Roberto Baia

Em busca de soluções

Roberto Baia 24 de janeiro de 2024
Em busca de soluções
Presidente da AMA, Hugo Wanderley - Foto: Divulgação

Representantes da empresa Águas do Sertão se reuniram, com o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, com objetivo de reunir empresas e municípios e buscar soluções para a frequente falta de água em cidades do estado.

Muitas reclamações


De acordo com a AMA, existem muitas reclamações por parte da população em relação ao abastecimento de água após as concessões. A Águas do Sertão, por exemplo, atua na área que era operacionalizada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Por conta disso, a entidade realiza um levantamento em conjunto com os prefeitos para ter um diagnóstico amplo da situação atual.

“Os municípios querem ser parceiros, porém não são omissos ao que vem acontecendo", disse Hugo Wanderley.

Títulos de posse


O governador Paulo Dantas entregou na manhã da última segunda-feira, 22, 95 títulos de posse definitiva de terras para agricultores familiares dos assentamentos de São José da Tapera e Pão de Açúcar. A solenidade foi realizada na Faculdade São Vicente (FASVIPA), em Pão de Açúcar.

Pequenos produtores


A ação faz parte do programa Rural Legal, desenvolvido pelo Governo de Alagoas, através do Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iteral), em parceria com o Poder Judiciário e cartórios. Novos documentos também deverão ser entregues a pequenos produtores em mais nove municípios.

Condições legais


"Essa entrega de títulos de propriedades é resultado da política de união de esforços entre do Governo de Alagoas e o Tribunal de Justiça, que busca criar todas as condições legais para que o pequeno agricultor familiar tenha seu título de propriedade, exercendo verdadeiramente a cidadania em sua plenitude e assegurando, inclusive, a capacidade de investimento, através de acesso a créditos, bem como melhorando sua autoestima e aumentando a produtividade”, destacou Paulo.

Esquema fraudulento


Foi presa na última segunda-feira, 23, uma mulher que atuava como correspondente bancária, em Olho d'Água das Flores, Sertão de Alagoas, após ser apontada como responsável por um esquema fraudulento contra clientes, o que resultou no desvio de mais de R$ 200 mil.

Prisão preventiva


De acordo com as primeiras informações divulgadas, a ação que culminou na prisão preventiva foi conduzida pela Polícia Civil em conjunto com a 3ª Companhia Independente da Polícia Militar.

O desfecho da situação se deu na Rua Pedro Sales, onde a acusada tentava fugir a bordo de um Hyundai HB20. No entanto, as forças de segurança agiram com precisão, interceptando-a e conduzindo-a imediatamente à Delegacia Regional de Santana do Ipanema.

Cargo de correspondente


A investigação revelou que a mulher, que ocupava o cargo de correspondente bancária, estava encarregada do pagamento de contas de diversas empresas locais. No entanto, ao longo do tempo, ela passou a desviar os valores destinados aos pagamentos, além de efetuar empréstimos fraudulentos, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 200 mil para comerciantes e cidadãos locais.

Redução da violência


Na última semana, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, divulgou relatório que mostra quedas significativas nos índices de violência na cidade de Arapiraca. O relatório abrange o período desde o início da série histórica, revelando uma queda de 36,8% no número de mortes causadas por violência.

Combate ao tráfico


O relatório mostra também, efetividade das operações de combate ao tráfico de armas e drogas na cidade. Ao longo do ano de 2023, foram apreendidas 124 armas, contribuindo para a desarticulação de grupos criminosos e a redução da circulação de armamentos ilegais.

No que diz respeito ao tráfico de drogas, as forças de segurança alcançaram a apreensão de 406 quilos de entorpecentes na Capital do Agreste.


... A cidade de Arapiraca dispõe de um espaço destinado à entrega dos resíduos de logística reversa, localizada na Rua São João, 423, no bairro Alto do Cruzeiro.

... A Casa Verde, que pertence à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, da Prefeitura de Arapiraca, é um equipamento público totalmente voltado à sustentabilidade e à reciclagem.

... Lá, são recebidos resíduos eletroeletrônicos; óleo vegetal usado; óleo lubrificante; lâmpadas em LED e Vidro, sendo eles armazenados e encaminhados, em seguida, aos destinadores finais para reciclagem e tratamento