Roberto Baia
Setembro Amarelo
O mês de setembro é dedicado à prevenção ao suicídio, valorização da vida e o cuidado à saúde mental. Para a psicóloga clínica Rayra Carolin, as campanhas de prevenção são necessárias. “É de extrema importância conscientizar as pessoas sobre esse assunto e mostrá-las que o suicídio é um problema de saúde, ou seja, pode ser tratado. Nesse sentido, o Setembro Amarelo e as demais campanhas de prevenção ao suicídio são extremamente relevantes. É preciso destacar que a importância do Setembro Amarelo não se resume em conscientizar as pessoas sobre o suicídio, mas também explicar que essa prática pode ser evitada, busca esclarecer que cometer suicídio não é a solução, bem como conscientizar as pessoas que elas podem (e devem) pedir ajuda”, esclarece.
Acompanhamento profissional
A atuação de profissionais em casos como esses permitem que situações extremas sejam evitadas, além de desenvolvimento de ferramentas para lidar com o que está acontecendo.
“Nós profissionais temos a capacidade de oferecer um espaço seguro e acolhedor para que os indivíduos que estejam enfrentando conflitos internos, crises emocionais possam se expressar livremente. Além disso, o psicólogo consegue identificar sinais de alerta e avaliar o risco de suicídio, através de uma avaliação e assim ajudar e ensinar habilidades para o enfrentamento emocional. A pessoa deve procurar ajuda com um profissional da área, para entender mais sobre o que está acontecendo, sentindo e como saber lidar melhor”, pontua a psicóloga que atende adultos de maneira online.
Informação é chave
Conhecer sobre a temática permite que a comunidade consiga compreender e acolher melhor.“A sociedade deve se informar para aprender e ajudar o próximo pois essa é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas saibam identificar quando alguém está precisando de ajuda e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente demonstrando conforto para escutar e saber ter uma boa ação para a ajuda”. É possível buscar ajuda por meio do Centro de Valorização da Vida (CVV), ligação gratuita, 188; CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde); além da UPA 24 horas, SAMU 192, Pronto Socorro e hospitais.
Está de volta
Acontece na próxima terça-feira, 3, a posse de Ângela Garrote (PP), como deputada estadual, a convocação da suplente foi publicada no Diário Oficial do Legislativo da última quarta-feira, 27.
A ex-deputada e ex-prefeita de Estrela de Alagoas, Ângela Maria Lira de Jesus Garrote é natural de Feira Grande e obteve 26.296 votos na última eleição
Se afastou
A deputada estadual Rose Davino (PP) deu entrada, no início da semana, no protocolo da Casa em duas licenças. A primeira de 25 de setembro a 04 de outubro para tratamento de saúde. A segunda de 5 de outubro a 28 de janeiro para tratar de assunto de interesse particular. Ambas já foram lidas no Plenário.
Em Batalha
A secretária de Agricultura, Carla Dantas, participou na quinta-feira, 28, da abertura da exposição 40ª Expo Bacia Leiteira, ela estava representando o governador Paulo Dantas, que esteve cumprindo agenda na exposição na sexta-feira, 29.
O evento acontece no Parque Mair Amaral, em Batalha e segue até este domingo, 1. A programação conta com atividades que ajudam a impulsionar a cadeia produtiva do leite do estado.
40ª Expo Bacia Leiteira
A exposição é realizada na parceria do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), a Prefeitura de Batalha e a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), além de contar com apoio de outras entidades do setor agropecuário do estado.
Assistências as vitimas
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, e representantes do 3° Batalhão da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) alinharam ações para agilizar a comunicação com informações sobre o acolhimento às pessoas vítimas de violência. A unidade hospitalar é referência para atendimentos em traumas, incluindo vítimas de agressão, para os moradores da II Macrorregião de Saúde, composta por municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.
Parceria importante
Segundo o diretor-administrativo do HEA, Paulo Pereira, esta parceria da saúde pública, por meio do Hospital com a PM busca reduzir o tempo/resposta da prática da violência e atendimento médico, até a prisão em flagrante do agressor, com a ação efetiva e rápida da força de segurança pública. "Isso vai garantir a segurança dos profissionais e do paciente, como também acelerar o processo de prisão e levar mais segurança para a população", explicou.
Mais uma etapa
Para a psicóloga Yanna Albuquerque, coordenadora da Área Lilás do HEA, a parceria com a PM é mais uma etapa da formação da Rede de Proteção às Vítimas de Violência. "É uma via de mão dupla para que as políticas públicas, efetivamente, sejam eficazes na assistência às pessoas vítimas de violência. Unindo as forças e juntando as redes temos mais possibilidades de combater a violência", enfatizou.
... O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) realizará em Penedo a segunda edição da campanha Registro Para Todos, disponibilizando a emissão gratuita de documentos nos dias 10 e 11 de outubro.
... De acordo com o TJ Alagoas, será possível emitir a segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, além da carteira de identidade (RG), CPF e carteira de trabalho (CTPS).
... A campanha Registro Para Todos será ofertada para a população de Penedo e mais 4 municípios no ginásio Padre Manoel Vieira, localizado ao lado da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, no bairro Castro Alves, a partir das 8 horas.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.