Bartpapo com Geraldo Câmara

VANDALISMO CULTURAL

Bartpapo com Geraldo Câmara 05 de janeiro de 2024

Não dá para entender, não dá para aceitar que existam vandalismos por todos os lugares deste mundo. Queo falar daqui, de nosso lugar e não consigo deixar de pensar que tanta gente odienta e ignorante existe por aí afora e que não respeita absolutamente nada quando se trata de destruir prédios, ruas, casas, e, pasmem, obras de arte. Nós, no Brasil cansamos de ver pela televisão essa quantidade absurda de pessoas que não têm o menor respeito pela personalidade dos outros e são capazes de fazer verdadeiras aberrações com obras de arte como aconteceu, por exemplo no fatídico dia 8 de janeiro com a invasão dos Três Poderes. Uma invasão que não defendia nada, que não possuía um objetivo sério porque sérias não são invasões não programadas e muito menos aquelas que não possuem objetivos caracterizados, mas simplesmente espalhar ódio e destruição.

O descrito acima é apenas um ato terrível e que serve só de referência porque se tornou história, mas existem os absoluta e totalmente gratuitos que, sem dúvida começam com a má educação, com a má formação e que atravessa tempos acontecendo. As inquietas crianças a quem não são ensinados os modos e o respeito com o que não lhes pertence e até com o que lhes pertence como bem público e saem por aí a pisar em gramas, a quebrar galhos de árvores, enfim as que se acostumam vagarosamente ao ato do quebrar por quebrar, do quebrar para se divertir. Há alguns anos atrás, lembro-me bem que, em determinada manhã os alagoanos acordam vendo no famoso e na época recém inaugurado “Memorial à República” a estátua do Marechal Deodoro sem um braço e obviamente sem a espada que empunhava. Demoraram-se meses para que fosse restaurada. Um absurdo incrível que mostra o vandalismo e falta de civilidade de que tanto falamos em nossos artigos.

O último ato aconteceu exatamente agora no carnaval sem limites promovido pela Prefeitura de Maceió em um ponto que deveria ser preservado até pela beleza histórica que nele está se firmando. Falo do Marco dos Corais e falo de uma dessas destruições que não cabem na cabeça de ninguém. Honrado deveria ficar o serviço público por contar naquele lugar com uma fantástica obra, moderna, criativa, diferente e que é da autoria de um dos nossos maiores artistas plásticos reconhecido internacionalmente e que tem mostrado sua aplaudidíssima arte nos rincões mais importantes brasileiros e extra Brasil. Trata-se de Reinaldo Lessa que com muito gosto, com muita inspiração, quase magia, para aquele lugar criou aquela obra. Após as comemorações de fim de ano, repito, em lugar errado verificou-se que a obra estava todas arranhada, quebrada em alguns lugares, vilipendiada por loucos que com uma cerveja na cabeça transformam-se em seres brutais e em nome de uma comemoração passam a condição de destruidores de bens públicos e o que é pior, de obras de arte como aquela tão inspiradoramente concebida por Reinaldo.

Não estou aqui fazendo apenas defesas personalísticas, apesar de justas. Mas brigando em nome da cultura deste estado de Alagoas que merece sempre um melhor tratamento e uma maior preservação. Muito fácil encher a boca e falar de cultura. Mas fazer cultura acontecer aí sim é que são elas. Mostrar que se cuida do patrimônio público é fazer cultura. Os prédios que um dia serão história, os monumentos que são história desde a sua criação tudo isto faz de um povo o merecimento cultural ou não. Que aconteçam os eventos, claro! Eles fazem parte da cultura, Mas que não sejam eles os instrumentos para as ações vândalas de quem não sabe exatamente o que é cultura. A eles, o poder do estado de reprimir, mas também a inteligência de saber fazer com que os lugares sejam escolhidos para cada fim e não misturar alhos com bugalhos e depois amargar o prejuízo, como o de agora. E aí fica a pergunta: Quem vai pagar pelo vandalismo cultural?

FOTONOTAS


REINALDO LESSA – Exatamente o citado acima em meu artigo. Uma homenagem lque lhe faço pelos anos de dedicação à cultura deste estado com obras incríveis retratando de tudo um pouco e mostrando como o trabalho de um artista pode influenciar sempre na cultura de uma povo. Reinaldo é dessas pessoas que nos parecem tímidas mas de um vigor incrível, principalmente quando se trata de realizar a sua arte. Ele próprio fica embevecido quando termina um trabalho e automerecidamente porque sempre se trata de um trabalho único e de extremo bom gosto. Meu abraço fraternno, Reinaldo.


