Bartpapo com Geraldo Câmara

QUEM É VELHO?

Bartpapo com Geraldo Câmara 09 de fevereiro de 2024

Discussão, tema, realidade, quem é velho neste país? Qual a concepção de velho no mundo em que vivemos, onde ainda não sabemos quem é quem, por onde andam as situações vigentes, em que classificação se colocam as diversas idades de nossa população. Quem aprende? Quem está ensinando? Quem é descartável na ordem das opiniões, dos avanços, da filosofia de vida, da experiência? Sem dúvida alguma este é um tema que precisa ser estudado de maneira muito mais profunda do que o é.

Existem correntes que só enxergam o velho, o idoso, como queiram, através da saúde que ele precisa, através do prejuízo que sua provecta idade por pode dar ao sistema previdenciário, através de um possível pária da sociedade e que já deu o que tinha que dar. Somente os mais privilegiados, aqueles que não estão nas ruas, os que não estão em asilos, os que fazem parte ativa da sociedade, esses ainda têm uma situação melhorada, mas mesmo assim também são olhados como já ultrapassados em suas ideias e pensamentos. A questão é educacional. Os mais jovens já se acostumam gradativamente a ir vendo seus próprios pais como gente que não mais fazem parte de suas ideias. Seus avós, podem até ser tratados com carinho, com amor, mas de um modo geral já fazem parte do grupo que de vez em quando têm histórias pra contar e é só.

Na verdade, os velhos são exatamente aqueles que reúnem o que há de melhor em suas cabeças. Ou não. Mas todos viveram em suas vidas as mínimas experiências e naturalmente as foram somando. Alguns com mais intensidade intelectual, outros com apenas lembranças, mas todos com alguma coisa no recôndito de sua memória para somar e para trazer algum ensinamento. É exatamente essa experiência que só a vida nos dá que é preciso arguir, que é preciso conhecer, que é necessário estimular. Quantas vezes um pobre velho de interior, que nem sabe ler e escrever diz algo tão profundo que mexe com as pessoas. Quantos gostariam, até sem saber, que seu autoconhecimento é de uma riqueza inexplorada mas que pouco chegam até eles?

Os governos precisam dar voz e vez aos velhos, sim. As frentes de trabalho precisam muito das rés de trabalho. Atrás de grandes projetos podem estar grandes cabeças mais velhas, analisando, colaborando, fazendo valer suas experiências, discutindo no bom sentido com os mais jovens, mostrando que ainda são úteis ao país e à sociedade. Aos 85, apenas como citação, não permito que meus neurônios parem de funcionar; trabalhando diariamente, os exercitando permanentemente porque eles são a grande ferramenta do ser humano. Com eles vivemos aprendendo desde a amamentação quando sugamos os seios de nossas mães. Com eles crescemos entendendo o que é a vida, cada qual à sua maneira, cada qual com as possibilidades que lhes deram. E se não pararam ou se não ficaram deficientes em cada estágio é com eles que ainda podemos e devemos continuar a provar que a vida é uma só. Com vários estágios, com muitas facetas, com muita sabedoria, mas é uma só. Tirar partido dela e mostrar ao mundo que se ´pode aproveitar cada ensinamento obtido, cada ideia, cada genialidade, cada tudo de tudo é também a possibilidade de transformar sociologicamente este planeta.

Utópico tudo isto? Pode ser. Mas tente encontrar no âmago de cada velho que você conhece um pouco do que está aqui. E talvez você venha a se encontrar no seu próprio amanhã. Afinal, quem é velho?

FOTONOTAS

DANIEL SALGUEIRO – Daniel Salgueiro é uma figura ímpar que tem servido muito bem à sociedade com sua dedicação e seus serviços sobretudo de tributarista. Expert no assunto, essa época é altamente requisitado porque o imposto de renda está ai batendo em nossas portas e o leão continua sagaz. Este ano, então será já diferente do anterior por conta de aumento do salário mínimo e tudo o mais. Mas o que importa é o descortínio deste profissional cioso em tudo o que faz. Além de ser um cidadão de primeira linha e amigo dos seus amigos.



