Bartpapo com Geraldo Câmara

QUE CONSCIÊNCIA É ESSA?

Bartpapo com Geraldo Câmara 17 de novembro de 2023

Negra não é. Escura, em sombras, amedrontante, pode ser. Uma antiga campanha publicitária de uma fábrica de tintas tinha como “mote” que usava determinadas frases comparativas como “que seria do vermelho se não existisse o amarelo?” ou “que seria do azul se não existisse o verde?” e por aí ia fazendo um comparativo do valor das cores e da maneira como elas podem e devem conviver e subsistir para que a harmonia prevaleça e as grandes obras de arte tenham o imenso valor da cor. Ainda que o quadro seja pintado em preto e branco, cores magníficas para obras sensacionais. Além das próprias cores da cidade.

Começo este artigo com esta comparação de cores por achar absolutamente idiota e criminosa a outra comparação criada durante séculos e mantida, menos, mas ainda nos dias de hoje em que se pretenda estabelecer diferenças entre brancos e pretos, seres humanos absolutamente iguais e sob todos os pontos de vista. Se sociológica e antropologicamente o nosso país recebeu colonizações com acento maior de raça branca e achou que, por conta disso, poderia se aproveitar de situações de diminuição econômica e num determinado momento ir buscar mão de obra nos moldes da escravidão, sem dúvida alguma cometeu o maior dos seus erros. Ao confundir gente com animais domesticados e trazer essa gente para, escravizadamente, atender suas necessidades, repito, foi o maior erro histórico de nosso país. Erro que tem tido continuidade disfarçada em determinadas regiões do país, apesar dos rigores da lei cada vez mais modificada na proteção de todos os irmãos.

A luta pela abolição da escravidão no Brasil, foi uma luta incessante principalmente no final do século XIX quando finalmente a princesa Isabel assinou a Lei Áurea que abolia a escravidão no Brasil.

No entanto, foi exatamente aí que começou a questão terrível da desigualdade, da escravidão muda, onde os negros precisavam ter o seu sustento, mas salários não tinham e então, muitos deles continuaram escravizados em troca de simples pratos de comida e um lugar para se deitar. Mas era preciso muito mais e foi a partir de decisões isoladas que as coisas foram tomando pé, terrenos foram conquistados a duras penas e a sociedade brasileira gradativamente foi ficando mesclada, não só de brancos e pretos, mas também de índios, de europeus, de um grande volume de imigrantes que vieram buscar futuro neste Brasil continental e por aqui se espalharam e misturaram raças, formando com brancos e pretos brasileiros essa mescla fantástica que forma o nosso povo.

No entanto, os recalcitrantes modernos, os desrespeitosos, os pseudobrancos continuam a praticar o crime de racismo como se fossem os velhos colonizadores, senhores feudais, hipócritas do país. Sem dúvida que a parte deste país mais inteligente busca a igualdade em todos os níveis. No intelectual, na força do trabalho, na ambição social e financeira. Mas os recalcitrantes, os mal criados por seus ascendentes, estes ainda viram o nariz para qualquer raça diferente da branca que, aliás deve estar em extinção no Brasil possivelmente o país mais miscigenado do planeta.

Como muitos brasileiros sou absolutamente contra qualquer tipo de discriminação e como tal vejo com satisfação que o país está apertando suas leis no sentido de dar maior proteção às vítimas desse crime hediondo. E precisa fazer isto, mesmo, para eliminar da sociedade os que se fazem de deuses e acham que podem dividir o mundo entre eles e o resto.

Foi bom ver que a tipificação de crimes como a injúria racial estão mais bem enquadrados e serão punidos severamente, assim espero. Na verdade, nossos desejos são os de ver um dia que não haja mais necessidade de lei para que todos entendam que somos irmãos, sem interessar cor de pele, nem credos nem nada. Igualdade total é o que desejamos ver um dia em nosso Brasil. Porque, “o que seria do branco se não existisse o preto, o amarelo, etc, etc”? Tenhamos a verdadeira “consciência negra”.

FOTONOTAS


MARIA CLEIDE BEZERRA – Afável, moderna,simpática no trato com as pessoas, a Conselheira do Tribunal de Contas, Maria Cleide Bezerra tem mostrado sua vontade, principalmente agora que está exercendo a função de diretora geral da Escola de Contas daquela instituição. Um trabalho árduo que exige dedicação e que será ainda mais difícil com a inauguração em breve de uma grande sede para abrigar tão interessante e importante escola porquanto irá fazer capacitação e qualificação, sobretudo de gestores estaduais e municipais. Parabéns, Cleide. Vá em frente!



