalmente as de ordem política e que afetem até as relações familiares, mas vamos e venhamos que um presidente da república se dar ao desprumo de pedir a um seu assessor que falsifique um simples atestado vacinal e o coloque no informativo oficial é demais! Se não quisesse tomar vacina não o fizesse, não viajasse, qualquer coisa, menos entrar nessa de informação falsa a um serviço oficial e seríssimo que trata de saúde. Que me desculpem os a favor, mas não dá para engolir.

* O caso Marielle Franco de repercussão internacional parece estar afunilando para novas evidências e novas situações já que o principal acusado pela morte entrou na delação premiada e, com isto deve revelar quem foi o mandante ou os mandantes. Uma coisa é certa: foi gente alta, gente de poder já que a vereadora estava incomodando. O fato é que, no Brasil as coisas que são enroladas são mais evidenciadas em alguns pontos e se demora muito a tomar atitudes. Delação premiada é uma medida que tem levado a soluções. Vide o que está acontecendo em outros setores.

* Daqui os parabéns para a criação do Marco dos Corais que já está tendo repercussão nacional e internacional e que está concorrendo ao premio Arch Daily Brasil - obra do ano e que foi criado para premiar projetos de arquitetura urbanística em países de língua portuguesa. Hoje, o Marco inaugurado pelo governador Paulo Dantas está sendo visto, aplaudido e comemorado por todos os que lá vão. Mas é bom chamar a atenção para o fato de que é preciso cuidar do local. Certas obras públicas precisam de muita conservação e não é o que vemos em outros locais similares.

* Os aposentados do INSS estão eufóricos porque o presidente Lula antecipou o pagamento do 13o Salário para o entre os meses de maio e junho. A antecipação que seria em setembro provocou uma grita grande e o presidente ouviu lá do Planalto. É importante que isso aconteça porque tem gente que planeja pagamentos, compras, viagens com antecedência e contava com esse dinheiro nos meses previstos. Só não podem é pensar que em dezembro vem mais porque não vem, então não contem com ele para os presentinhos e compras de Natal.

POR AÍ AFORA

# O chefe da diplomacia da União Europeia acusou Israel de usar a fome na Faixa de Gaza como "arma de guerra", e disse que o enclave se transformou em um "cemitério a céu aberto", em um dos posicionamentos mais duros do bloco desde o início do conflito. As declarações foram dadas por Josep Borrell, alto representante da da UE para Política Externa, durante um fórum humanitário nesta segunda-feira (18) em Bruxelas, nas esteira das dezenas de mortes ocorridas recentemente em distribuições de alimentos para civis. (JB online).

# Os sindicatos estatais preparam-se para uma véspera de Páscoa agridoce: sustentam que o Governo se prepara para notificar na próxima terça-feira o desmantelamento de até 30% da planta temporária da administração pública nacional, que abrange um total de 70 mil trabalhadores. Na Casa Rosada, porém, rejeitam que existam “números” sobre possíveis despedimentos, mas reconhecem que cada organização definirá quantos contratos, que expiram no final do mês, serão descontinuados. O presidente Milei disse que faria cortes para valer e está fazendo.

# “Acho que é bastante importante lutar pelos direitos dos estudantes, sobretudo com a crise habitacional, que impossibilita muita gente de continuar cá [em Lisboa] a estudar”. Quem o diz é Diana Vasconcelos, 21 anos, estudante de Gestão. Com parcos recursos financeiros – a mãe é cuidadora de crianças institucionalizadas e o pai trabalha numa empresa de eletricidade – a jovem acumula os estudos com o trabalho, o que lhe permite continuar no Ensino Superior. Mas as notas ressentem-se, bem como a sua saúde física e mental.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399