Bartpapo com Geraldo Câmara

INIMIZADE SOCIAL

Bartpapo com Geraldo Câmara 23 de fevereiro de 2024

O Papa Francisco foi de uma inteligência e de um vislumbre formidáveis quando lançou a Campanha da Fraternidade deste ano e usou o tema “Fraternidade. Amizade Social”. Onde está a grande sacada papal? Exatamente baseada no mundo de acontecimentos que se fizeram presentes a partir de um determinado momento político, que quero acreditar não ter sido somente do Brasil, mas bastante generalizado fazendo com que as discussões saíssem das meras trocas de opiniões para verdadeiras agressões que extrapolaram a linha política para o tratamento pessoal.

Amigos de muitos anos tornaram-se inimigos apenas por não concordarem com posições puramente políticas ou partidárias, coisas que jamais aconteciam em outros tempos. Famílias criaram dissenções horrorosas colocando parentes bem próximos uns contra os outros por uma simples referência ao lado que lhes eram contrários. Algo inusitado jamais visto na sociedade brasileira e que deixou marcas e mágoas profundas.

Se, no entanto, fosse apenas um episódio que passou mas não foi. Um episódio que se transformou em capítulos, que criou tensões, desamores, até ódios. Algo que, nós família brasileira jamais pudéssemos supor que acontecesse. Não havia separação do joio e do trigo. Havia uma grande mistura e que continua crescendo celeremente porque o tema não acabou. A luta dos que querem continuar brigando não acabou. Os dedos em riste na defesa desta ou daquela ideia ultrapassou a barreira do equilíbrio e entrou no perigoso mundo da falta de bom senso, o que leva a todos para “mares nunca dantes navegados”. E aqui abro um parênteses para dizer que os excessos, os mal feitos, as acusações fundadas ou não, a própria falta de educação e de decoro pessoal acontecia ou acontece ainda com pessoas representantes do dois lados. Tanto faz como tanto fez essa nova fase de tratar política com radicalismo e agressividade e que teve um crescimento generalizado por não haver diálogo. Por não haver paciência, por não saberem ouvir, por não respeitarem-se e sobretudo por não entenderem que o direito de opinião termina quando começa o do outro.

O próprio Papa disse pregar a “amizade social” como fórmula correta para tentar diminuir a força dessa incrível onda que assola o mundo de um modo geral. É preciso que as pessoas escutem-se, exerçam o poder da palavra e do amor com sabedoria. É preciso que temas e pessoas sejam debatidos de várias maneiras, mas sobretudo com habilidade e exatamente para que não sejam provocadas as chamadas ondas de histeria, de radicalismo e de convulsões entre pessoas que sempre se deram bem, mas colocaram entre elas temas que deveriam apenas fazer parte de suas intenções boas, mas nunca de brigas e desavenças.

Longe de colocar aqui os aspectos religiosos, a presença da Santa Sé, respeitando as demais religiões e sabendo também que elas são a favor da paz individual e coletiva tenho no entanto a convicção de que o povo brasileiro é realmente pacífico e que estará se ajudando a não permitir exageros nas emissões de opinião. Opinião é para ser dada com simplicidade e com diálogo. Opinião com violência, seja verbal ou física transcende os muros da civilidade e é exatamente aí que acho o pensamento do Papa ao levar à frente a tese da campanha da fraternidade deste ano. O convívio, o diálogo entre os povos, sejam iguais ou diferentes, mas sempre o velho diálogo. A colocação de ideias, as mais diversas, sem imposição, mas com análises de ambos os lados.

Vamos aproveitar o tema feliz e pensar. Pensar muito. Sem pieguices, sem religião. Simplesmente pensar. E agir, claro. Para que não se criem mais “inimizades sociais”.

FOTONOTAS



TEREZA NELMA– Uma figura fantástica que merece todo o respeito até dos que não são seus seguidores. Tereza sempre mostrou uma enorme dedicação a carreira politica e que vem exercendo com sabedoria, com os pés no chão, seja em cargo eletivo, seja em comissionado como agora. O importante é saber entender a causa pública e ela sempre soube exercendo-a com dignidade. Até na adversidade da doença soube enfrentá-la por diversas vezes com muita coragem. Tereza Nelma é um exemplo a ser seguido por mulheres e homens deste país.



