Bartpapo com Geraldo Câmara

SOCIEDADE EMPODERADA

Bartpapo com Geraldo Câmara 22 de dezembro de 2023

“O uso de empoderar é indicado no sentido de conceder poder seja para si próprio ou para outras pessoas”. Daí o que muito está se usando para definir uma mulher empoderada, uma mulher que tomou para si o poder e decidiu uma independência por todos os modos buscando uma importante mudança de vida. No entanto, o termo que se aplica a qualquer ser humano precisa ser bem entendido para que não hajam confusões e para que não se aplique a qualquer tipo de independência que se busque, seja em termos pessoais, seja em termos coletivos.

A busca pelo empoderamento é uma busca incessante e que, aplicada a todas as ações da vida precisa ser devidamente catalogada, expressada com as devidas normas para que não seja confundida com autoritarismo, com ditatoriais sentenças, com autoafirmação e outros efeitos ligados a uma busca e a uma aplicação mal feitas.

Se o que temos colocado, o que as pessoas têm colocado em relação, por exemplo ao empoderamento feminino tem sido correto, nem sempre pode servir de exemplo para atitudes coletivas que indiquem um falso empoderamento, por exemplo da sociedade que precisa buscar essas atitudes no bom senso, nos aspectos políticos peculiares ao que busca. A entrada no tema é proposital na medida em que as reformas sociais precisam encontrar fórmulas capazes de modificações do “status” social de uma população sem que essa mesma população seja levada a atos discriminatórios e até mesmo violentos. Uma sociedade empoderada não é a que sai às ruas com propósitos agressivos para conseguir os seus intentos, mas a que procura na inteligência, nas lideranças, nos temas e propostas os melhores caminhos para atingir os seus objetivos com inteligência e com paz e não através de guerras.

A grande meta de uma sociedade é ser ouvida, é ser respeitada é ter o poder da recusa, da aceitação, da discussão. O grande propósito é ver em seus governantes a sua própria voz ou ir encontrando essa voz a medida em que as discussões férteis e produtivas avançam. E à medida também em que a educação faz parte da formação dessa mesma sociedade que com ela irá expandindo a sua voz, as suas metas, os seus passos em direção a uma unificação inteligente, de ideias, de propósitos de produtividade mental.

O empoderamento social que se propõe não é a unanimidade burra e centralizadora, mas o centralismo de forças de pensamento, antagônicos mesmo, para gerar discussões positivas e produtivas no seio de uma sociedade que ficará em pleno exercício do seu direito, do seu poder de fazer parte dos seus destinos e de ajudar constantemente a construí-los. O transbordamento de ideias, o direito adquirido dentro de uma sociedade justa e equalitária de levar a frente toda e qualquer uma delas é democraticamente correto e ajuda a fortalecer todo e qualquer regime, seja ele qual for. O que se busca encontra bases mais profundas na educação, na necessidade de se começar desde cedo a educar uma geração que, no futuro já será parte integrante de um empoderamento natural e não forçado. Jamais confundir empoderamento com extrema independência, com excesso de poder até porque é preciso que se entenda que em uma sociedade chamada de justa a dependência a ideias, a palavras, a ensinamentos é o suporte para se atingir os objetivos colimados. Ouvir, saber ouvir é uma grande arte. Daí a necessidade na construção de um eterno ouvir, de uma troca constante de ideias, de uma formação absoluta no sentido de, em todos os sentidos dessas gerações que estão a chegar ou já chegaram para que absorvam o conteúdo de mensagens que levem à sinceridade e aos propósitos na construção de uma sociedade real.

Que saibamos, portanto conhecer o verdadeiro sentido dessa palavra que se aplica perfeitamente aos desejos de todos nós. Tenhamos, sim, uma sociedade verdadeira e inequivocadamente empoderada.

FOTONOTAS


CLAUDEMIRO AVELINO – Grande figura de um grande juiz, amante da sua Penedo e de tudo o que faz na sua profissão que vai além muito além do trabalho tipicamente jurídico. Apaixonado por museologia, Claudemiro é o curador do Memorial do Tribunal de Justiça onde coloca toda a sua sapiência com grandes pitadas de amor por aquela obra que deve ser visitada por gregos e troianos. Junte-se a figura humana, simpática, fazendo amigos por onde passa e por onde pode mostrar sabedoria com grandes rasgos de simplicidade. Muito bom!


