Roberto Baia

Luto em Arapiraca

Roberto Baia 17 de outubro de 2023
Luto em Arapiraca
Soldado Cibelly - Foto: Cortesia

Com a presença de familiares e amigos foi sepultada no domingo, 15, no Cemitério Pio XII, no bairro Baixa Grande, em Arapiraca, a policial militar Cibelly Barboza Soares, de 31 anos, atropelada no sábado, 14, por um motorista supostamente embriagado na AL-220, na zona rural da cidade. Durante sepultamento da policial, o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, Paulo Amorim, disse que não abre mão de ver o responsável pelo acidente preso.

"Eu quero esse indivíduo preso para que pague na Justiça e que sofra uma pena de 20 a 30 anos por homicídio doloso. Ele assumiu o risco do que fez, então, como comandante e dentro da lei, dentro do ordenamento jurídico do Código Penal Brasileiro, é isso que eu determino a vocês todos, oficiais do 3º Batalhão. Não abro mão de ver esse indivíduo preso", afirma.


Muita comoção

Cibelly Barboza Soares era soldado e estava na corporação há três anos e dava aulas no Colégio Militar do município. Alunos do Colégio Militar Tiradentes de Arapiraca, membros do 3º Batalhão de Polícia Militar e uma significativa presença de ciclistas de Arapiraca e de outras cidades do Agreste, também estiveram presentes homenageando à vida e ao serviço prestado pela militar aos arapiraquenses.


Foi identificado

Na manhã de ontem, a Polícia Civil de Alagoas informou que já identificou o motorista que atropelou o casal. Um inquérito foi instaurado pela Delegacia de Acidentes para apurar o caso.
"A PC tomou conhecimento do fato e lavrou o Boletim de Ocorrência. Em seguida, a Delegacia de Acidentes de Trânsito instaurou o inquérito policial, o qual será dado continuidade às diligências ao decorrer dessa semana. Como é notório na região da cidade de Arapiraca, já se tem a qualificação do suposto autor do fato", disse o delegado Alexandre Leite, diretor de Polícia Judiciária da Região 3.


Cassação do mandato

Vereadores da Câmara Municipal de Atalaia estão se articulando para votar, nesta terça-feira, 17, pela cassação do mandato da prefeita Cecília Hermann, por supostas práticas de irregularidades cometidas em contratos com empresas de transporte público, no final de 2022, e também em relação a movimentação dos recursos do Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb).


Processo de cassação

De acordo com informações, o processo contra a prefeita foi movido pelos vereadores Fernando Vigário, Marcos Rebollo, Maurício Tenório, Anderson Medeiros, Alexandre Tenório e Tacinho que protocolaram um documento na Câmara Municipal para abertura do processo de cassação e esperam a adesão da maioria dos integrantes da casa, que conta com 12 vereadores.


Dia do Professor

Neste Dia do Professor, o deputado federal Daniel Barbosa expressou todo seu carinho e orgulho aos educadores, profissão que ele chama de “ imprescindível à construção da cidadania e ao fortalecimento da soberania”.
No texto, o parlamentar fala sobre valorização e respeito aos professores, e destaca o trabalho promovido em Arapiraca com objetivo de melhorar, a cada dia, a educação pública municipal.


Valorização e respeito

“Mais de 2.5 milhões de professores no Brasil exercem a profissão na educação básica e no ensino superior. São eles que constroem o muro contra a ignorância, estimulam o desenvolvimento, impulsionam as mudanças sociais e merecem homenagens hoje e todos os dias”, escreveu o parlamentar.


"Raízes de Arapiraca"

Em meio à celebração da 17ª edição do "Raízes de Arapiraca", as ruas da cidade ecoam com histórias vibrantes que moldaram a comunidade ao longo de seus 99 anos de existência. Este projeto visionário, concebido pelo Deputado Estadual Ricardo Nezinho, continua a ser uma homenagem à jornada coletiva da cidade, honrando seu passado, presente e futuro.


Experiência vividas

A notável figura de José da Pedreira, empresário da mineração com 28 anos de dedicação a Arapiraca, compartilhou suas experiências e destacou a cidade como um solo fértil para o desenvolvimento, elogiando a generosidade de sua gente guerreira. Aos 74 anos, expressou gratidão pela acolhida calorosa e ressaltou a importância de preservar as memórias que contribuíram para a formação da identidade local.


Agradeceu

Marcos Vasconcelos, filho dele, agradeceu ao Deputado Ricardo Nezinho pela homenagem ao José da Pedreira elogiando a iniciativa. "O "Raízes de Arapiraca" é um testemunho vivo do compromisso em preservar as histórias que sustentam o progresso da cidade", declarou.






...
O Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca, registrou a entrada de 12 corpos no fim de semana, entre às 16h, do último sábado, 14, e às 08h, de ontem.


...
De acordo com o órgão, os corpos que deram entrada na unidade são procedentes das cidades de Santana do Ipanema, Pão de Açúcar, Taquarana, Batalha, Jaramataia e Arapiraca.


...
Deste total, 7 dos corpos examinados, foram de vítimas de acidentes de trânsito, 4 homicídios, sendo 3 por arma de fogo e 1 por arma branca, além de 1 por afogamento.