Roberto Baia
Exploração irresponsável
Em mais um artigo semanal, o deputado federal Daniel Barbosa escreveu sobre o cenário de insegurança desencadeado pela exploração irresponsável da empresa Braskem em Maceió. O artigo, intitulado “Crônica de um desastre anunciado”, contextualiza a atuação da empresa em Alagoas até os dias atuais, onde uma das minas localizadas no bairro do Mutange ameaça colapsar.
Desastre urbano
O texto destaca o maior desastre urbano já registrado no Brasil e no mundo, relatando a negligência da empresa na extração de sal-gema, resultando em tremores de terra, rachaduras em imóveis e o afundamento de cinco bairros, deixando-os desabitados.
Tormentos individuais
Para Daniel Barbosa, é urgente que vidas sejam preservadas e que as ações para indenizar as famílias afetadas ganhem celeridade, além de que os envolvidos nessa tragédia sejam responsabilizados civil e criminalmente.
“Não há dinheiro que pague esse sofrimento e, por isso mesmo, as indenizações devem considerar as angústias e os tormentos individuais e coletivos, além dos prejuízos materiais. O momento exige união da classe política em defesa do meio ambiente e de quem sofreu e sofre as consequências da ambição desmedida pela riqueza extraída do subsolo da área urbana da capital alagoana”, escreveu o parlamentar.
“Cultura na Praça”
Desde 2011, o projeto “Cultura na Praça” alegra as manhãs de segunda-feira dos arapiraquenses, levando o tradicional forró pé de serra ao centro de Arapiraca. Agora, a iniciativa do eterno Mestre Afrísio Acácio se tornou patrimônio imaterial de Alagoas, titulação concedida através da Lei 96/2023, no último dia 30 de novembro.
Valorização e tradição
A Lei é de autoria do vereador e ex-secretário municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington de Magalhães. Desde a sua idealização, o projeto contou com o apoio da prefeitura de Arapiraca e do prefeito Luciano Barbosa, que incentivou a inserção do evento que valoriza a tradição regional no calendário cultural de Arapiraca.
Legado do mestre
Para a secretária municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Marília Albuquerque, o Cultura na Praça representa a manutenção da cultura local e uma celebração ao legado do mestre. “Afrísio foi um verdadeiro expoente do forró pé de serra em Arapiraca e diversas cidades da região. O projeto é, também, uma forma de manter viva toda a sua história e contribuição para a arte, música e poesia. Temos que sempre lembrar quem foram os grandes nomes da Cultura e tudo o que eles nos deixaram”, disse ela.
Protesto em Arapiraca
Na manhã de ontem, um grupo de alunos realizaram um protesto em frente a uma autoescola localizada no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca. Mais de 90 alunos que buscavam tirar a carteira de habilitação afirmam que foram lesados pela autoescola.
Não cumpriu
De acordo com a advogada de família e do consumidor Maiane Alves, os alunos assinaram um contrato e deveriam estar com a carteira de habilitação em mãos em até seis meses, mas a promessa não foi cumprida.
Diversas irregularidades
O Procon Arapiraca recebeu diversas denúncias dos alunos fazendo com que o órgão fiscalizador tomasse medidas enérgicas contra o estabelecimento. As acusações incluem diversas irregularidades e práticas que prejudicam os alunos, levando o Procon a encaminhar o caso para o Ministério Público Estadual.
O coordenador-executivo do órgão, João Pedro, relatou que diversas autuações já foram aplicadas à autoescola em questão, mas o estabelecimento encontra-se fechado há vários dias, impossibilitando a resolução direta das reclamações.
... Profissionais de saúde do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, intensificam esforços para conscientizar a população sobre os perigos associados ao consumo excessivo de álcool durante eventos festivos no período de fim de ano.
... O alerta acontece porque com a temporada de celebrações é comum observar um aumento na ingestão de bebidas alcoólicas e, diante da imprudência de beber e dirigir, há elevação significativa do risco de acidentes de trânsito.
... Por isso, os especialistas enfatizam a importância de redobrar a atenção ao sair de eventos, festas e confraternizações, alertando para os perigos da combinação de álcool e direção.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.