Roberto Baia
Ações socioesportivas
Na última terça-feira, 28, o secretário de esporte de Arapiraca, Josenildo Souza, recebeu a coordenadora-executiva do Viver Melhor, Ana Valéria Peixoto, para firmar parceria para levar ações socioesportivas às comunidades assistidas pelo programa no município.
Ao secretário de Esporte, Ana Valéria Peixoto apresentou os resultados de um diagnóstico das modalidades esportivas que adolescentes e jovens têm interesse em praticar nas sete comunidades assistidas pelo programa. O Viver Melhor também será realizado na comunidade Residencial Agreste.
Parceria importante
De acordo com Josenildo Souza, a parceria irá fortalecer políticas públicas com práticas esportivas, socializando ainda mais as famílias das comunidades arapiraquenses.
“Será uma parceria importante porque o Viver Melhor já está presente em sete comunidades e vamos dar suporte para que possamos realizar campeonatos comunitários com apoio da prefeitura, valorizando novos talentos e aumentando a integração social entre os participantes”, afirmou Josenildo Souza.
Recurso negado
A defesa do réu Karlo Bruno Pereira Tavares, apontado como autor material do assassinato e ocultação de cadáver da estudante Roberta Costa Dias, em Penedo, ingressou na justiça com um recurso de sentido estrito, pedindo despronúncia do réu, mas acabou tendo o recurso negado pela justiça.
Vai a júri
Um recurso de sentido estrito, dentro do Código do Processo Penal, tem por objetivo impugnar decisões interlocutórias proferidas no desenrolar do processo. A despronúncia do réu significa a tentativa de reverter a decisão que reconheceu indícios de autoria do crime por parte do acusado, indícios esses que culminaram com a decisão pelo julgamento no Tribunal do Júri.
Prova viciada
De acordo com o site AquiAcontece, em síntese, a defesa alegou que não há indicativo mínimo de autoria e que "toda a acusação está baseada em prova viciada, inconclusiva e produzida por pessoas interessadas em se livrar da presente acusação".
Em sua decisão, o juiz Nelson Fernando de Medeiros Martins declarou que as circunstâncias dos fatos, sobretudo as que antecederam o desaparecimento da vítima, a partir das provas obtidas na instrução criminal e dos elementos do inquérito, constituem indícios suficientes de autoria.
Projeto de Lei
A deputada Ângela Garrote protocolou, no último dia 21, um Projeto de Lei que determina que as empresas organizadoras de eventos artísticos públicos e privados com público superior a mil pessoas, disponibilizem água potável gratuitamente para o público.
Acesso do público
O projeto da deputada é para evitar que aconteça o mesmo que a jovem Ana Clara Benevides, de 23 anos, que morreu durante o primeiro show de Taylor Swift no Brasil, no dia 17 deste mês.
Alternativamente, as empresas devem permitir o acesso do público ao evento portando garrafas ou similares, contendo água para consumo, em recipientes cujos materiais garantam a segurança do público presente.
Lei Paulo Gustavo
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, realizou um trabalho inovador e intensivo para inscrever os mestres da Cultura Popular na Lei Paulo Gustavo. As inscrições para os editais ocorreram de forma on-line, entre os dias 17 e 26 de novembro, e a pasta se dedicou para que o processo fosse democrático e contemplasse os grandes mestres da cidade.
Inscrições online
O cuidado especial dos servidores municipais se deu porque as inscrições aconteceram exclusivamente de forma on-line, e, em razão disso, muitos fazedores de cultura arapiraquenses já na terceira idade, com décadas de trabalho pela cultura regional, poderiam ter dificuldade em realizar as inscrições e utilizar a ferramenta tecnológica. Por isso, servidores municipais lotados na Secretaria foram ao encontro desses mestres, na casa de cada um deles.
Auxílio dos servidores
Ao todo, 11 mestres foram inscritos com o auxílio dos servidores municipais. Eles vão concorrer ao prêmio de mestres da Cultura popular no edital da Lei Paulo Gustavo em Arapiraca. Nomes como Mestre Elias, mestre Cecílio, mestre Miguel Vieira, mestra Fátima e mestra Laurinete foram alguns dos visitados pelos servidores José Wilson, Janu Leite, Rejane Barros e do produtor cultural Mário Daniel Gomes.
... Com o objetivo de diagnosticar danos ambientais na Bacia do Rio São Francisco e adotar medidas preventivas, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), estão integrando a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), operação coordenada pelo Ministério Público de Alagoas (MPE/AL), Ministério Público Federal (MPF) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), além do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
... A ações da FPI tiveram início no último domingo (26) e possuem previsão de atuação até o dia 9 de dezembro. Ao todo, as fiscalizações contemplam 7 municípios alagoanos: Canapi, Dois Riachos, Maravilha, Olivença, Ouro Branco, Poço das Trincheiras e Santana do Ipanema.
... A operação conta com 15 equipes de campo, além de 170 agentes e 55 veículos, com planejamento para 150 inspeções. Neste ano, a FPI espera encontrar avanços nos municípios do sertão alagoano que compõem o Velho Chico, para que reforcem o compromisso socioambiental da população.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.