Bartpapo com Geraldo Câmara

'ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE'

Bartpapo com Geraldo Câmara 12 de outubro de 2023

Caminha? Por onde e para onde? Quando pensamos que existem as possibilidades de um caminhar mais tranquilo, de conquistas científicas admiráveis, de educação à altura dos povos, eles os povos acham sempre uma maneira de se digladiarem, de buscarem guerras ao invés da paz. Nós mesmos, tempos atrás, ainda bem que muito atrás já andamos fazendo nossas guerras, como a do Paraguai e normalmente se vê que por trás das guerras existe sempre a cobiça por territórios ocupados pelos que chamamos de inimigos.

Com dois anos de duração, a guerra que está acontecendo entre Rússia e Ucrânia envolve muitos problemas, muitas reivindicações de ambas as partes, mas no frigir dos ovos existe, sim, uma disputa por territórios da mesma maneira que as outras tiveram, não fugindo à exceção a maior de todas, a II Guerra Mundial liderada por um louco, o nazista Hitler que achava que poderia dominar o mundo e se tornar uma espécie de super rei ou coisa parecida. E, com isto deixar um saldo de setenta mil mortos nos seus seis anos de duração. Poder e terras sempre andam de mãos dadas nas disputas mundiais, o que é incrivelmente pernicioso para uma outra conquista que deveria ser a da união dos povos como preconizam os estatutos da Organização da Nações Unidas. Unidas, sim, até que interesses sejam quebrados ou invadidos e, nesses casos as interferências globais tornam-se minúsculas como vem acontecendo com as tentativas de paz no caso atual com a Rússia que parece ainda encarnar o espírito bélico e dominador da antiga União Soviética. Pútin, se deixarem será um novo Hitler e se deixarem sairá refazendo o antigo território soviético como forma de se manter em um poder ainda que hoje um pouco rompido pela falta de credibilidade.

A humanidade vem buscando fórmulas, isso é verdade, de crescer, de “navegar por mares nunca dantes navegados”, sobretudo no que diz respeito aos mares da ciência onde tudo, por mais avançado que esteja ainda é bastante obscuro e, de certa forma até perigoso de se navegar. A ciência vem crescendo em todo o mundo, ousando experimentos com que nunca sonhamos e até desafiando aspectos e crenças religiosas numa corrida que nos mostra mais a minúscula teoria do homem ao querer desafiar a natureza e pensar em criar o próprio ser humano. Nada mais perigoso, nada mais letal, nada mais desafiador e provocador até de guerras, do que os desejos de conquistas além da fé e do bem estar da humanidade em razão de crenças que deveriam permanecer invioláveis. Mas é claro que o homem não vai parar. Parece que foi criado para conquistar em todos os terrenos da vida. As guerras surdas que acontecem no dia a dia das pessoas, as pequenas batalhas vencidas e perdidas, todas são pílulas que vão se somando e na busca de vitórias vão acumulando também decepções que invadem suas almas criando os problemas que a vida nos mostra num dia a dia comum ou num dia a dia de grandes guerras como as que o mundo vive hoje.

Incrível como os tempos mudam, mas os desejos incontidos de buscar contendas não arrefecem. Como a chamada busca pela paz só acontece porque é incessante a procura pela discórdia, pelas desavenças, pelas grandes inquietudes. Desde as menores, as caseiras, as de pequenas comunidades, até as que são incrivelmente discutidas nos fóruns do mundo. Fóruns que só existem porque a paz ainda é impalpável, distante, discutível em suas formas e métodos. Claro que essas organizações são de um nível importantíssimo porque sem elas as coisas poderiam até ser piores, mas elas são produtos de incessantes diferenças e desavenças no mundo, coisa que, religiosamente começou quando Caim matou Abel. Portanto!!!

Então, respondendo à pergunta formulada no título e baseada em um grande filme hollywoodiano da década de 50, não existe resposta. A humanidade tem escolhido o seu papel. A humanidade é hábil na arte de se construir, se destruir, reconstruir e assim por diante, século após século porque só “assim caminha a humanidade”.






FOTONOTAS

SÍLVIO CAMELO – Pouca gente conhece o Sílvio religioso e que chegou a ter na TV Mar um programa católico e de grande fundamento para a sociedade. Sílvio sempre teve bons princípios, educado que foi por seus maravilhosos pais, Petrúcia e Arnaldo Camelo. Deputado estadual, ex-vereador, advogado, mas acima de tudo gente como a gente e que gosta de gente. Afável, simpático, pronto sempre para fazer o bem é um dos baluartes políticos dessa geração que tem feito muito bem ao estado de Alagoas. Quem o conhece sabe.

