Sérgio Toledo

Lixo e educação

Sérgio Toledo 03 de outubro de 2023


Leio que em 60 dias, dois meses, a prefeitura municipal de Maceió através de órgão competente, retirou das galerias pluviais (esgotos) 524 toneladas de lixo.

Quem colocou o lixo lá? A falta de educação dos munícipes!

Uma tonelada, para quem não lembra, equivale a mil quilos. Então foram quinhentos e vinte e quadro mil quilos de lixo jogados pelos moradores de Maceió, sem a menor cerimônia! E depois vão reclamar dos gestores porque as ruas estão alagadas e não podem passar com seus veículos, ou a pé, quando chove.

Educação é um valor, uma prática social que visa ao desenvolvimento do ser humano. Também é o ato de educar. Ter instrução, disciplinamento e polidez. Está muito fora de moda. Hoje os pais e os responsáveis acham que o dever de educar é só da escola. O dever principal é dos pais e responsáveis.

Ruído na academia com gritos. Na área de lazer do prédio, do condomínio sem respeitar os direitos dos outros moradores. Abrir a janela do automóvel e jogar copo plástico, latas de bebidas, etc. demonstra falta de educação caseira e escolar.

Mais eu tenho liberdade. Tem, até onde tem início o direito do outro cidadão ou cidadã. Todos querem ter direito. Todas têm deveres! Todos e todas têm que respeitar o direito alheio!

Pais e mães, ainda há tempo para educar. Abriu? Fechou. Retirou? Devolveu. Acendeu? Apagou. Por favor. Obrigado. Terminou de tomar o refrigerante? A garrafa plástica vai para reciclagem e a tampa vai para o amor 21! Não vai para o chão! Muito menos para a rua ou avenida! Guardar dentro do automóvel e levar para casa.