Roberto Baia

Paulão em Arapiraca

Roberto Baia 18 de novembro de 2023
Paulão em Arapiraca
Luciano Barbosa e Paulão lançaram o SIM no Centro Administrativo - Foto: Luciano Amorim / 7 Segundos

O prefeito Luciano Barbosa (MDB) recebeu no centro administrativo de Arapiraca na manhã de sexta-feira, 17, o deputado federal Paulão (PT), para a entrega de uma série de ações em benefício da cidade.
Na oportunidade, o gestor arapiraquense e o parlamentar anunciaram, em conjunto, a entrega do espaço de convivência Sabores do Poção, um área que servirá para comercialização de produtos do campo, bem como apoio aos motoristas e passageiros em trânsito para a capital alagoana.
No ato, Paulão disponibilizou também 50 kits de irrigação para os agricultores da região do Poção, adquiridos através de emenda parlamentar de sua autoria.

Selo de inspeção

Participaram da reunião autoridades da área de agricultura. Também estiveram presentes para o lançamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Arapiraca, o que irá padronizar conforme as normas nacionais a produção animal na cidade, propiciando aos pecuaristas a venda de seus produtos a outros municípios e estados. Para avalizar o Selo, esteve presente o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária em Alagoas, Jorge Marques, além do secretário de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, Genivaldo Oliveira.

Sem apoio

O prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, afirmou que os pré-candidatos citados em uma pesquisa de intenção de votos divulgada na quinta-feira, 16, não tem o apoio da sua gestão e, que em breve apresentará o nome para a sua sucessão.
“Eu não tenho nenhum compromisso com estes nomes que estão aí nas ruas. Na hora certa, no momento certo, irei apresentar o candidato do governo. Agora, o nosso compromisso é com o trabalho”, contou.

Possíveis pré-candidatos

De acordo com a pesquisa Ibrape, a enfermeira Mosabelle Ribeiro, esposa do ex-prefeito James Ribeiro, aparece com 34 %, já o médico Márcio Henrique, atual vice-prefeito, conta com 32%. Os vereadores Cristiano Ramos, Pedrinho Gaia e Sheila Duarte foram citados na pesquisa, além da professora Luíza Júlia, tia do prefeito Júlio Cezar, como possíveis pré-candidatos.

Visita importante

O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas participou de uma visita na última terça-feira, 14, às instalações da Mineradora Vale Verde, em Craíbas, a 150 quilômetros de Maceió. A inspeção foi promovida pela Justiça Federal em Arapiraca e faz parte de uma ação movida pela Defensoria Pública da União (DPU) que busca avaliar os possíveis impactos das operações da mineradora na população local ao longo dos últimos dois anos.

Desmonte de rochas

O objetivo da visita foi compreender o processo de desmonte de rochas para a extração de cobre. Moradores da região relataram que as explosões vêm causando rachaduras nas residências e gerando preocupações com a segurança, além de relatos de problemas respiratórios devido à liberação de partículas de rocha, bem como transtornos decorrentes da poluição sonora.
A procuradora da República Juliana Câmara, representante do MPF, destacou que a visita não se tratou ainda de uma inspeção judicial, mas uma aproximação entre as instituições da Justiça, do poder público e população para entender as causas locais das queixas.

Frequências das vibrações

Os técnicos da mineradora afirmaram que estudos de impacto de vibração sonora são realizados semestralmente e que as explosões controladas são incapazes de provocar movimentações de terra semelhantes a abalos sísmicos. A empresa destacou a diferença nas frequências das vibrações causadas pelo processo de mineração em comparação com os abalos sísmicos naturais. Uma parte da visita consistiu na observação de uma detonação com medição sismográfica a partir da casa de um dos moradores nas proximidades da área de mineração.

Foi preso
Uma equipe policial da 4° Delegacia Regional de Arapiraca e da Diretoria de Polícia Judiciária da Região 3, localizou e prendeu criminoso que estava foragido há 16 anos. A prisão acorreu em uma residência localizada no Povoado Mata Verde, na zona rural de Traipu, cidade que fica entre o Agreste e o Baixo São Francisco alagoano.

Foi condenado

O criminoso é condenado a sete anos e oito meses de prisão, em regime fechado, pelo crime de estupro e atentado violento ao pudor, cometidos contra suas enteadas, duas irmãs de sete e oito anos de idade, que viviam com ele e sua esposa na época, no bairro Baixa Grande, em Arapiraca, Agreste de Alagoas.

Confessou o crime

O crime foi denunciado no ano 2005, momento em que o acusado foi preso em flagrante, e confessou que já fazia atos libidinosos com as duas enteadas há quatro anos, confessando o estupro bem como atentado violento ao pudor. Em dezembro de 2006, o criminoso foi condenado a 7 anos e 8 meses de prisão pelos crimes de violência sexual praticados contra suas enteadas, porém não cumpriu a sentença, pois, fugiu do local onde estava preso em janeiro de 2007.


... A partir da próxima segunda-feira, 20, o município arapiraquense dará início aos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, campanha que busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo.

... No Brasil, a campanha dá início durante o Dia Nacional da Consciência Negra e se estende até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, momento de esclarecimentos e, ao mesmo tempo, chamado ao engajamento através da reflexão e atividades práticas de combate à violência.

... De acordo com a secretária Municipal de Políticas Para a Mulher, Fabrícia Galindo, a campanha visa estimular ações para o alcance da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU).