Bartpapo com Geraldo Câmara

DEUS DEVE ESTAR TRISTE

Bartpapo com Geraldo Câmara 01 de dezembro de 2023

Afinal, Ele criou o mundo para que nele estivéssemos todos irmãos. Mas, infelizmente não estamos. E não estamos falando apenas das guerras, de pessoas se matando por causas às vezes absolutamente absurdas. O mundo desde que foi criado sempre apresentou o digladiar como se tivesse sido este o seu plano. Mas não foi. História, estória, lenda ou verdade, não importa. O que vale é o exemplo e aí Caim matou Abel, Eva traiu Adão e tudo começou. Será que os traidores do Senhor realmente o fizeram e deixaram este trágico exemplo para que seguíssemos e nos vangloriássemos dos mal feitos ao invés de atos bons e absolutamente humanos? Acho que a insubordinação sempre fez parte do ser humano e a formação de cada qual foi transformando uma civilização que não pode ser condizente com o que seria o desejável.

As guerras que hoje abalam regiões, as desolam, deixam mortos e feridos por todos os cantos não podem e não deveriam ser normais, mas lamentavelmente o são. A história sempre foi construída com muita guerra e não me queiram dizer que algumas foram justas porque jamais me convencerei de que matar inocentes, crianças, pais e mães de família, fazem parte de uma necessidade ou de uma atividade normal. Agora mesmo estamos vendo duas guerras em ebulição onde o respeito pelo ser humano é absolutamente desprezível. Onde as posses de territórios valem mais do que as vidas que os ocupam.

As guerras boas teriam que vir, por exemplo, da ciência. Uma ciência que estudasse as melhores formas de encontrar as curas para as doenças mais importantes, mas que muitas vezes é impedida de, em suas pesquisas encontrar apoio aos resultados porque eles seriam capazes de inutilizar grande parte de uma indústria farmacêutica que, acho sinceramente, não quer ver a cura radical de ninguém. Isto é absolutamente irracional, estúpido, desumano na sua essência. Mas será que tudo foi criado para que também houvesse controle de natalidade, de mortalidade antes que o planeta não mais suportasse tanta gente junta? Será que o projeto divino previa isso? Não acredito.

Todos falamos, eternamente falamos que a educação é a palava chave, mas ela é sempre cercada de males, de bactérias que a infectam e que parecem não permitir que todos tenham esse direito. Alguém uma vez disse que o analfabetismo, principalmente no nordeste era um elemento político da mais alta qualidade porque analfabeto era encabestrado e que a seca na mesma região era altamente improvável de ser vencida porque também interessava a grupelhos políticos que dela tiravam vantagem.

Ora, some-se a tudo isto a total indiferença pelo ser humano, quando assassinos estão à solta matando quem querem para roubar besteiras e quando maridos sem sentido cometem o chamado feminicídio, uma barbaridade com um ser que sempre foi decantado em verso e prosa como deliciosamente frágil. E o que dizer do estupro de vulneráveis, de crianças mesmo, sofrendo este mal, às vezes por membros da própria família? Afora, os crimes mais vulgares, mas que denigrem a sociedade como um todo, a exemplo dos fantásticos roubos advindos de autoridades que, ao invés de protegerem o que é o do povo o malversam.

Enfim, amigos, se for relatar todos os males que existem no planeta terra não conseguiremos fazê-lo tão cedo. Tenho a certeza absoluta de que se Deus existe e eu creio que sim, ele realmente deve estar bastante impactado e até de acordo com a historinha que se conta quando alguém disse a Deus: Meu Deus, que planeta lindo é este que fizestes para nós? E Deus respondeu:”Em compensação olha o povinho que eu coloquei aí”. Deus deve realmente estar muito triste.

FOTONOTAS

JOÃO MARCELO CÂMARA – Um pai volta e meia pode se dar ao direito de se tornar vaidoso por um filho. Foi o que aconteceu publicamente na última segunda-feira, 27 de novembro quando fui agraciado com a Comenda Edécio Lopes, mas apesar de muito honrado que estava não pude

comparecer ao ato de entrega. Mas me fiz representar pelo meu filho de quem sempre me orgulho de suas posições. A ele, João Marcelo, não faltaram elogios pela representação de que o imbuí levando respeito à solenidade e deixando claro sua responsabilidade por me representar em ato tão significativo proposto votado e aprovado pelo vereador Valmir Gomes por Maceió. Obrigado, meu filho. Deus o abençoe.



