Roberto Baia
Cobrança de valorização
Os professores da rede municipal de Campo Grande, município do agreste alagoano, vem nos últimos anos buscando que o prefeito Téo Higino cumpra a Lei que determina o Piso Nacional da Educação (PNE). De acordo com o Sindicato dos trabalhadores da educação (Sinteal), a defasagem faz com que o piso salarial pago aos educadores seja o menor do Agreste em Alagoas.
Piso salarial
Segundo o presidente do Núcleo Regional Sinteal/Arapiraca, Carlos Jorge, para seguir a lei nacional e também o Plano de Cargos e Carreiras do município, o professor de magistério (ensino médio), em início de carreira e trabalhando 25 horas semanais deveria receber R$ 2.762,55, contudo paga apenas R$ 1.295,27.
Reajuste de 20%,
Em abril, o município sancionou a Lei 002/2023, que deu um reajuste de 20%, sendo 15% a partir de abril e os 5%. Mesmo com o reajuste, o município segue com defasagem. “Depois de muitos anos sem reajuste nenhum em Campo Grande, de salários atrasados em 2021, em 2023 conseguimos um reajuste de 20%, 15% na data base e 5% em novembro, o problema é que a defasagem é superior a 100%, nos últimos anos, é um descaso total”, criticou o presidente regional.
Dantas em Palmeira
O governador Paulo Dantas esteve ontem, na cidade de Palmeira dos Índios, para solenidade de inauguração da sede própria do Ministério Público de Alagoas (MPE/AL) de Palmeira dos Índios. Além do governador, também esteve na inauguração, o prefeito Júlio Cezar, o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto e outras autoridades.
Terreno doado
O imóvel, fica situado na Avenida Governador Muniz Falcão, no bairro Juca Sampaio e seu terreno foi doado pela prefeitura de Palmeira dos Índios em 2017, após ser desmembrada de uma outra que pertencia ao Loteamento Lagoa, também, de propriedade do município.
Homenagem
O prédio do MPE/AL recebe o nome do procurador de Justiça Luiz Medeiros, falecido em 2020. Conta com a estrutura necessária para o funcionamento das seis Promotorias de Justiça que os municípios de Palmeira dos Índios e Estrela de Alagoas. Tem uma sala para cada membro e assessor, auditório, ampla recepção e um bloco para os profissionais de serviços gerais.
Destaque nacional
O município de Arapiraca recebeu o selo de destaque nacional do Projeto Educa concedido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) por causa dos trabalhos desenvolvidos nas escolas em 2023. O selo foi entregue para a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e para a Secretaria Municipal de Educação, que são responsáveis pela coordenação do EDUCA junto às instituições escolares, em parceria com o Detran/AL.
Ações educativas
Arapiraca foi o primeiro município de Alagoas a receber o programa que contempla 19 escolas municipais tanto na zona urbana quanto na rural.
“Arapiraca tem sido muito importante para o engajamento das escolas e sucesso do projeto com a integração de esforços entre a SMTT Arapiraca, a Secretaria Municipal de Educação e o Detran de Alagoas, com o grande objetivo de formar crianças e adolescentes para que percebam a importância do seu papel no trânsito, adquiram conhecimento e habilidades que lhes proporcionem consciência sobre os riscos e multipliquem este conhecimento para sua família”, explicou Edira Soares, coordenadora Nacional Pedagógica do EDUCA.
irregularidades fiscais
A Polícia Militar de Alagoas flagrou ilícitos em ocorrências registradas na capital e no Agreste. As ações resultaram na prisão de um homem e no flagrante de irregularidades fiscais em apoio à Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Mandado de prisão
Em Arapiraca, uma guarnição do 3° Batalhão de Polícia Militar estava em patrulhamento pelo Parque Ceci Cunha, quando avistou um homem em atitude suspeita tentando fugir dos policiais. Ele foi abordado e, após consulta no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, foi encontrado um mandado de prisão em aberto. O suspeito de 28 anos foi conduzido para a Central de Polícia e ficou sob custódia da Polícia Civil.
... Na manhã de ontem, um idoso, de 65 anos, foi preso suspeito de crime de estupro de vulnerável. O crime ocorreu contra uma menina de 11, na cidade ade de Anadia.
... De acordo com informações, a vítima foi abordada pelo homem na rua, quando ela estava passando na frente da casa dele, no Centro da cidade. Ele ofereceu dinheiro para que ela fosse até a casa dele, e ao chegar lá, a violentou através da prática de conjunção carnal.
... Conforme o delegado, a vítima retornou para casa com a roupa rasgada e ferida, e relatou o ocorrido aos familiares. "Após estar foragido, o agressor foi capturado e agora enfrentará as consequências legais de seus atos", disse o delegado Igor Diego.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.