ARTHUR DUARTE PINTO–Não estranhem a foto com três. No centro, o jovem Arthur Duarte que não contente em ser formado em direito partiu para o ramo de medicina e no último sábado foi sacramentado com a formatura. Jovem estudioso, sagaz e muito aplicado só vem dando o melhor de si para gáudio de seus pais que o rodeiam nesta foto. Meus amigos Cristina e Leonardo Jr exultantes pela trajetória e pela vitória do filho mais moço. Um prazer e um orgulho que também são manifestados por seus amigos como Vanessa e eu. Parabéns a todos.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Cortar a educação de um povo é como cortar a própria carne e dá-la aos cães.

ALERTAS DO DIA

* Há alguns dias noticiei em uma de minhas colunas a ideia brilhante do Conselheiro Otávio Lessa de se matar dois coelhos de uma só cajadada. Uma desassoreando a Lagoa Mundaú, uma absoluta necessidade e a outra casada com esta, a de utilização da areia saída desse desassoreamento para o tamponamento das minas da Braskem com um enorme ganho financeiro e social. Agora surge o fato de que essa areia está saindo clandestinamente de uma praia perto do Francês e vendido à Braskem por duas empresas que a retiram. Ora bolas! Ninguem respeita mais nada por aqui?

* Quem puder assista amanhã, sábado, na Band às 9 da manhã o programa “Bartpapo com Geraldo Câmara” que, dentre outros ótimos convidados traz a presença do vice-governador Ronaldo Lessa que, como sempre deu show na entrevista. Uma análise lúcida do governo, seu posicionamento como vice e que próximo às eleições de governador será o governador efetivo por nove meses e tantas outras coisas que ele diz e faz com tanta propriedade. Ronaldo é respeitadíssimo por seu currículo, por sua larga experiência como gestor e como legislador e sempre é muito bem aceito por onde passa. Quem quiser também já pode assistir pelo Youtube no “canal Bartpapo”.

* É hoje, gente! Principalmente para os torcedores do Fluminense que estarão sintonizados na TV para assistirem ao final do Campeonato Mundial de Clubes quando o clube carioca vai enfrentar o Manchester City. O Fluminense que não foi tão bem no Brasileirão, no entanto ganhou a Libertadores e está com todo o gás para a conquista deste título. É exatamente hoje, às 14:35h que começa a grande contenda. Sou Fluminense de nascimento porque nasci exatamente em frente ao clube, em uma Maternidade que existe até hoje no conhecido bairro das Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro. Tinha ou não tinha que ser Flu?

* É Natal, amigos e amigas. Uma época que pede amor, felicidade e sobretudo solidariedade. Uma época que pede paz e que nos eleva espiritualmente para as comemorações do nascimento do Cristo há 2024 anos atrás. Precisamos nos dar as mãos, buscar soluções para a vida moderna, trocar amor e evitar as dissenções e as guerras. O mundo vem se desequilibrando emocionalmente e as sociedades também. É preciso pregar a volta do equilíbrio, a paz como forma de diálogo e a busca incessante por este diálogo. Entre os homens e mulheres e entre as nações. Feliz Natal!

POR AÍ AFORA

# O governo da Itália comunicou que apoiará uma resolução na Organização das Nações Unidas (ONU) pedindo um novo cessar-fogo entre Israel e o grupo fundamentalista islâmico Hamas para permitir a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza. Proposto pelos Emirados Árabes Unidos, o texto a ser votado pelo Conselho de Segurança, mas ainda é negociado com os Estados Unidos, membros permanentes do órgão e cujo presidente, Joe Biden, alega que uma trégua neste momento poderia favorecer o Hamas.

# Com direito a festa de aniversário, o papa Francisco completou no último domingo (17) 87 anos de idade e recebeu diversas homenagens ao longo do dia. O líder da Igreja Católica, que viu seu pontificado completar uma década, teve um 2023 bastante agitado. Ao mesmo tempo que participou de um sínodo e fez cinco viagens, o religioso precisou superar alguns problemas de saúde. Antes do Angelus, o religioso participou da tradicional festa de aniversário organizada na Sala Paulo VI pelo Dispensário Santa Marta. Mais de 200 famílias acolheram o Papa em um clima de muita alegria.

# A Igreja Católica, através do Patriarcado Latino de Jerusalém, condenou o que classificou de "conflito sem sentido" depois de duas mulheres terem sido mortas por atiradores israelitas, apelando ao fim da guerra entre Israel e o Hamas. De acordo com o Patriarcado um soldado israelita teria matado duas mulheres cristãs que se refugiaram num complexo religioso na Faixa de Gaza no sábado. Anteriormente, este organismo já havia dito que um "atirador" das Forças de Defesa de Israel havia disparado contra elas, quando caminhavam para um convento no complexo da Paróquia da Sagrada Família.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, 45.1 e OOPS 10. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399