Roberto Baia
Tentativa de homicídio
Na noite da última segunda-feira, 25, feriado de Natal, o ex-prefeito de Maribondo, Lepoldo Pedrosa, foi vítima de um atentado, em um posto de combustível do município. O crime deixou um homem ferido no joelho.
De acordo com a polícia, o homem baleado não tinha nenhuma relação com a ação criminosa, ele teria apenas parado no local para calibrar o pneu da motocicleta, momento em que os criminosos chegaram atirando, ele tentou correr, mas caiu ferido próximo a loja de conveniência.
Saiu ileso
Ainda de acordo com a polícia, a ação aconteceu no momento em que o ex-gestor também calibrava os pneus do carro, mas ele conseguiu se esquivar das balas, pulou uma mureta, ao lado da bomba de ar, e saiu ileso do atentado.
Os criminosos fugiram em um veículo Ford Fiesta, de cor prata. Posteriormente, os militares encontraram o veículo em chamas, próximo ao antigo lixão de Maribondo, às margens da BR 316.
Eleições 2024
Com as eleições municipais se aproximando, os prefeitos já estão se preparando para disputar uma vaga nas prefeituras municipais. Alguns buscam eleger aliados e outros tentam disputar a reeleição, porém há cinco gestores que poderiam ser reeleitos, mas que provavelmente não irão disputar reeleição.
Segundo mandato
De acordo com estimativas da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), 102 municípios de Alagoas, 44 prefeitos não podem disputar a reeleição no próximo ano. Além disso, entre os gestores que irão disputar um segundo mandato, o índice de reeleição tende a ser acima de 80%.
“Na próxima eleição, acredito que podemos chegar a um percentual de reeleição na casa dos 80% a 90%, isso porque os atuais gestores estão bem avaliados e com muitas ações”, apontou o presidente da AMA, Hugo Wanderley.
Possíveis desistência
Ainda de acordo com o presidente da AMA, dentre os 58 gestores que estão aptos para disputar a reeleição, cinco possivelmente não entram diretamente na disputa. “Vamos ter alguns casos em que possivelmente o prefeito pode abdicar da disputa”, explicou.
As cidades que os gestores podem desistir da reeleição são: Barra de São Miguel, Campo Grande, Campo Alegre, Ibateguara e São José da Laje.
Aumento de casos
Desde a última terça-feira, 19, os casos positivos de Covid-19 subiram 50% em Arapiraca. 63 novos casos foram dados como positivo e, com outros testes após o Natal, esse número deve aumentar.
Segundo informa o enfermeiro João Victor Farias, do Complexo Multiprofissional de Saúde Rogério Auto Teófilo, houve um aumento na procura por testes, além de pacientes que chegam à emergência com sintomas da doença.
Orientação
O enfermeiro orienta que qualquer pessoa que estiver sentindo os sintomas de Covid-19 procurar uma unidade de saúde e fazer a testagem.
João Victor ainda contou que, por conta do feriado de Natal, houve uma diminuição na procura por testes nos últimos três dias. Porém, com o fim do feriado, os casos devem voltar a subir.
Avanços em Arapiraca
A Prefeitura de Arapiraca registrou em 2023 um número recorde de investimentos em políticas públicas, sobretudo nos bairros mais afastados do centro da cidade, e para 2024 as perspectivas são animadoras, após a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) pela Câmara Municipal. Neste ano de 2023, a gestão do prefeito Luciano Barbosa deu continuidade à série de obras iniciadas em janeiro de 2021, com a construção, reforma e modernização de escolas, creches, unidades de saúde, centros de convívio social e a pavimentação de dezenas de ruas nos bairros e povoados.
Prioridades da gestão
A área de Educação, considerada uma das prioridades da gestão do prefeito Luciano Barbosa, passou por completa revolução, com a entrega de 12 unidades de ensino e centros de educação infantil (creches). Em março deste ano foram entregues as escolas/creches Maria Luiza Santana (Nilo Coelho), Germino Pedro (Cangandu), a Escola Municipal de Campo (Batingas) e Escola/Fundação João XXIII (Baixa Grande).
Ampliou e modernizou
E nos meses seguintes, a gestão municipal ampliou e modernizou a rede municipal de ensino com a Creche João Lúcio da Silva (Planalto), Escola Carlos Alberto de Melo (Santa Edwiges), Escola Pedro Suruagy (Brasília), Escola Enéas Benedito (Cangangu), Escola Marieta Rodrigues (Baixa da Onça) Escola Pedro Arestides (Alazão) e Escola de Educação Inclusiva Ana Rita de Cássia (Centro).
... No último fim de semana, a magia natalina iluminou o Bosque das Arapiracas com a segunda edição do “Natal para toda família”.
... O evento, realizado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio das Secretarias de Educação e Cultura, Lazer e Juventude atraiu famílias e proporcionou uma noite mágica para adultos e crianças.
... As apresentações foram diversas, desde o desfile com carros alegóricos até apresentações musicais e de grupos culturais. Para isso, foram montadas duas estruturas em pontos estratégicos do Bosque, um palco artístico no início e um palanque para os desfiles nas proximidades da fonte.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.