Edmilson Teixeira

Clima eleitoral

Edmilson Teixeira 08 de março de 2024

Desprezado pelos donatários do MDB alagoano de quem tinha minha relação de amizade, o ex-prefeito de Marechal e que na eleição passada chegou a disputar a Prefeitura de Pão de Açúcar, agora faz parte do time do Partido Liberal, liderado em Alagoas pelo prefeito de Maceió JHC. Trata-se de Cristiano Matheus que não abre mão de sua candidatura a prefeito de Marechal, onde tem amplas chances de retornar ao trono. Carismático e bem popular, Matheus tem como certo, o reforço do apoio do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP).

Outra rasteira


Por falar em rasteira do MDB alagoano, podemos citar como outra vítima, o ex-prefeito de Messias, Jarbas Omena. Jarbinhas, como é conhecido, dominou a Prefeitura de Messias ao longo de cinco mandatos seguidos, revezando com parentes, pois chegou a ser presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, AMA e era tido como aliado número um dos Calheiros.

Consequência


Resultado: hoje Jarbinhas está ligado ao deputado Arthur Lira (PP), esperançoso de vencer o pleito eleitoral de Messias, sobretudo para dar a volta por cima. Detalhe: quem planeja disputar aquela Prefeitura, com apoio também de Arthur Lira, é o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves que tem sinalizado essa pretensão. GG está no segundo mandato em RL, onde vem trabalhando com o nome de Carlos Gonçalves, que é sobrinho da esposa Cristina, atual vice-prefeita.

Assistencialismo


A família Pereira que tradicionalmente em Alagoas se identifica com a política do assistencialismo começa a jogar pesado em Junqueiro, na tentativa de abocanhar mais uma vez à Prefeitura, município que comandou durante cinco mandatos. A bola da vez agora é Joãozinho Pereira, ex-prefeito de Teotônio, ex-deputado e atual comandante da Codevasf em Alagoas. Essa semana, em Junqueiro, JP fez uma visita ao Instituto que leva o nome de seu pai, João José Pereira, dando conta das ações que serão executadas para atender a pobreza da região a partir de agora, ano de eleição.

Quadro político


“Estou ouvindo um chamado de Junqueiro. Temos uma tradição política na cidade e a população não anda muito satisfeita com a atual gestão”, declarou. Primo de Arthur Lira, filiado ao PP, Joãozinho coordena a atuação política da família Pereira na região agreste e este ano a expectativa é disputar a eleição em, pelo menos, três cidades. Em Teotônio, Peu Pereira vai a reeleição, em Campo Alegre Pauline Pereira, que já foi prefeita local, será candidata com o apoio do primo, o atual prefeito, Nicolas Pereira.

Ações pelo interior


Com foco na sanidade dos animais aquáticos de cultivo, técnicos da Adeal participaram de ações de conscientização com criadores dos municípios de Feliz Deserto, São Brás, Igreja Nova, Coruripe, Piaçabuçu e Porto Real do Colégio. Além de tratar questões de prevenção e combate às doenças, a iniciativa, que conta com a parceira do programa estadual de Educação Sanitária da Adeal, busca cadastrar os produtores junto à Agência de Defesa Agropecuária!

Na terra do Jacaré


José Floriano Bento de Melo (MDB), que na cidade sertaneja de Jacaré dos Homens comanda a Prefeitura vem pavimentando caminhos para garantir sua permanência como líder de seu grupo político. Com apoio do governo de Alagoas e bem avaliado nas pesquisas, Floriano está anunciando o nome de Socorrinho Melo para suceder seu trono e Franklin Dantas como vice. “Aqui em Jacaré, quem não mais ressuscita na esfera política local, são os ex-prefeitos: Jaime Silva, atual diretor do Iteral e Marcelo Souto, não deixaram marca de administradores” disse um vereador.

Recado curto em grosso


“Eu recebi em minha casa a nossa pré-candidata a prefeita, Socorrinho, o nosso pré-candidato a vice-prefeito, Franklin Dantas e os nossos pré-candidatos a vereadores para uma reunião muito importante. Montamos o maior grupo político da história do nosso município e o nosso propósito é levar Jacaré dos Homens a seguir em frente. Está chegando mais um tempo de avanços e conquistas para o nosso povo” disse o prefeito Floriano, que fica de fora da disputa este ano, devido dois mandatos seguidos.

Lamentação


“Bom dia Edmilson, recebi com tristeza a notícia da morte do meu colega de sala de aula na Escola Técnica Federal de Alagoas, Mário Buique. Acompanhei de perto os rabiscos para o seu livro “Malditas e Benditas” e depois o “O Brado”. Ele deixa uma lacuna no mundo do jornalismo alagoano”, palavras do nosso leitor, juiz de Direito de Arapiraca, Dr. Rômulo Vasconcelos, sobre o falecimento do ex-companheiro de jornalismo Mário Buique.

Esporte de elite


Fina de semana com Maceió sediando o maior Circuito de Beach Tennis do mundo até este domingo (10), com a realização do Open Maceió é Massa de Beach Tennis – BT 50. O evento, que promete reunir mais de 600 atletas amadores e profissionais em busca de destaque no ranking mundial da modalidade, é organizado pela Confederação Internacional de Tênis em parceria com a Prefeitura de Maceió e a Federação Alagoana de Tênis. As disputas ocorrerão na Arena Açaí Concept, localizada no bairro da Mangabeiras.

Alagoas na jogada


Foi anunciado ontem pelo presidente Lula, que através do novo PAC, Alagoas receberá investimentos para realizar 187 obras, que prometem melhorar o acesso a serviços de saúde, educação, esporte e cultura. Os benefícios alcançarão mais de 2,9 milhões de alagoanos, 95% da população do Estado. Lula da Silva destacou o resultado de 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções, que compreendem os eixos Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva em todo o País. Serão R$ 23 bilhões em investimentos.