Roberto Baia

Rebateu acusações

Roberto Baia 11 de novembro de 2023
Rebateu acusações
Antônio Garrote da Silva Filho - Foto: Divulgação

Após inauguração da adutora do Agreste, em Palmeira dos índios, o filho da deputada Ângela Garrote e vereador do município Antônio Garrote da Silva Filho (PP), conhecido como Toninho Garrote, subiu à tribuna da Câmara municipal para rebater as acusações do prefeito Júlio Cesar. O prefeito teria afirmado que “uma deputada tinha dito que não seria feito aquela adutora”.

Defendeu a mãe

O parlamentar defendeu a mãe disse que o gestor é “insignificante” para Ângela. “Prefeito, minha mãe não anda falando de você, é uma senhora de 62 anos que só pensa em trabalhar. Você é um cara tão insignificante que ela não lembra de você. Eleição é só ano que vem, vá trabalhar e deixe de postar em redes sociais”, disse Toninho Garrote.

Chamou de mentiroso

Ainda na tribuna da Casa, o vereador chamou o prefeito de mentiroso e afirmou que Júlio tem procurado outros vereadores para “trair” o atual presidente da casa, Ronaldo Raimundo. “Ele é mentiroso e traidor. Tentou trair até vossa excelência [Ronaldo Raimundo], tentou mandar alguns colegas aqui dessa casa me procurar para lhe trair, mas a família Garrote tem palavra”, contou.

Falsos advogados

A OAB/AL, por meio da Subseção Arapiraca e da Comissão de Fiscalização e Combate à Prática Irregular na Advocacia, conseguiu flagrar e denunciar seis supostos escritórios em situações que caracterizam o exercício ilegal da advocacia, no município de Arapiraca. Segundo a OAB, 16 pessoas foram levadas à Central de Polícia, onde foram lavrados TCOs e em outros casos, foram instaurados inquéritos policiais.

Objetivo da ação

Segundo o presidente da Subseção Arapiraca, Daniel Fernandes, o objetivo da ação é mostrar que quem pratica o exercício da advocacia sem, de fato, ser profissional da área, precisa sofrer as consequências legais. “O propósito desta ação é demonstrar que pessoas inabilitadas, inidôneas e praticantes de ilícitos, que se passam por advogados e advogadas, devem sofrer as sanções legais.

Orientação

Para a presidente da Comissão de Fiscalização da OAB/AL, Priscila Barros, a atuação da Ordem, tanto no interior quanto na capital, é imprescindível para que cidadãos não sejam enganados e lesados por falsos advogados. Ela orienta que a população esteja atenta, sempre peça a carteira da OAB/AL do profissional, e que até mesmo entre em contato com a instituição para conferir se aquele advogado ou advogada faz parte dos quadros da OAB.

Aumento salarial

Na última quinta-feira, 9, os vereadores da cidade Delmiro Gouveia, aprovaram por maioria o próprio aumento salarial para a próxima legislatura. O valor, que anteriormente era de R$ 5 mil, foi elevado para 100% e passará a ser de R$10 mil. A decisão contou com a rápida aprovação da maioria dos parlamentares, com apenas uma ausência, a do vereador Júnior Lisboa, que não compareceu à sessão.

Estava defasado

Os vereadores alegaram que o salário estava defasado e que, considerando o último reajuste concedido aos cargos de prefeito, vice-prefeito, secretário e adjuntos, tornou-se imperativo um ajuste nos vencimentos dos parlamentares.

Planejamento estratégico
Os indicadores de saúde possuem um papel fundamental no planejamento estratégico pela gestão e assistência da Atenção Primária, permitindo intervenções eficazes e a melhoria das condições de saúde da população. Neste sentido, Arapiraca tem se destacado e apresentado grandes avanços graças à implantação de uma solução tecnológica nas 39 UBS do município e o comprometimento dos profissionais que fazem uso da ferramenta.

Programa Previne Brasil

O projeto, executado pela enfermeira, mestranda e superintendente de Atenção à Saúde de Arapiraca, Rafaella Albuquerque, é fruto do mestrado em Saúde Materno-Infantil por meio da parceria entre a Prefeitura e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (Mesp/UFF).

O estudo utilizou como base os indicadores de saúde materno-infantil do Programa Previne Brasil, que trata do Novo Modelo de Financiamento da APS, que tem como base o cadastro da população, indicadores de desempenho e ações estratégicas.



... A Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai funcionar somente até às 12h neste sábado, 11, para coleta de sangue e atendimento hematológico.


... A redução do horário se deve à necessidade de realizar manutenção no sistema de refrigeração do prédio, visando assegurar o funcionamento dentro dos padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


... Entretanto, o Núcleo de Dispensação de Sangue irá funcionar normalmente, sem interrupções, para fornecer hemocomponentes às maternidades e hospitais situados nos 46 municípios que integram a II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.