KELMAN VIEIRA – Excelente figura, o que sempre foi a simpatia de Kelmann Vieira é uma de suas armas para sempre ser bem aceito no serviço público, seja como vereador, seja como secretário de estado de prevenção à violência. Instado a voltar ao cargo de vereador o fez agora para cumprir uma série de compromissos em função das eleições do próximo ano. Kelmann é uma figura que conquista a todos por sua capacidade de aglutinação, por seu empenho em fazer a coisa certa e sobretudo por saber fazer política com sabedoria, imaginação e competência.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Entre histórias e estórias às vezes as de mentirinha são bem mais verdadeiras.

ALERTAS DO DIA

* Li no jornal Extra que o prefeito JHC anda irritado com o trânsito aqui na capital que o impede de ir e voltar aos lugares onde precisa estar para ver obras em andamento e etc. Muito justo, mas imagine o pobre do trabalhador que não consegue andar para lugar nenhum sem que o trânsito não seja sufocante. De ônibus! Claro que estamos precisando de planejamento e sobretudo de ações de engenharia de tráfego. Na verdade as obras são necessárias, mas sem planejamento é um sufoco. O Extra ainda diz que o prefeito deve comprar um helicóptero. Será com o dinheiro da Braskem?

* Amanhã, sábado, um rei estará em Maceió. Trata-se de Roberto Carlos que por muitas décadas continua a ser festejado e vendo seus fãs comparecerem sempre em enorme número para assisti-lo. O interessante na carreira do cantor e compositor é que ele continua apresentando praticamente o mesmo repertório conhecido de todo o público, sempre começando com a antológica “Emoções”. Não que não existam novas músicas, mas são em menor número. Claro que ele deve saber o que está fazendo caso contrário não seria o sucesso que ainda é. Amanhã, no Ginásio do SESI.

* Você sabe o que é SAF? Quer dizer Sociedade Anônima de Futebol. Sua finalidade é a transformação de clubes que o desejam em empresas e com isto, podem comercializar melhor, principalmente quando se tratar da compra e venda de jogadores, recebimentos de ajudas financeiras e etc. Trata-se, sem dúvida de uma evolução para o mundo futebolístico que já conta com alguns exemplos como o do Cruzeiro tendo como líder o Ronaldinho Fenômeno. Parece que o CSA vai seguir o mesmo caminho com o empresário Rafael Tenório na liderança. Uma segurança!

* O mercado automobilístico está sendo transformado no dia a dia, com veículos novos e usados em plena ascensão de preços e, o que é pior, criando uma casta que em pouco tempo vai ser constituída de poucos adquirentes. Indo para a classe média baixa, essa vai ficar sem poder comprar carros até com 10 anos de uso. A Média fica na faixa dos veículos mais para usados do que para seminovos e os 0 km apenas para as classes mais abastadas. Não estou exagerando. É só fazer as contas e ver que poucos serão os privilegiados e em tempo breve. Aliás, já são.

POR AÍ AFORA

# O número de funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU) mortos nos bombardeios na Faixa de Gaza desde 7 de outubro chegou a 101. Segundo a Agência das Nações Unidas para Refugiados Palestinos dois funcionários foram mortos na quinta-feira (9). Esse é o maior número de trabalhadores da instituição mortos em conflitos desde a criação da ONU, em 1945. Entre as vítimas, estão professores, psicólogos e médicos. No mesmo período, 27 funcionários ficaram feridos. Vejam a que ponto chegamos. Não se respeita mais nada nessas guerras.

# O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiu dissolver o Parlamento e convocar eleições legislativas antecipadas para 10 de março de 2024. O anúncio foi feito no Palácio de Belém, residência oficial da Presidência da República, dois dias após o chefe de Estado aceitar a renúncia do primeiro-ministro socialista, António Costa, em meio a uma investigação de suspeita de tráfico de influência envolvendo também membros do governo. Marcelo Sousa justificou a decisão, entre outros pontos, pela natureza do voto nas eleições de 2022 e a fraqueza da formação de um novo Governo,

# Nas eleições argentinas, se o sucesso do debate se mede pela capacidade de falar, de conduzir a discussão e de elencar propostas, mas sobretudo de evitar lugares desconfortáveis, Sergio Massa foi um claro vencedor da transmissão televisiva. O candidato a presidente, como já havia sugerido nas duas paradas anteriores ao primeiro turno, mostrou sua habilidade diante das câmeras contra um Javier Milei menos treinado para o confronto direto. A experiência jogou a favor do candidato oficial: foi candidato em nove das últimas 11 eleições.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, 45.1 e OOPS 10. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399