Roberto Baia

99 anos de Emancipação

Roberto Baia 19 de outubro de 2023
99 anos de Emancipação
Prefeito Luciano Barbosa - Foto: Assessoria

Arapiraca comemora no próximo dia 30, 99 anos de Emancipação Política. Para celebrar a data, a Prefeitura do município tem intensificado durante todo o mês fazendo entregas de equipamentos públicos, pavimentação de ruas, reformas de espaços públicos, que já acontecem ao longo da gestão de Luciano Barbosa.

Na tarde de ontem, o prefeito entregou a Unidade Básica de Saúde da Vila Fernandes completamente reformada. Já anoite, no Planetário, ocorreu o sorteio do IPTU e entrega de prêmios para os arapiraquenses.



Programação

O Programa Viver Melhor terá um Dia D nesta quinta-feira, 19, no Residencial Agreste. As demandas das pessoas com deficiência também entraram na programação dos 99 anos de Arapiraca, com a realização da 3ª Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Senac. As crianças do bairro Planalto poderão, no final da tarde, conferir como ficou a Arapiraquinha do bairro que passou por uma reforma.


Combate à violência

Arapiraca terá, a partir do dia 20, o projeto Maria da Penha para auxiliar no combate à violência contra a mulher no município, o programa foi desenvolvido pela nova Secretaria Municipal da Mulher.

Mais uma escola municipal que passou por reformas será entregue pela prefeitura no dia 20. Dessa vez, a Escola Ana Rita de Cássia, que fica localizada no Centro. Além dessa obra, o prefeito entregará mais trechos de pavimentação aos munícipes, desta vez no bairro das Batingas, no dia 20 e no bairro Santa Esmeralda no dia 21.



Conta “fake”

Na manhã de ontem, o ex-prefeito de Estrela de Alagoas, Arlindo Garrote (PP), usou as redes sociais para informar que registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia virtual da Polícia Civil, denunciando que sua imagem estaria sendo utilizada de maneira indevida.

De acordo com Arlindo Garrote, sua imagem está sendo atrelada a uma conta “fake” no aplicativo de mensagens Whatsapp.



Crime de calúnia

O filho da deputada Ângela Garrote, acusa Sérgio da Apple, potencial candidato a uma vaga na Câmara de Estrela de Alagoas, de ter cometido crime de calúnia e difamação. Arlindo Garrote afirma, ainda, que o Sérgio da Apple mandou mensagem para ele se desculpando pelo ocorrido.



Mensagens indecorosas

No Boletim de Ocorrência, o ex- gestor relatou que essa é mais uma tentativa de confundir o eleitorado local. “Primeiro, repercutindo pesquisa com elementos falsos. Usou inclusive, minha fotografia, se passando por mim, atribuindo frases como se fossem minhas e depois propagando frases e mensagens indecorosas com atribuição das mesmas à minha pessoa, como se eu estivesse a divulgar aquelas frases e mensagens indecorosas”.



Termo de Compromisso

O deputado federal Daniel Barbosa participou, na terça-feira, 17, de um encontro especial promovido pela Frente Parlamentar Mista pela Educação, composta por deputados federais e senadores. Na ocasião, o alagoano assinou um Termo de Compromisso pela Valorização dos Professores.



Valorização dos Professores

“O documento busca melhorar as condições de trabalho e desenvolvimento desses profissionais. Me coloco mais uma vez à disposição para buscarmos melhores cenários para a classe e a resolução dos diversos problemas enfrentados. A educação é prioridade no nosso mandato e seguiremos firmes nessa luta! Contem comigo!”, disse Daniel Barbosa, que é membro titular da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados.



Ferramenta inédita

Durante o evento, o Instituto Península ainda lançou o Indicador de Valorização de Professores (IVP), ferramenta inédita no país que compreenderá melhor como a sociedade e os próprios professores da educação básica valorizam a profissão.

Segundo esse primeiro indicador, apenas 26% dos brasileiros acreditam que os professores são bem valorizados no Brasil, enquanto somente 20% dos docentes têm essa percepção.



Pede justiça

Em entrevista ao programa Ronda Antena 7, na manhã de ontem, tia da jovem Mônica Cristina Gomes Cavalcante Alves, assassinada a tiros no dia 18 de junho em São José da Tapera, interior de Alagoas, pede justiça para que o autor seja localizado e o caso não caia em esquecimento por parte das autoridades.

O suspeito Leandro Pinheiro Alves teve a prisão decretada desde junho e segue foragido.



Estão inconformados

Após 4 meses da morte, a tia da vítima ressalta que as famílias continuam inconformadas por saber que o suspeito está solto.

“São 4 meses exatamente hoje da morte dela é um dia muito triste pra nós da família porque saber que ele tá livre que ele tá vivendo a vida dele, que ele tem vida social, isso acaba com a gente a cada dia”. Ruim ficou pra nós, pra ela que perdeu a vida de uma forma tão brutal. Nesses últimos quatro meses para cá é só dor, sentimento de angústia de perda e de impunidade”, disse Alessandra Cavalcante Alves.






...
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) coordenou uma operação integrada entre as Polícias Civil e Militar, deflagrada ontem, no município de Penedo. A ação cumpriu seis mandados de busca e apreensão e prendeu dois indivíduos com atuação comprovada no tráfico de drogas.


...
A operação foi batizada de Metamorfose e resulta de um trabalho investigativo conjunto entre a Diretoria de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACCO), da Polícia Civil, e o 11º Batalhão da Polícia Militar.

...
Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, com base em provas técnicas apresentadas pela DRACCO.