Bartpapo com Geraldo Câmara

QUE TAL RENASCER?

Bartpapo com Geraldo Câmara 19 de janeiro de 2024

Não, gente! Não estou fazendo divulgação de nenhuma novela, não. Estou falando de um renascer de verdade. Estou falando na disseminação de um costume que precisa ficar arraigado na consciência de todas as pessoas que desejem ver um mundo melhor para si e para todos. O mundo, este mundo que conhecemos só pode ter nascido realmente das mãos de Deus que, não contente ainda fez essa beleza de Universo que avistamos da nossa Terra e que é só um pedacinho no meio do grande infinito que está nos céus. Então, fomos criados, evoluímos, continuamos evoluindo, mas ao mesmo tempo vamos destruindo esse fantástico trabalho. Com nossas próprias mãos vamos fazendo o nosso pequenino e humilde planeta morrer aos poucos. Não sei se por nosso egoísmo, não sei se por sabermos que nosso período por aqui é muito pequeno e queremos aproveitar ao máximo sem dar a troca, mas o fato é que estamos destruindo vagarosamente o meio ambiente que nos cerca e em paralelo acabando com uma geração ou com futuras gerações.

Renascer? Renascer como? Das cinzas que ficarem por esta terra que está inundando, que está devastando a riqueza das florestas? Renascer sem aprender que é preciso criar uma nova mentalidade e que isso só será possível se o que resta de nós enquanto seres humanos é tentar plantar a semente de uma nova e revolucionária civilização que já nasça entendendo a situação vigente neste mundo de meu Deus? E reparem bem. O mundo que é nosso. De mais ninguém, pelo menos por enquanto. È dele e com ele que vivemos, que criamos nossos filhos, que promovemos o progresso. É dele que tiramos nosso sustento e é a ele que devemos o ar que respiramos.

Então, cabe a nós, somente a nós encararmos o processo de renascimento. Primeiro o nosso próprio, sentindo na pele o poder que temos de nos refazermos em todos os sentidos. Segundo, espalhando a semente do renascimento como se estivéssemos agricultando cada pedacinho do nosso planeta dentro de nossas consciências. Utópico, dirão alguns. Longe de nossa realidade, dirão outros. E ambos estariam com a razão se não começarmos, pelo menos. E começarmos com o lançamento de uma ideia louca e absurda como esta, mas que pode funcionar como um germinar que um dia poderá florestar nas cabeças de muitos. Se já não temos como fazer o trabalho por inteiro, vamos pelo menos plantar na cabeças das crianças e dos mais jovens que nossa missão não se resume mais apenas em nascer, mas sobretudo em renascer. Em fazer com que a educação chegue aos principais rincões do mundo e de maneira modificada ensinando que não estamos aqui para continuar, mas sobretudo para modificar o que já está por aí. E quando se pensar em mudar o mundo é preciso entendê-lo como um todo. Entender sobretudo quem está nele. Como é a sociologia do hoje e como poderá ser a do amanhã. Entender como se pensa em todos os rincões da terra e que tipos de ideias acompanham o crescimento ou decrescimento deste planeta.

No princípio tudo deveria ser profundamente natural. As pessoas, quando passaram a existir devem também ter passado a conviver entre si. O caráter de cada qual deve ter influenciado na criação mínima da sociedade primária e o aproveitamento do que lhe era oferecido de maneira natural e já começando a ser ameaçado por eles próprios. Civilizações mais à frente e as coisas já estavam se modificando de modo significativo e em ritmo crescente. E, então podemos imaginar que também não foi fácil construir e chegar ao mundo de hoje. Reconstruir, refazer pensamentos, tudo isso é uma missão quase impossível, mas minimizar os efeitos do que chamamos progresso e aprender a usar os instrumentos desse avanço de forma ordeira e sem agressão ao mundo natural, isto sim, poderá ser bastante difícil, mas não impossível. Não queremos voltar ao princípio do mundo. Não queremos retroagir em nossos progressos, mas acreditar que podemos avançar, o que será uma dolorosa missão com final feliz, buscando o renascimento da convivência entre todos os seres humanos e o nosso querido planeta Terra. Pensemos nisso com e pelas novas gerações.

FOTONOTAS


 ÁLVARO MENEZES – Falou em saneamento básico, em estrutura para tal fim, em estudos avançados do assunto falou Álvaro Menezes. O homem que já esteve à frente da Casal e que tem uma vasta experiência no assunto tem se dedicado a ele a nível nacional e se projetado como uma das maiores autoridades no assunto. Seus escritos são lidos e comentados por todos os que se interessam por este importante tema que precisa ser cuidado diligentemente para que não aconteçam problemas como o das recentes enchentes no Brasil. Álvaro é o cara e sabe de tudo.


