Roberto Baia

Redução de acidentes

Roberto Baia 08 de dezembro de 2023

O promotor de Justiça Rogério Paranhos apresentou um projeto na reunião da 4ª Promotoria de Justiça, na sede do Ministério Público em Arapiraca, para que o órgão ajude na redução do número de acidentes de trânsito na região. A Rede Integrada de Apoio à Vida foi criada para realizar ações integradas a outros órgãos.

Paz no trânsito


A proposta é um meio de garantir um trânsito tranquilo, de acordo com o promotor. “A ideia é paz no trânsito. Uma rede pela paz. A gente precisa acabar com as mortes no trânsito, evitando acidentes, evitando que pessoas fiquem com sequelas para o resto da vida. Por isso é fundamental esta rede com tantas instituições comprometidas com os trabalhos. Quem pegar o carro e ingerir bebida alcoólica vai ser punido, tem que ser punido. A gente está pedindo, inclusive, a suspensão da habilitação de todos os condutores que são flagrados em estado de embriaguez ao volante e pedimos também a apreensão do veículo. A ideia de paz junto com a ideia de legalidade é para a pessoa entender também que a lei, as normas de trânsito, elas são feitas para salvar vidas. Estamos muito motivados”, afirmou

Ações educativas


A princípio, a Rede realizará atividades educativas e de fiscalização neste período de festas de final de ano para evitar acidentes e, posteriormente, com ações ao longo de 2024. O projeto conta com a participação do Ministério Público, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca, Detran/AL, Batalhão de Polícia Rodoviário, Hospital de Emergência do Agreste (HEA), Operação Lei Seca e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Campo Alegre


Na última quarta-feira, 6, durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Campo Alegre, dois vereadores foram impedidos de se pronunciar na tribuna. De acordo com G Correia (PP), isso aconteceu porque estão tentando inibir a oposição.

“A presidente da Câmara e os outros vereadores da bancada do prefeito estão tentando inibir a gente, eles nunca enfrentaram uma oposição como essa que estamos fazendo. Isso está incomodando”, disse o vereador.

Pautas esquecidas


Ainda de acordo com o parlamentar, a oposição tem atuado em pautas que estão sendo esquecidas pela a gestão como o piso dos agentes de endemias que segundo ele “ está desatualizado, já teve até manifestação há uns 20 dias”, o pagamento dos precatórios do FUNDEF, “que deveria ser repassado 60% para os professores, mas a prefeitura não destravou e não pagou”, e um tratamento mais digno para os servidores públicos. “Eu tenho solicitado o combate à perseguição com servidores públicos”, contou.

Está insatisfeito


O vereador afirmou ainda que a suspensão foi justificada com os acontecimentos da sessão anterior, no dia 29 de novembro. Segundo ele, a presidente da casa, Jeane Nascimento (PP), teria dito que eles tumultuaram a sessão anterior e por isso suspendeu o direito de fala. Mesmo com a justificativa, o parlamentar disse ter ficado insatisfeito e procurou o Ministério Público para denunciar o ocorrido.

CPI da Braskem


Na última quarta-feira, 6, o deputado federal Daniel Barbosa (PP/AL), assinou um requerimento para que seja aberta uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara com o objetivo de investigar a responsabilização da Braskem pelos danos socioambientais devastadores causados em cinco bairros de Maceió por causa da exploração de sal-gema.

Riscos de colapso


O parlamentar arapiraquense, manifestou seu compromisso na defesa dos direitos dos milhares de famílias que precisaram deixar seus imóveis devido aos riscos de colapso.

"Assinei o requerimento para abrir, aqui na Câmara, a CPI sobre o desastre em Maceió. A responsabilidade da Braskem no afundamento do solo em 5 bairros da capital precisa ser investigada. As vítimas merecem justiça e reparação, enquanto os responsáveis devem ser punidos, civil e criminalmente", afirmou o parlamentar em seu recente pronunciamento.

Afundamento do solo


A CPI proposta visa investigar minuciosamente as ações e omissões da Braskem que culminaram no afundamento do solo em bairros de Maceió. A repercussão desse evento tem gerado consternação e mobilização tanto a nível local quanto nacional, com a sociedade, sobretudo as vítimas, clamando por transparência, justiça e medidas corretivas.

Operação em Palmeira


Uma ação policial realizada na manhã de quinta-feira, 7, resultou na prisão de um jovem, de 26 anos, acusado de diversos crimes na cidade de Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas.
A operação integrada teve a participação de policiais civis da 5ª Delegacia Regional de Polícia (5ª DRP) e militares do 10º Batalhão da Polícia Militar (10º BPM).

Acusado de homicídio

Entre os crimes praticados pelo acusado, está uma tentativa de homicídio, ocorrida este ano, naquela cidade. No momento da prisão, ele estava em sua residência no Centro.
A ação foi coordenada pelos delegados Alexandre Leite (diretor de Polícia Judiciária da Região 3), Rosivaldo Vilar (Regional de Palmeira dos Índios) e pelo coronel Anaximandro, comandante do 10º BPM.


... Na última quarta-feira, 6, durante a sessão realizada, os vereadores de Palmeira dos Índios fizeram a primeira leitura para a aprovação do Projeto de Lei nº CM 053/2023, que prevê um aumento de 80% em seus salários.


... Caso aprovado, no ano de 2025 o salário dos parlamentares passaria de R$ 5.000,00 para R$ 9.000,00.


... Com o aumento salarial já surgem as críticas dos moradores daquela cidade. Muitos comentam que o pedido dos parlamentares é uma afronta, pois os mesmos estariam votando em prol dos seus próprios benefícios ao invés de atuarem de forma substancial em áreas essenciais