Roberto Baia

Lessa em Arapiraca

Roberto Baia 06 de janeiro de 2024
Lessa em Arapiraca
Prefeito Luciano Barbosa recebe a visita do governador Ronaldo Lessa - Foto: Carlos Magno

Na manhã de sexta-feira, 5, o prefeito Luciano Barbosa, recebeu a visita do governador em exercício Ronaldo Lessa para uma agenda de compromissos em Arapiraca. O primeiro encontro ocorreu na sede da Vice-Governadoria do Agreste, no bairro Jardim Tropical, onde também funciona em anexo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Na oportunidade, o gestor arapiraquense disse que o governador Ronaldo Lessa é sempre bem-vindo à cidade de Arapiraca. “É um prazer enorme receber, mais uma vez, o chefe do Executivo Estadual. Arapiraca está sendo olhada com atenção”.

Participaram da reunião


A comitiva também reuniu o secretário de Infraestrutura, Roany Izidoro; secretário de Esportes, Josenildo Souza; secretários-executivos de Gabinete, Josivan Vital, Vytor Ferro; os vereadores Vicente do Remédio, Givaldo Bicudo, Edvânio do Cangandu; o presidente do diretório municipal do PDT, Eli Mário Magalhães; o presidente de honra do MDB de Arapiraca, José de Macêdo; ex-vereador Moisés Machado, e empresários locais.

Reinauguração do prédio


O prédio da Vice-Governadoria do Agreste está passando por completa reforma e modernização. Durante a visita, Ronaldo Lessa revelou que a pretensão do governador Paulo Dantas é reinaugurar o prédio no próximo mês de fevereiro.

“A visão do governador Paulo Dantas é estar cada vez mais presente em Arapiraca, no Agreste e no Sertão. A Vice-Governadoria é mais um ponto de interlocução do governo com a sociedade”, afirmou Lessa, adiantando que em breve serão retomadas as obras de construção do Hospital Metropolitano do Agreste.

Casos de meningite


Em entrevista na manhã de ontem, o Superintendente de Vigilância em Saúde de Arapiraca, enfermeiro Evandro Melo, que também coordena o CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) no município, falou sobre o óbito por meningite de uma criança de 1 ano e 3 meses, ocorrida na madrugada do última segunda-feira, 1, terceira morte registrada por c em Arapiraca desde agosto de 2023.

Situação vacinal


A criança, segundo o boletim, apresentava situação vacinal atualizada para a idade. De acordo com o superintendente, isso pode ocorrer devido à variedade de tipos de bactérias transmissoras da doença.

"Isso pode ser sim possível, isso porque existem mais de 90 sorotipos de pneumococo. A vacina que temos hoje protege contra os 10 sorotipos mais prevalentes. O nosso trabalho de Vigilância está em, junto à Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde, identificar qual sorotipo envolvido no óbito da criança."

Medidas de prevenção


O enfermeiro afirmou que esse exame já foi solicitado ao Ministério da Saúde e outras medidas estão sendo tomadas no município após a confirmação do diagnóstico do óbito causado por meningite, o terceiro em Arapiraca num período de cinco meses.

Perícia criminal

Uma perícia criminal realizada no Laboratório de Química e Toxicologia Forense do Instituto de Criminalística de Alagoas foi determinante para esclarecer um caso estarrecedor. O exame toxicológico confirmou que uma adolescente matou a própria mãe por envenenamento no município de Arapiraca.

Elucidação do caso

O laudo expedido pelo Laboratório Forense permitiu a conclusão do inquérito conduzido pela Delegacia de Homicídios de Arapiraca, a solicitação da apreensão da menor e a prisão do companheiro dela, um homem de 50 anos. O delegado Everton Gonçalves, titular da DHA, reforça a importância do papel desempenhado pela Polícia Científica na elucidação do caso.

Investigação


As investigações começaram após a vítima Valdiclea da Silva Ferreira, de 39 anos, morrer com sintomas de envenenamento no Hospital Metropolitano em Maceió. Ela teria passado mal na noite do dia 28 de julho de 2022, após se alimentar em um jantar preparado por sua filha. O caso aconteceu no povoado Lagoa Cavada, zona rural de Arapiraca, mas devido à gravidade do estado de saúde de Valdiclea, ela foi transferida para a unidade hospitalar na capital.

Hospital
de Emergência

O Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, registrou um aumento de 16,5% em atendimentos no ano de 2023. Foram atendidas 65.694 pacientes, considerando um aumento em comparação ao ano de 2022, que registrou 56.347 pessoas.

Acolhimento aos pacientes

Segundo a diretora-geral, Bárbara Albuquerque, a unidade está sempre ampliando os serviços, com o apoio da secretaria de Estado da Saúde, para oferecer mais e melhores condições de acolhimento aos pacientes e diferentes setores. “Nos últimos anos implantamos a Unidade AVC (Acidente Vascular Cerebral) Dá Sinais, com serviços de implantação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral, Serviço Vascular Clínico, Ambulatório de Feridas e de Hemorragia Digestiva Alta, além de implantação e reforço na Ala Lilás”, disse a diretora.


... O 3° Batalhão de Polícia Militar, responsável por Arapiraca e outras cinco cidades do Agreste de Alagoas, divulgou os números de 2023 na sexta-feira, 5.

... Foi destaque a quantidade de drogas apreendidas pela unidade, com 726,7kg tirados de circulação durante o ano.

... O batalhão também realizou 61 termos circunstanciados de ocorrência, apreendeu 141 armas, recuperou 200 veículos e prendeu 660 pessoas.