Roberto Baia

Eleições em Limoeiro

Roberto Baia 02 de novembro de 2023
Eleições em Limoeiro
Marcelo Rodrigues e Antônio Albuqueque - Foto: Reprodução de vídeo

As eleições da cidade de Limoeiro de Anadia, promete ser uma das mais acirradas do Agreste alagoano. Na noite de terça-feira, 31, foi anunciada uma aliança política entre o ex-prefeito Marcelo Rodrigues (PSB) e o deputado estadual Antônio Albuquerque (Republicanos), que farão oposição ao prefeito Marlan Ferreira (PP).

Apoio político


Marcelo Rodrigues foi prefeito de Limoeiro de Anadia de 2017 a 2020, e, Antônio Albuquerque, é um deputado experiente e com vários mandatos. Juntos, eles somam forças em oposição à conturbada e pífia gestão de Marlan Ferreira.

Em suas redes sociais, Albuquerque publicou um texto reforçando a importância da convergência em torno do bem comum e afirmando seu apoio ao ex-gestor.

Corre o risco


Vale ressaltar que o prefeito Marlan corre o risco de não poder disputar as eleições de 2024. Ele foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por desvio de verbas da merenda escolar, entre os anos de 2009 e 2010. Marlan recorreu da decisão, mas a confirmação da condenação ocorreu no dia 23 de agosto deste ano.

De acordo a decisão, o gestor deve pagar multa no valor de R$ 21 mil, e devolver o dinheiro desviado aos cofres públicos municipais. E ainda pode ficar inelegível por cinco anos.

Denúncia grave


O Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio do promotor de Justiça Kleytionne Sousa, instaurou procedimento para apurar uma denúncia onde um vereador de Igaci, no Agreste de Alagoas, estaria, juntamente com outras pessoas, consumindo bebida alcoólica dentro de uma escola municipal.

Vídeo divulgado


De acordo com informações, o vídeo, que está sendo divulgado nas redes sociais, foi gravado numa sexta-feira, dia em que as escolas municipais da cidade não funcionam. Nas imagens, é possível ver o vereador Dery Ferreira (Cidadania) acompanhado de outra pessoa. No local também há a presença de uma criança. Ao redor da mesa, é possível ver latas de cerveja e uma garrafa de whisky.

Pede esclarecimentos


O MPE solicitou que a Prefeitura e o secretário municipal de Educação prestem informações sobre o uso de uma unidade escolar para momento de lazer do vereador e também apresente esclarecimentos sobre o não funcionamento da unidade escolar às sextas-feiras.

Está internado


O empresário Edson Lopes da Rocha, que teve a prisão preventiva decretada pela morte da policial Cibelly Barbosa, teve um AVC e está internado na UTI da Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly. A informação foi confirmada pelo seu advogado Wesley Souza de Andrade.

Atropelamento e morte


O empresário é acusado de atropelar a policial e seu noivo que estavam pedalando na AL – 220, no último dia 14. O noivo da militar, o também policial militar Gheymison Nascimento Porto, passou vários dias internado e já recebeu alta. Ele teve ferimentos em diversas partes do corpo.

Delmiro Gouveia


Para garantir que a Sala Lilás de Delmiro Gouveia continue funcionando no CISP (Centro Integrado de Segurança Pública), o Ministério Público de Alagoas firmou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Hospital Regional do Alto Sertão. Vale lembrar que, há um mês, o MP emitiu recomendação sobre o assunto prevendo o melhor atendimento à população. O TAC foi assinado na terça-feira, 31.

Sala Lilás


“A Sala Lilás é um ambiente de escuta e acolhimento para vítimas de violência doméstica, na estrutura da Polícia Civil, uma vez que as delegacias são a porta de entrada para a rede de proteção. Por isso, desde o início, o MP se posicionou contra a mudança de local. Ficamos contentes que chegamos a um entendimento com o Hospital Regional”, comenta o promotor de Justiça Frederico Monteiro.

Ajustamento de conduta


No termo de ajustamento de conduta, a direção do Hospital Regional se compromete ainda em manter a mesma estrutura de equipe técnica, composta por três psicólogos e dois assistentes sociais. Caso alguma cláusula do TAC seja desrespeitada, a unidade de saúde receberá multa diária de R$ 1.320, além da possibilidade de ser acionada judicialmente.


... A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca, em parceria com as secretarias de Serviços Públicos e Ordem Pública, planejou sistema de segurança viária para as visitações em cemitérios da segunda maior cidade de Alagoas.

... A partir das cinco da manhã desta quinta-feira, 2, serão bloqueadas a Rua Expedicionários Brasileiros, no trecho entre a Casa dos Velhinhos e a Osacre, e a rua do Cemitério São João Batista no Canaã, da praça principal da cidade até a frente do cemitério).

... Nos outros cemitérios de Arapiraca, serão realizadas rondas pontuais. As ações terão apoio de integrantes da secretaria de Ordem Pública.