Roberto Baia
Matrículas fantasmas
A gestão da prefeita da cidade de Maravilha, Conceição Albuquerque, está sendo acusada receber verbas públicas por meio de matrículas fantasmas em cursos do Ensino de Jovem e Adulto (EJA). A notícia foi publicada no último dia 21, no Jornal Folha de São Paulo.
Maravilha estaria entre as 108 cidades brasileiras que informaram ao Governo Federal um crescimento médio de 14,4% nas matrículas de EJA de 2021 para 2022, sendo que no país todo o programa teve uma queda de 6,3% no período. Alunos afirmam que não frequentam as aulas e recebem a bolsa permanência criada pela Prefeitura, em julho deste ano. A bolsa paga R$50 a cada pessoa pela matrícula e mais R$100 por mês.
Sorteio de motos
Conforme a reportagem, a Secretaria de Educação da cidade sorteou três motos para incentivar o cadastro de alunos, além de pagar uma bolsa para estimular a permanência no EJA. A cidade tem um terço dos seus habitantes inscritos no curso, segundo os registros oficiais —3.071 pessoas de um total de 9.500 moradores.
Incentivo
A denúncia foi negada pela secretária de Educação, Adriana Paulino. Ela afirmou que o sorteio de motos foi uma tentativa de alcançar mais inscritos no curso. “[Foi] uma forma de valorizar as matrículas de todas as etapas e modalidades de ensino realizadas na rede pública municipal”, afirmou Adriana.
Selos em homenagem
Como ocorre há 20 anos, durante a festa da emancipação política do município, a Prefeitura de Arapiraca e os Correios lançam selos em homenagem a personalidades e moradores que se destacaram e contribuíram com o desenvolvimento econômico, social e cultural da terra de Manoel André.
Será homenageado
Este ano, o homenageado com a obliteração do selo é o vereador Fábio Henrique, que faleceu aos 43 anos de idade no dia 17 de julho deste ano.
Atuante nas causas populares e defensor de projetos sociais e de desenvolvimento para o município de Arapiraca e para o estado de Alagoas, Fábio Henrique faleceu devido a problemas de saúde.
Problemas de saúde
Havia dois anos que o vereador estava com problemas de saúde e em tratamento de uma doença autoimune. Homem simples e bastante querido na cidade, no ano de 2016, Fábio Henrique se elegeu vereador para o primeiro mandato. Devido à sua atuação na Câmara Municipal em defesa dos interesses dos arapiraquenses, Fábio Henrique foi reeleito em 2021. (Com Assessoria).
Está preso
Na manhã de ontem, o empresário Edson Lopes, investigado pelo atropelamento contra um casal de policiais militares, que vitimou fatalmente a soldado Cibelly Barboza, se apresentou à autoridade policial para cumprir mandado de prisão temporária de cinco dias expedido pelo juiz da 5ª Vara Criminal, Alberto de Almeida na última quinta-feira, 19.
Determinação judicial
A informação foi confirmada pelo delegado regional de Arapiraca, Edberg Oliveira, que declarou que o suspeito se apresentou voluntariamente na Central de Polícia de Arapiraca.
Segundo a defesa do empresário, Edson Lopes se propôs a cumprir a determinação judicial e, a partir de agora, os advogados irão trabalhar para que o mandado de prisão seja revogado.
Ação de conscientização
Profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), estudantes de Enfermagem do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e membros da Liga Acadêmica de Neurologia promoveram uma ação de conscientização sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido como derrame. A iniciativa ocorreu na Praça Marques da Silva, localizada no Centro de Arapiraca.
Realização de testes
Durante o evento foram realizados testes de glicemia e aferição da pressão arterial, além da distribuição de panfletos informativos sobre o AVC. As equipes de saúde levaram informações diretamente para a população, tirando dúvidas sobre a doença, que além de deixar sequelas, pode levar à morte.
... A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Educação e Secretaria de Gabinete, apoia a Revisão Enem, com aulão gratuito, nos dias 28 e 29 deste mês de outubro, no HD Hall, no bairro Arnon de Mello.
... O evento é uma iniciativa da Organização Arnon de Mello (OAM) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
... A Revisão Enem com o aulão gratuito será destinado aos alunos da rede pública de ensino do estado.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.