Roberto Baia

Feira Grande

Roberto Baia 22 de dezembro de 2023
Feira Grande
Semana mamãe Bebê de Feira Grande - Foto: Assessoria

Na última quarta-feira, 20, durante a 6º Semana do Bebê de Feira Grande, projeto que entrega de enxoval, berço e carinho de bebê para as gestantes, o prefeito Flávio do Chico da Granja anunciou a implantação do Programa "Cartão Nascer Aqui Me Faz Feliz". O cartão é uma bolsa mensal, que será paga às mães de bebês a partir de 2024.

Bolsa mensal


De acordo com o gestor, as mamães já passam a receber o valor de R$ 150,00 no primeiro dia de nascimento do bebê até os três anos de idade. Flavio informou, ainda, que pretende implementar o Programa no início de 2024.

Enviado para aprovação


O Projeto do Programa "Cartão Nascer Aqui Me Faz Feliz" será enviado para a Câmara de Vereadores de Feira Grande, onde deverá ser avaliado e aprovado. "Tenho certeza que os vereadores irão aprovar esse Projeto, para que esse benefício seja entregue às mamães de Feira Grande", disse o prefeito.

Desistiu das eleições


Durante as celebrações do Natal Luz de Igreja Nova, o Secretário Municipal de Agricultura, Wanderley Dantas, decidiu deixar a pré-campanha a vereador nas eleições do ano que vem. O político aparece numa posição de destaque na última pesquisa realizada na cidade e nos povoados, ficando em segundo colocado em números gerais. De acordo com Wanderley, o motivo de sua desistência é de cunho pessoal.

Com a desistência do secretário, a base política de outros que disputarão uma das cadeiras do legislativo e dos vereadores que buscarão garantir a sua permanência na casa de leis fica mais fortalecida. Mesmo não estando mais na corrida eleitoral, Wanderley é peça fundamental no xadrez político de Igreja Nova.

Sem visibilidade


O Ministério Público do Estado de Alagoas, através da 2ª Promotoria de Justiça de Palmeira dos Índios, emitiu uma recomendação contundente ao prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cesar. Conforme o documento, enviado ao prefeito, o promotor Ricardo Libório recomendou que Portal da Transparência do município cumprisse seu propósito essencial: dar visibilidade às contas públicas, até o dia 5 de janeiro.

Acessibilidade e transparência


O MP especifica, ainda, uma série de medidas que o governo municipal deve adotar para garantir maior acessibilidade e transparência. Entre elas, está a atualização constante do sítio oficial da Prefeitura com informações detalhadas sobre balancetes, contratos, licitações, e outros dados relevantes. O MPAL enfatiza a importância de garantir a acessibilidade dessas informações, inclusive para pessoas com deficiência, e estabelece um prazo de 30 dias para a implementação das medidas recomendadas.

Falta de transparência


A origem da ação do MPE é uma denúncia de cinco vereadores da oposição em Palmeira dos Índios. Eles acusam que falta de transparência na gestão do prefeito. Porém, após a denúncia, quatro vereadores - Ronaldo Raimundo Jr., César Tenório, Sérgio Passarinho e Edinho do Leite - mudaram de lado e agora fazem parte do grupo de Júlio Cezar na Câmara. Toninho Garrote, é o único vereador a manter sua postura independente.

Violência em Arapiraca


Na noite da última quarta-feira, 20, um homem identificado como Marcos foi assassinado a tiros, durante um assalto a uma lanchonete localizada na esquina das ruas Marcelino Magalhães e Delmiro Gouveia, em frente ao Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, na área central de Arapiraca.

Empresário morto


A vítima era o dono do estabelecimento comercial, que estava em funcionamento no momento do crime. De acordo com o relatório do 3º Batalhão de Polícia Militar, o crime foi classificado como homicídio e não como latrocínio - roubo seguido de morte -, hipótese levantada por testemunhas no local.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionada, mas infelizmente a vítima já estava em óbito.

... A Rede Integrada de Apoio à Vida, composta por diversas instituições, incluindo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca, uniu esforços para promover a segurança no trânsito, especialmente no Trevo da Igrejinha, localizado na AL 220.

... A iniciativa, denominada “Pela Paz no Trânsito,” é respaldada pelo Ministério Público e visa sensibilizar condutores sobre o cumprimento das leis de trânsito.

... Participaram da ação, na manhã da última quarta-feira, 20, SMTT Arapiraca, Ministério Público, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Detran, Operação Lei Seca, Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Arapiraca (Seduma), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Hospital de Emergência do Agreste (HEA) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).