Sérgio Toledo

Por que fazer? Por que não fazer?

Sérgio Toledo 08 de novembro de 2023

Novembro azul chegou. E aí? Já foi ao urologista? Desde quando você vai regularmente ao urologista? Prevenir que remediar? Melhor a vida ou a morte?

Após os 40 anos de idade ou antes, caso tenha sintomas urinários, todos devem procurar um médico urologista de sua confiança.

Os exames solicitados regularmente são, um de imagem e outro de laboratório. Ultrassom de próstata ou melhor de todas as vias urinárias, mais completo. PSA. Antígeno prostático. Através do sangue. Imagem e dosagens são verificadas e acompanhadas, anualmente ou semestralmente dependo do médico, da idade ou da evolução. Comparativos são importantes.

Mais eu não sinto nada!? Melhor ainda. Os exames irão ser negativos. Ou serão normais.

Mesmo os exames de laboratório e de imagem estando normais é obrigatório que o médico urologista realize o exame de toque retal. Ah, mais, tudo não está normal? Sim. Pergunte ao seu médico por que tem que ser feito o toque retal!? Ele irá explicar corretamente a razão da necessidade do toque retal mesmo que o ultrassom e o PSA, estejam normais!

Com certeza ele, o médico urologista, irá dizer algo muito importante: o toque irá ver, através da polpa digital do profissional, a presença ou não de endurecimento das paredes da próstata e confirmar o tamanho da mesma conferindo com o medido pelo ultrassom.

Pronto. Tudo normal. Aí sim a prevenção está realizada por completo e o cliente paciente pode retornar tranquilo para suas atividades diárias.