VALMIR GOMES – Um vereador do PT que se fez político através da medicina que exerce há muitos anos e que faz parte integrante de sua vida e de seu mandato. Sério, muito sério, parace ter chegado à política com a vontade férrea de fazer comunitariamente, o que é muito bom. Valmir é daquelas pessoas que buscam o bem e que através do mandato querem chegar com benefícios coletivos e não individuais. Isto mostra, sem dúvida sua riqueza de caráter e a vontade que, como político, parece ser uma de suas principais metas. Gente boa!




PARE PRA PENSAR
(do meu livro do mesmo nome)

A memória do ser humano é como biblioteca fechada. Quando abre espalha cultura.




ALERTAS DO DIA

* Cinco vereadores de Maceió entraram com um pedido ao Tribunal de Contas de Alagoas para que proceda uma investigação sobre a compra do Hospital do Coração pela prefeitura da capital. Eles sugerem que o preço é aviltante e que por outro lado não houve licitação. Sem entrar no âmago da questão, apenas faço uma pergunta: que tipo de licitação seria se só existe um Hospital do Coração? Outra pergunta: O dinheiro gasto para a compra saiu da indenização da Braskem, representa menos de 20% e está dentro do prometido, certo? Opinião simplesmente pessoal.

* Formidável a decisão do governador Paulo Dantas em promover a continuidade das obras do Aeroporto Regional de Maragogi. Uma necessidade que, inclusive, vai beneficiar os dois estados, de Pernambuco e de Alagoas. Por outro lado, o turismo de Alagoas está numa evolução crescente a olhos visto e como exemplo fica este feriado que estamos vivendo com mais de 90% dos leitos de hotelaria ocupados. Este Aeroporto vai promover não só a integração como a oportunidade de voos regulares sobretudo entre cidades do nordeste, atualmente com falhas enormes na malha viária.

* A grande discussão que chega agora no topo de Brasília é sobre a redução do trabalho para quatro dias semanais. Ora, gente, o país em que vivemos precisa de produtividade e isso só se consegue com a força do trabalho. Reduzir é induzir as pessoas a duas situações: Ou ao marasmo trazendo para si o odiento ócio trabalhista ou enfrentar um aumento de trabalho com bicos e extras que não fazem parte dos planos de governo quanto ao aumento da produtividade. Sempre achei desnecessário e agora parece mais com a institucionalização dos super feriados, aliás uma instituição nacional.

* Estamos em pleno outubro. O chamado outubro rosa que chama a atenção das mulheres e da sociedade em geral para a prevenção em relação ao câncer de mama. Um câncer que, se prevenido, se conhecida sua existência precocemente pode ser tratado e curado com toda a certeza, até porque a medicina moderna está aparelhada para tal. O que as pessoas precisam fazer é tomar a iniciativa de fazer sempre e anualmente o pré exame que vai apontar as possibilidades de contração ou não, da doença. Que aliás, também pode acontecer com os homens. Homens também têm mama.




POR AÍ AFORA


# Os países da América Latina condenaram unanimemente os episódios de violência em Israel, mas se dividiram quanto à atribuição explícita de responsabilidade ao Hamas. O Brasil - que preside o Conselho de Segurança da ONU até o final do mês - convidou a comunidade internacional a trabalhar para retomar imediatamente as negociações que levem a uma solução do conflito, que garanta a existência de um Estado palestino economicamente viável, que coexista pacificamente com Israel dentro de fronteiras seguras para ambas as partes.

# O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ofereceu a Israel neste sábado todos os meios apropriados de apoio após o ataque mortal do grupo militante palestino Hamas, e alertou qualquer parte hostil a Israel para não buscar vantagens. Autoridades dos EUA e de Israel estavam coordenando as necessidades militares de Israel após o ataque, com uma decisão esperada em breve, disse um alto funcionário dos EUA. Os Estados Unidos estão trabalhando com outros governos para garantir que a crise não se espalhe e seja contida em Gaza, disse o responsável.

# Dois cegos se envolveram em um incidente violento no início desta semana na cidade de Córdoba. Durante uma discussão, os homens se confrontaram e um esfaqueou o outro pelo que foi preso pouco depois. Segundo o site local Cadena 3, a briga ocorreu por volta das 9h de segunda-feira, na calçada 9 de Julio, quase na rua Tucumán, quando os homens que são vendedores ambulantes se cruzaram no meio da rua e um colidiu com o outro e derrubou uma garrafa térmica que tinha, segundo um comerciante que trabalha no local. Os dois então começaram uma discussão acalorada que logo atingiu o nível físico. Nem todo cego é o que parece.




ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, 45.1 e OOPS 10. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399