ROSA TENÓRIO – Uma engenheira. Não só de profissão. Uma engenheira de ideias, de criatividade, de bom humor, de amor pelo que faz por si e pela comunidade. Tem passado por vários cargos de interesse público e tem agido de maneira fabulosa
conquistando espaços e avançando sempre em direção ao futuro das pessoas. Rosa é daquelas pessoas civilizadamente afoitas que estão sempre pensando no que poderão fazer de melhor pela sociedade a que pertencem. E o fazem sempre inquietantemente. Gente!

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Buscar o extraordinário é sair de si próprio, pensar alto, virar o seu mundo de cabeça para baixo e se encontrar no que quer que seja.

ALERTAS DO DIA

* O Tribunal de Contas do Estado inquirido pela Tribuna Independente manifestou-se em relação à nova Lei de Licitações e também em relação à obrigatoriedade que têm os municípios de publicarem diversos dos seus atos, não só nos sites oficiais, mas também em jornais de circulação diária para que tudo fique bem claro para a sociedade. Ela tem que se inteirar dos atos públicos, sejam municipais, estaduais ou federal, não só para que tomem conhecimento, como por exemplo em casos de concursos para que ajudem as autoridades competentes a fiscalizá-los. O TCE AL publicou rigoroso aviso.

* Mais uma vez precisamos lembrar que estamos em pleno carnaval e que todo cuidado é pouco com muita coisa. A principal continua sendo a de não beber e dirigir porque além do perigo causado a si e aos outros ainda ficam sujeitos a altas penalidades. Por outro lado cuidar muito da saúde, não se deixar desidratar e levar sempre consigo as já famosas garrafinhas com água. Uma bela maneira de não ter desculpa. A outra preocupação deverá estar também com o sexo e não praticá-lo sem camisinha.

* A notícia boa é que com o crescimento do turismo, por incrível que pareça nosso carnaval também está crescendo. As prévias já se tornaram uma grande atração igualada a de muitos outros grandes estados da federação. E, agora, sente-se que há um olho voltado para o carnaval propriamente dito com investimentos oficiais e privados demonstrando que o caminho está certo. Jamais podemos esquecer que a atividade turística tem sido um marco para o desenvolvimento econômico de Alagoas.

* E a propósito disso é preciso que se imagine a cadeia produtiva do turismo. Imensa. Ocupada por um sem número de atividades que se entrelaçam e que se desenvolvem umas ligadas às outras. Sejam as de objetivo final como a venda de produtos ao consumidor, sejam as de produção desses produtos. Sem contar os inúmeros serviços que são prestados, desde os mais simples aos mais complexos. Por isso a força econômica que se depreende dessa fabulosa cadeia.

POR AÍ AFORA

# Ao menos 51 pessoas morreram em decorrência dos grandes incêndios florestais que estão devastando as regiões do centro e sul do Chile, anunciou o subsecretário do Interior, Manuel Monsalve. Com a situação, o presidente chileno, Gabriel Boric, sobrevoou as áreas afetadas e decretou estado de emergência na tentativa de reunir "todos os recursos necessários" para conter o fogo. Ele ainda reforçou que o número de vítimas pode aumentar.

# O Reino Unido está em alerta. Nem bem perdeu sua Rainha Elizabeth e se vê às voltas com um câncer, ainda não bem diagnosticado do Rei Charles III. As coisas por lá correm diferente daqui e quando um rei adoece de forma grave existe uma expectativa muito grande de toda a população. Isto sem contar a especulação de quem seria ou será o sucessor de Charles, caso ele venha a faltar. Como o reino anda conturbado com as relações da Família Real, tudo pode acontecer. Até nada.

# O futebol francês deve temer a possível saída de Kylian Mbappé do Paris SG para o Real Madrid? Além do simples caso espinhoso para o clube da capital, que terá de gerir a sucessão do seu craque, a fuga do campeão mundial de 2018 para a Espanha afetará direta ou indiretamente todo o futebol profissional francês. Vincent Chaudel, fundador do Observatório de Negócios Esportivos, decifra, ponto por ponto, as consequências esperadas de uma transferência do atacante de 25 anos.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399