Edmilson Teixeira
Alagoano pé quente
Nosso assíduo leitor desta Coluna, Rômulo Albuquerque, representou Alagoas entre quarta e domingo da semana passada nos Jogos Nacionais da Magistratura em Goiânia/GO. Atual juiz de Arapiraca, o Dr. Rômulo disse que participou na modalidade atletismo, disputou cinco provas, sendo primeiro, Medalha de Ouro nas provas de 100 metros rasos, 200 metros rasos, 400 metros rasos, revezamento 4 x 100. Nosso atleta também participou de uma Corrida Rústica de 10 km, onde chegou alcançar a segunda colocação, recebendo a medalha de prata.
Alagoano pé quente II
“Não foi sem sentido que na minha adolescência participando do futebol, na época jogando de ponteiro esquerdo, e participando das primeiras corridas de rua aqui em Alagoas, recebi o apelido de “Flecha de Murici “, e agora foi relembrado. Abraço!” mandou esse recado orgulhoso de ter representado, segundo ele, a briosa ALMAGIS, Associação Alagoana de Magistrados.
Histórico
Entre tantas recordações históricas que têm postado diariamente em seu site “História de Alagoas” o jornalista Edberto Ticianeli publicou essa semana: “No dia 11 de janeiro de 1982, o gaúcho Luiz Felipe Scolari, Felipão, dirige seu primeiro treino como técnico do CSA, no Mutange, em Maceió. Sua passagem no ano anterior pelo CSA tinha sido como jogador, sagrando-se campeão. Foi o industrial João Lyra, presidente do clube, quem o convenceu a voltar como técnico de futebol, iniciando em Alagoas sua vitoriosa caminhada até a Seleção Brasileira”
Histórico II
Diz que um mês e meio após iniciar no comando do CSA, Felipão se desentendeu com João Lyra, que tentou mexer no time. Deixou o clube do Mutange e voltou ao Rio Grande do Sul, onde assumiu o comando do Juventude por duas vezes, do Brasil de Pelotas e do Pelotas. Seu reconhecimento como um bom treinador de futebol ocorreu no Grêmio em 3 de junho de 1987, ao conquistar o Campeonato Gaúcho daquele ano.
Histórico III
Mesmo sem esquecer os entreveros que teve com a direção do CSA em 1982, Felipão faz questão de ressaltar os fortes vínculos que estabeleceu com o clube alagoano. Em 2018, quando o CSA caminhava para o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, Scolari mandou recado para o clube: “Vocês continuam no meu coração. Nunca esqueço o título conquistado, o início da minha carreira como treinador e tudo que eu vivi aí em Maceió. Grande abraço estamos sempre à disposição. Vou torcer mais ainda por vocês”. www.historiadealagoas.com.br
Cheiro de campeão
É possível sair vencedor de uma luta sem sequer estar no ringue? Para o Botafogo, a 29ª rodada do Campeonato Brasileiro foi de metáfora parecida: mesmo sem entrar em campo, a equipe comandada por Lúcio Flávio viu a vantagem na liderança do Brasileirão se manter em sete pontos para o segundo colocado (o Bragantino).
Motivo
O Botafogo não jogou por causa dos incidentes contra o Athletico-PR no último sábado. Pelas quedas de energia, o segundo tempo da partida foi disputado apenas no dia seguinte, e o duelo contra o Fortaleza, que seria na terça-feira, acabou adiado para respeitar o intervalo mínimo necessário entre dois jogos. Enquanto isso, Bragantino e Flamengo, os principais perseguidores, entraram em campo normalmente e poderiam diminuir a diferença. Mas Atlético-MG e Grêmio, respectivamente, venceram as partidas e ajudaram o Botafogo a manter a vantagem.
A rodada para os times do G4
Pois no meio da semana o Palmeiras meteu 5 x 0 no São Paulo, Bragantino Bragantino 1 x 2 Atlético-MG e Grêmio 3 x 2 Flamengo. Além de manter sua vantagem, o Botafogo agora passa a ter um jogo a menos em relação aos seus principais concorrentes (Bragantino, Palmeiras e Flamengo). Sem jogar na terça, o Botafogo deu folga aos jogadores. O elenco se reapresentou na quarta-feira e tem feito atividades desde então. O time enfrenta o Cuiabá às 20h deste domingo, no Estádio Nilton Santos.
Merecedor
O maior vencedor da Bola de Ouro está de volta ao prêmio. E como favorito. Após a rara ausência entre os indicados na edição de 2022, o craque Lionel Messi deve estar na cerimônia da tradicional premiação da revista France Football na próxima segunda-feira, em Paris. E, segundo a imprensa europeia, deve ser coroado pela oitava vez.
Entrevista
Antes de embarcar para o Paraná para o jogo contra o Londrina, o técnico Daniel Paulista foi para a coletiva do CRB na quinta, no Ninho do Galo. Ele falou sobre o trabalho para o jogo deste domingo sem dar pistas sobre a escalação, mas o ponto alto da entrevista foi a fala do treinador sobre os planos para 2024.
Entrevista II
Daniel disse que não teve oportunidade de iniciar uma temporada nas duas vezes que trabalhou no CRB, em 2022 e neste ano, e explicou que esse processo é importante para a comissão técnica, pelo fato de ajudar na formação do grupo com que vai trabalhar. O treinador iniciou a conversa sobre renovação com a diretoria regatiana neste mês, mas o desfecho da negociação ainda não foi anunciado.
Retorno ao Azulão
Técnico Marcelo de Jesus faz parte da história recente do CSA.. Ele trabalhou no clube entre 2016 a 2022 e viu de perto a ascensão da Série D até a Série A. Com o retorno acertado, Marcelo explicou ao ge sobre sua função e revelou ainda como foi o encontro com os antigos colegas.
Retorno ao Azulão II
“O reencontro com os antigos funcionários foi minha maior alegria. Eu não tinha problema com ninguém, todos me receberam de braços abertos. Isso é bom, por onde você vai, você deixar as portas abertas. Eu sempre tenho uma convicção na minha vida: por onde eu for, sempre saio pela porta da frente... Estou muito empolgado, muito feliz, eu volto mais experiente e mais comedido em alguma coisa que errei. Vamos trabalhar com muita vontade.”
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011