VILMAR PINTO – Cara bom da peia, como dizem os nordestinos de boa cepa. Vilmar é gente. Tive muitas oportunidades de entrevistá-lo quando exercia o cargo de presidente do CRECI AL e com ele levei muita coisa importante para os meus telespectadores. Competentíssimo continua exercendo com maestria a sua função de vida que é a atividade de corretor e continua sendo de uma correção fantástica no meio imobiliário e da construção civil. Por outro lado é de um bom humor fantástico e já rio quando ele chega me chamando de Geo. Um abraço, amigo.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Ninguém influencia ninguém se não conseguir convencer a si próprio com suas ideias e convicções.

ALERTAS DO DIA

* O principal alerta não é do dia. É permanente. As notícias estão por aí falando da expansão da dengue no sul do país o que não quer dizer que estejamos seguros. Temos que começar um trabalho de prevenção muito grande para não permitirmos que o danado do mosquito comece a se alastrar por aqui também. Seguir todas as regras dentro de suas casas é uma delas e exigir da prefeitura que cumpra o dever de casa é outra. Ninguém vence esse tipo de batalha sozinho. Há que haver colaboração e mutirão intensos e contínuos.

* O presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, conselheiro Fernando Toledo, assinou, nesta segunda-feira (19), a adesão ao projeto Comunica, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A assinatura ocorreu durante o evento Diálogos Atricon, realizado em Brasília. Financiada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a iniciativa quer mapear as necessidades das unidades de comunicação dos Tribunais de Contas para, em seguida, promover mentorias online, treinamentos com especialistas e até a entrega de planos de comunicação.

* É fantástica a ilusão das urnas. Candidatos a candidatos que nunca o foram iludem-se com o monte de amigos que afirmam dar seu voto. Mentira deslavada. Toda família já tem um para vereador, uma das eleições mais difíceis que existem exatamente por isto. E todos acham que seu candidato é o melhor e vai ganhar. E todos iludem-se principalmente os aspirantes a primeiro mandato. Até acontecem as surpresas mas em caráter muito especial. E já deveria haver algum respaldo. Na verdade, para não gastar dinheiro atoa é bom ter o pé firme no terreno.

* Muito cedo para se tratar deste assunto mas dizem as boas línguas que o Ministro dos Transportes e Senador Renan Filho já está cotado para ser o candidato a vice-presidente da república na chapa de Lula. Até acredito dada a capacidade do nosso ex-governador e até do seu famoso jogo de cintura. Mas daí a já se começar a falar disso, pode ser uma panela no fogo esperando fritura. Melhor ficar na dele, fazer um baita trabalho nos transportes, principalmente no que toca a ferrovias e aí sim, esperar o cavalo passar selado. Ou melhor, o trem.

POR AÍ AFORA

# E eu até vinha gostando das atitudes diplomáticas e internacionais do presidente Lula. Mas, de repente parece que deu um torcicolo nele, a cabeça virou e começou a dizer besteira em relação a Israel, o que provocou uma reação internacional absurda. Não podia jamais fazer aquela comparação com o Holocausto, um episódio pior do que sangrento e que machucou não só o povo judeu, mas o mundo de um modo geral. A não ser pedir desculpas de cabeça baixa não há nada aser feito para sanar os efeitos da fala infeliz.

# Para alguns pode parecer incomum, mas outros diriam que foi predestinado. Que Exeter, cidade de pouco mais de 130 mil habitantes a mais de 250 quilômetros de Londres, tenha uma universidade que anuncia que abrirá um mestrado em Magia e Ciências Ocultas e toma outra interpretação quando sabemos que este foi o último lugar na Inglaterra onde a sentença foi para uma pessoa por bruxaria há 338 anos. Isto é, se não quiséssemos citar o mais marcante: JK Rowling, autora da saga Harry Potter, estudou naquela universidade.

# A colônia penal onde Alexei Navalny estava encarcerado informou à mãe e ao advogado do dissidente russo que ele foi vítima de "síndrome de morte súbita" e que seu corpo não será entregue até o fim das investigações. A informação foi publicada no Twitter por Ivan Zhdanov, que dirige a fundação anticorrupção do líder de oposição."Quando o advogado e a mãe de Alexei chegaram à colônia penal nesta manhã, foi dito a eles que a causa do falecimento foi síndrome da morte súbita", escreveu o aliado de Navalny. Esse termo é geralmente utilizado para descrever problemas cardíacos que provocam uma parada repentina no coração.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399