Roberto Baia

Aprovado por unanimidade

Roberto Baia 09 de novembro de 2023
Aprovado por unanimidade
Deputado Ricardo Nezinho - Foto: Assessoria

Na última terça-feira,7, a Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou por unanimidade o projeto de lei ordinária nº 564/2023, de autoria do deputado estadual Ricardo Nezinho
(MDB), que reconhece como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial a Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho.

Tradição religiosa

Desde de 2003 a Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho é realizada anualmente entre as cidades de Bom Conselho/PE e Arapiraca/AL. Segundo o deputado Ricardo Nezinho, o evento "faz parte da tradição religiosa e cultural do Estado, com o povo de Arapiraca refazendo o trajeto do fundador da cidade, Manoel André, no ano de 1864, trazendo a imagem de Nossa Senhora de Bom Conselho até a capital do Agreste alagoano".

Início da procissão

O deputado arapiraquense explicou o trajeto dos Cavaleiros e Amazonas. "Os participantes da Cavalgada saem de Bom Conselho, em Pernambuco, no dia 31 de janeiro, e chegam em Arapiraca no dia 2 de fevereiro, quando entregam a imagem da santa para a igreja, marcando assim o início da procissão", disse o parlamentar, lembrando que durante o percurso de cerca de 100 quilômetros, a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho passa de mão em mão.

Concurso adiado


O edital do concurso público de Palmeira dos Índios, divulgado no último dia 31 de outubro, gerou questionamentos de quem vem se preparando para as provas. Entre as questões levantadas, está o prazo curto entre o lançamento do edital e a data da prova que estava prevista para o dia 15 de janeiro. Além disso, chocaria com outro certame da Ebserh, empresa que gerência o Hospital Universitário, em Maceió.

Relevância da atividade


Outro ponto que gerou indignação foi a remuneração de algumas profissões, principalmente a dos médicos.

O Conselho de Medicina e o Sindicato dos Médicos repudiaram o certame e pediram que os médicos boicotam o processo seletivo da cidade. "É imperativo reconhecer a relevância da atividade médica, oferecer salário -compatível com a responsabilidade profissional e seu saber científico", diz nota assinada pelo CRM-AL. As entidades afirmaram também que entrariam com uma ação para que as remunerações sejam corrigidas no edital.

Novo edital


O Ministério Público interviu na situação e na última terça-feira, 7, uma nova data para a realização da prova foi apresentada. Agora, a prova será realizada no dia 14 de janeiro. O novo edital com as alterações discutidas na reunião será lançado em breve pela empresa responsável pelo processo, a ADM&TEC.

Votou a favor


Na noite da última terça-feira, 7, o deputado federal Daniel Barbosa usou as redes sociais para falar sobre o seu voto favorável ao Projeto de Lei 1874/15, que garante como direito a oferta de atendimento educacional especializado a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), seja na escola pública ou privada.

Direitos assegurados


Na publicação o parlamentar arapiraquense ressalta a importância deste projeto para que pessoas tenham seus direitos assegurados.

"Debatemos um assunto muito importante para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Aqui nós tratamos sobre inclusão, a fim de corrigir lacunas para que essas pessoas tenham seus direitos assegurados. Estamos falando aqui de alunos com autismo tendo direito a um acompanhante, por exemplo. Pode ter um profissional, ou um apoio aos profissionais de escola", disse Daniel Barbosa.

Escolas privadas


O texto é um substitutivo da deputada Helena Lima (MDB-RR) para o Projeto de Lei 1874/15, do ex-deputado Victor Mendes (MA). Nele foi definido que as escolas privadas não poderão cobrar valores adicionais de qualquer natureza nas mensalidades, anuidades e matrículas desses estudantes pela oferta de profissionais de apoio escolar. Além disso, será proibido às escolas privadas também fixar um limite de estudantes com TEA nas salas de aula em todos os níveis e modalidades de ensino.

Inquérito policial

O inquérito policial sobre a colisão que resultou na morte José Maria da Silva, 78, Maria Elba Teixeira, 45 e o filho deles José Levy Teixeira da Silva, de 2 anos e 8 meses no povoado Mundo Novo, zona rural de Arapiraca, no último dia 1, prossegue com a oitiva de testemunhas e familiares das vítimas.
Parentes das vítimas e testemunhas do acidente, serão ouvidos, o motorista da Hilux - que foi identificado - também foi intimado a comparecer à delegacia para prestar esclarecimentos.

Local proibido

De acordo com informações, o casal e o filho seguiam viagem em um Fiat Palio, que foi atingido de frente por uma Hilux, que fez ultrapassagem em local proibido e estava em alta velocidade.

Ainda de acordo com informações, o condutor da picape fugiu do local sem prestar socorro às vítimas, que morreram antes da chegada do Corpo de Bombeiros e do Samu ao local.


... A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca está mobilizada para que artistas e fazedores de Cultura arapiraquenses e da Região Agreste consigam participar da Lei Paulo Gustavo.


... Pensando nisso, a pasta se mobilizou junto à Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas (Secult/AL) e articulou um local para tirar dúvidas e prestar orientações aos interessados.

... Arapiraca vai sediar o espaço destinado a 4ª Região – Região Agreste, organizado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Patacuri, atendendo, também, os municípios de Lagoa da Canoa, Feira Grande, Girau do Ponciano e Craíbas. A OSC foi contratada pela Secult/AL e está mediando os pontos de orientação e tira-dúvidas.