Sérgio Toledo

Dia 18 de outubro. Dia de São Lucas

Sérgio Toledo 16 de outubro de 2023

Santo Padroeiro da Medicina: Lucas. Médico e pintor. Foi convertido e batizado por São Paulo. Não casou não tendo filhos.

18 de outubro é o 291º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 74 dias para acabar o ano de 2023. Como diziam os mais antigos: “ ano meiou, ano findou”!

Alguns que praticam a medicina, não honram a profissão. Como em todas as classes, existem bons e não tão bons. Claro que a maioria dignifica a profissão que abraçou. A medicina é uma ciência viva e não exata.

Como ciência inexata, dois mais dois pode ser três e meio ou mesmo cinco. Alguns não conseguem acompanhar o ritmo da profissão antigamente do jaleco branco.

Na pandemia passada, do corona vírus, acompanhamos o desempenho de entidades médicas, alguns não muito católicos. É assim mesmo que caminha a humanidade. As pessoas não são donas das entidades. Não deveriam se perpetuar. Por exemplo, os Conselhos Regionais de Medicina e o Concelho Federal de Medicina, não deveriam permitir reeleição. Um só mandato. E nenhum dos dirigentes deveria permanecer em nenhum outro cargo. Assim teríamos renovação e alternância de poder.

Nesta data quero chamar a atenção para a vacinação contra o HPV (papiloma vírus). O câncer de útero e região tem aumentado no Brasil, tendo chamado a atenção dos especialistas. Todos sabem desde pequenos que evitar é com a vacina.

Câncer de próstata não tem vacina. Tem exames preventivos que podem e devem ser realizados desde os 45 anos de idade. Ultrassom de próstata, PSA e toque retal! O PSA (antígeno prostático), dependendo, duas vezes ao ano, segundo o meu urologista.