JORGE MORAES – Pense num cidadão ímpar, não só no seu mister que é o esporte como na educação e na comunicação. Senhor de uma imensa sabedoria esportiva, sobretudo como analista e comentarista, Jorge colocou seu nome entre os grandes do esporte por aqui e o estendeu para a querida CESMAC onde desempenha a muitos anos o papel de diretor de comunicação. Com maestria, sabedoria e simpatia consegue exercer as duas funções e alcançar excelentes índices de satisfação por onde passe. Além do mais, Jorge é meu amigo, tá?

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Cuidado com as curvas do caminho. Na vida elas podem ser fatais.

ALERTAS DO DIA

* Recebi uma interessante informação sobre o como retardar ou até afastar as hipóteses de se ter Alzheimer e outras doenças de nível cerebral. A receita está na língua. Disse a nota: todo dia pela manhã poste-se diante do espelho, estire a língua o máximo que puder e passe a fazer movimentos com ela para a direita e para a esquerda. Procure fazer tais movimentos pausadamente mas com absoluta segurança e verificará que dias após a sua memória estará melhor, seus movimentos também e o sono será bem mais tranquilo e eficiente. Se é verdade eu não sei. Mas não custa nada.

* O exame do ENEM, cujo resultado foi divulgado esta semana é de uma enorme importância neste país que precisa de bons profissionais para que consiga seu desenvolvimento em níveis cada vez mais eficazes. Sem educação não vamos a lugar nenhum, mas é preciso também que se cuide da base educacional porque chegar aos cursos superiores sem melhores embasamentos também é um grande problema. Essa questão deve ser a grande dor de cabeça, no bom sentido, de qualquer governo que tenha a consciência da sua importância.

* O programa vitorioso da Globo – gosta quem quer – BBB, tem mostrado alguns aspectos sociais que precisam ser enfrentados pela sociedade brasileira que deve tentar definir rumos de comportamento também. Um desses aspectos é a análise que tem sido feita por participantes, por exemplo, das condições de corpo de uma participante que por sinal é sumamente conhecida. Não me parece que este tipo de comentário leve a que os comentaristas de plantão subam em seus pontos e cheguem à final. O que se comenta deve ser revisto também.

* Os meses de janeiro e fevereiro são tipicamente meses de férias escolares, de carnaval, acabam sendo de férias também para os adultos, enfim, meses onde a produtividade cai para alguns setores e sobe fantasticamente para outros. É preciso que a economia seja estimulada cada vez mais e que, sobretudo aqui em Alagoas, a cadeia produtiva do turismo tenha a importância que lhe é devida. Estímulos que partam do governo do Estado e de prefeituras são de suma importância para que a engrenagem fique totalmente azeitada e produtiva.

POR AÍ AFORA

# Um míssil atingiu esta terça-feira um cargueiro grego ao largo da costa do Iémen, um dia depois de um ataque semelhante a um navio norte-americano reivindicado pelos rebeldes xiitas iemenitas Huthis, informou uma empresa de segurança britânica privada. A informação foi lançada pela empresa de segurança britânica Ambrey e confirmada pelos serviços de operações de comércio marítimo do Reino Unido (UKTMO), que comunicaram um "incidente" a 100 milhas náuticas da localidade de Salif, no Iémen, sem dar mais pormenores.

# A “cobra vai fumar” como se dizia na época da II Guerra Mundial mas é em outro tipo de guerra e que já está acontecendo com as primeiras batalhas nos Estados Unidos. Trump entrou nessa de querer ser presidente de novo e já venceu a primeira em Iowa, o estado onde começam as primárias para a escolha do candidato de seu partido. Isso não quer dizer que vai ganhar a guerra, mas deu um passo grande para ser o indicado do partido. No entanto, com os processos que existem contra ele em andamento pode ser que a “cobra” realmente fume pelos lados de lá.

# O grande problema, ou melhor o maior ainda, nesta guerra de Israel com Gaza é o perigo de extensão dela por todo o Mar Mediterrâneo com inclusão de todos os países Árabes e ninguém está de brincadeira. Por enquanto as coisas estão limitadas a ameaças, um ou outro míssil sendo lançado por todos os lados e aí realmente é que a coisa pega porque não se sabe até que ponto são ameaças com fins de proveito da própria guerra ou se estão já na verdade dos fatos. Na realidade são todos muito agressivos e poderosos. Portanto, toda a cautela ainda será pouca.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, 45.1 e OOPS 10. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399