DIDHA LIRA– E parece que na coluna de hoje preferenciei gente boa dessa terra ligada às artes. Caso óbvio do nosso querido Didha, uma figura para lá de incrível, tanto no encanto que sua voz nos traz como nos seus quadros, nas suas obras que envolvem arte com seu espírito fantasticamente nobre. Diariamente, lá no Tribunal de Contas, vou à sala de um grande amigo e tomo um cafezinho olhando um quadro lindamente produzido pelo nosso Didha. E é ointeressante como ele, o quadro, me faz bem e como talvez me traga recordações de algo que ainda não descobri. São essas coisas que didha Lira faz com a gente.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Às vezes me sinto bem, outras vezes me sinto mal. Experimente tirar a média e encontrar a enorme sensação do bem viver..

ALERTAS DO DIA

* O ano começou, gente! A cada ano que passa sinto a responsabilidade de estar mais velho e, portanto com mais obrigações perante a família, perante o meu trabalho, diante de toda uma sociedade para não permitir que me olhem como o “velho”, mas como alguém que vem acumulando experiências e as distribuindo através de programas de televisão, de colunas de jornais, de livros escritos. O que nós que já estamos com idade avançada devemos é não permitir que os neurônios parem de trabalhar ou que as mazelas da idade nos impeçam de estarmos presentes na maior parte do tempo. Isto é viver porque morrer, sei lá!

* Para quem não sabe chegou aí nos seus receptores de televisão, mais uma emissora aberta que é a TV Elo uma emissora da famosa TV Asa Branca de Caruaru. Ela iniciou o primeiro dia de transmissão gerando magem da TV Futura, que pertence ao grupo da Rede Globo de Televisão. Se vai continuar assim, se vai mudar para outra, sem tem outros planos, não tenho a menor ideia. Sei que se trata de um grupo sério do vizinho estado de Pernambuco, que tem os pés no chão e entende profundamente do riscado. No mais é sintonizar. Canal 28.1 Digital.

* Impressionante como os celulares funcionam mal quando se quer fazer uma ligação pelo zap, que é sem dúvida a mais prática, mais rápica. No entanto, nessa época parece que todos estão ligados pelos seus donos e donas com a mesma intenção. Pra falar a verdade nem sei do que estou reclamando porque deveria me lembrar de que uma ligação entre Rio e São Paulo na década de 50 ou 60 demorava às vezes até três dias para ser completada. Então, só podemos aplaudir o avanço tecnológico que permitiu que as comunicações evoluíssem demais da conta.

* Precisamos sempre analisar essa questão de doença com muito cuidado, sobretudo na escolha dos médicos ou médicas e principalmente quando se tratar de alguma doença diferenciada. Hoje, as pessoas estão com a mania de por qualquer coisinha consultar o famoso Dr. Google e esquecem que a inteligência artificial ou não pode errar e muito. Nada como consultar o seu médico de confiança ou por ele indicado para que tudo chegue ao ponto desejado da cura. Pode até ver as opiniões diversas, sim. Mas, no final das contas, o médico “tête a tête” é quem vai estar com a razão.

POR AÍ AFORA

# Um terremoto de magnitude 7,6 e um segundo grande sismo de magnitude 6,2 que atingiram o Japão deixaram ao menos cinquenta mortos e causando a evacuação de mais de 51 mil pessoas. Contando com os dois maiores terremotos, uma série de 21 sismos de magnitude 4 ou superior foi registrada em pouco mais de 90 minutos. Os tremores foram registrados na província de Ishikawa, ao longo da costa do Mar do Japão, e as mortes foram causadas pelos desabamentos de casas na cidade de Wajima. No país, a ameaça de tsunami foi considerada “em grande parte dissipada”.

# A Lua se destaca como protagonista do espaço em 2024, com três missões programadas para janeiro, duas das quais privadas, e a corrida contra o tempo da Nasa para lançar a missão Artemis II em novembro, destinada a levar a primeira mulher à órbita lunar. Na Lua, mas não apenas lá, em 2024, as empresas privadas se preparam para fazer sua presença ser cada vez mais significativa. Para a Lua, janeiro se apresenta como um mês intenso, com uma série de missões planejando alcançar a superfície lunar e conquistando novos recordes.

# Primeira fala de Anceotti sobre o convite da CBF: "A realidade é o que todo mundo sabe e o Real Madrid também, que eu tive contato com o presidente [da CBF] naquele período, que era o Ednaldo Rodrigues. Quero agradecer a ele pelo carinho e pelo interesse para que eu treinasse a seleção brasileira, isso me fez muito orgulhoso e honrado. Aconteceu que o Ednaldo não é mais presidente da confederação. No fim das contas, as coisas foram como eu queria, que era continuar aqui", revelou Ancelotti, durante coletiva de imprensa.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399