 OTÁVIO LESSA – Lá esteve ele, mais uma vez, agora no III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas em Fortaleza, mostrando sua garra, sua sempre aguerrida vontade e amor pela causa, continuando a batalhar como vice-presidente do Tribunal de Contas de Alagoas ao lado do não menos lutador, o presidente Fernando Toledo que, diga-se de passagem sempre o prestigiou também formando uma dupla imbatível para o desenvolvimento dos trabalhos daquela instituição. Na próxima edição mostraremos as atividades de Fernando que, quando fechei esta edição ainda não havia chegado ao Congresso, por atividades múltiplas.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

A palmada não doía. Corrigia. Saudades das palmadas que levei um dia.

ALERTAS DO DIA

* O III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas apresentou uma estatística fabulosa com quatro dias de apresentações, indo de 28 de novembro até hoje, 01 de dezembro e apresentando 57 atividades, as mais diversas, 102 palestrantes de níveis altíssimos e a presença de 1.500 participantes. A par disso há de se julgar altamente positiva a organização do evento sob a batuta competente da Atricon em um trabalho exaustivo, mas de grande repercussão pela riqueza de detalhes e a maneira como durante todo este ano prepararam um evento fantasticamente profissional. Palmas para seu presidente, César Miola e equipe e Priscilla também com grande assessoria.

* Vou me permitir “puxar a brasa para nossa sardinha” já que a nossa TV Cidadã, do nosso Tribunal de Contas de Alagoas foi consagrada como a emissora oficial do evento e realizou um trabalho exaustivo, mas excelente com toda uma cobertura, entrevistas de primeira linha e um avanço na realização rápida das edições que imediatamente entravam no ar, O trabalho de Valtenor Leôncio, Bárbara Tenório e Fábio Novaes foi absolutamente esmerado e os telespectadores podem conferir com as várias e novas edições do Jornal Atricon.

* Nesta sexta-feira, pela manhã o Congresso estará sendo encerrado com duas magníficas e providenciais palestras. Uma com o Ministro José Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal e outra do Ministro Gilmar Mendes também do STF. Ambos devem ter se saído muito bem e deixo para contar detalhes na próxima edição desta coluna, não o fazendo hoje porque quando as palestras aconteciam a coluna já estava escrita para publicação. Mas tenho certeza de que se constituíram em chave de ouro para este que foi o maior congresso de todos os tempos.

* Há que se notar a fanática evolução da cidade de Fortaleza, capital evoluída do Ceará. A útima vez que aqui estive foi há 17 anos atrás em um evento de turismo promovido pelo então governador Ronaldo Lessa. O crescimento da cidade é visível, o litoral impressionantemente remodelado, prático e bonito com uma competência urbanística maravilhosa. Na verdade só perde para a nossa Ponta Verde, principalmente nesta época natalina porque a decoração alusiva à época não tem comparação com a nossa. Parabéns aos cearenses, altamente acolhedores.

POR AÍ AFORA

# Quarta etapa vencida quando encerramos a construção desta coluna, quando as partes envolvidas na guerra de Israel e o Hamas mantiveram o cessar fogo temporário para que, de um lado e de outro fossem libertados prisioneiros e reféns. É preciso que isto aconteça mesmo porque a carnificina é grande e não deve ser o que se deseja. Mataram aleatoriamente e pessoas inocentes têm sido sacrificadas a troco de uma causa absolutamente discutível. Esperamos que se estenda ainda mais essa trégua e que entendimentos outros levem ao fim da estúpida guerra..

# O papa Francisco confirmou e viajou até Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para participar da COP28. Esta foi a primeira vez que um líder da Igreja Católica está em uma conferência da ONU sobre as mudanças climáticas desde seu início, em 1995, em Berlim."Além da guerra, nosso mundo está ameaçado por outro grande perigo, o climático, que põe em risco a vida na terra, especialmente as gerações futuras. E isso é contrário ao plano de Deus, que criou tudo para a vida", disse o religioso no Angelus, através de videoconferência da capela da Casa Santa Marta, em um apelo lido em seu nome pelo monsenhor Paulo Braida.

De olho nas exigências de transição energética no planeta, o Brasil espera exercer um papel de protagonismo na COP28, cúpula climática da ONU que acontece entre 30 de novembro e 12 de dezembro, em Dubai. Em Riad, na Arábia Saudita, antes de seguir para os Emirados Árabes Unidos, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira disse que o governo brasileiro vai aproveitar a ocasião para promover as "grandes potencialidades" do país em fontes renováveis."Nós estamos indo para a COP para protagonizar a transição energética justa e inclusiva e queremos defender que ela seja obrigatória,

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399