Edmilson Teixeira

Matriz de Camaragibe

Edmilson Teixeira 29 de setembro de 2023

Na última quarta-feira, integrantes que lidam com o funcionamento do Hospital regional de Matriz de Camaragibe, tiveram a oportunidade de receber uma capacitação sobre o novo protocolo de atendimento a pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio. A capacitação foi promovida pela Secretaria de Saúde do município, com a presença do secretário Rones Toledo, e contou com a participação de profissionais de diversos setores do hospital, como recepção, administração, enfermagem, técnica, obstetrícia e transporte.


Matriz de Camaragibe II

O protocolo, que em breve será implantado em todo o Estado de Alagoas, utiliza a plataforma JOIN, que permite uma comunicação rápida e eficiente entre as equipes médicas. O objetivo do treinamento foi orientar os profissionais sobre os procedimentos adequados para identificar e tratar os casos de IAM, que é uma das principais causas de morte no Brasil. Segundo a Prefeitura local, o protocolo visa reduzir o tempo entre o diagnóstico e a intervenção, aumentando as chances de recuperação dos pacientes.


Campanha

Por conta do estoque de sangue que continua sempre abaixo da expectativa foi que nesta quinta-feira, 28, o Hemoal marcou presença em duas cidades alagoanas, sobretudo como forma de assegurar uma campanha de doação voluntária junto à população. Foi em Porto Calvo e também em Teotônio Vilela. Por meio desta ação, o Hemoal atua para manter estabilizado o estoque de sangue do órgão. Isso porque, diariamente, são enviadas bolsas de sangue, plaquetas e plasma para todas as maternidades e hospitais públicos e filantrópicos do Estado.



Porto de Pedras

As belezas de Porto de Pedras estão atraindo a atenção dos visitantes que vão ao estande do governo de Alagoas na 50ª edição da ABAV, a maior feira de Turismo da América Latina que teve início na última quarta-feira, São Paulo, como parte do Dia Mundial do Turismo. O evento está reunindo os principais agentes do setor e promove a divulgação do turismo brasileiro. Esse ano, a exposição apresenta mais de 1.500 marcas, sendo 45% do público agentes de viagens. A expectativa é receber mais de 40 mil pessoas.


Porto de Pedras II

O material promocional está sendo entregue em parceria do Convention Costa dos Corais, responsável por promover os destinos da Costa mais bonita do Brasil. Esse ano a edição conta, além dos expositores, com uma novidade, a AbavTalks que é um espaço com seis arenas e mais de 60 apresentações, com o objetivo de capacitar mais de 5 mil pessoas.


Jovens e adultos
Em Alagoas a rede estadual de ensino registrou crescimento nas matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no ensino integral e na educação especial. As informações são dos dados preliminares da primeira etapa do Censo Escolar 2023, divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 18 deste mês. De acordo com o Inep, até o dia 31 de maio, data referência para a coleta do Censo Escolar 2023, a rede estadual de ensino contava com 164.821 alunos matriculados. Destes, 31.420 estão na Educação de Jovens e Adultos, 27.989 no ensino integral, e 6.468 na Educação Especial.


Palmeira

Prefeito Júlio Cezar que esteve esta semana em Brasília, afirma que buscar os interesses de Palmeira, tem sido um compromisso de seu governo desde 2017 em sua primeira gestão.. Na quarta-feira, ele esteve em audiência com o ministro dos Transportes Renan Filho, quando discutiram vários investimentos em infraestrutura, a serem concedidos pelo Ministério para o município. O prefeito também cumpriu agenda de trabalho na Caixa Econômica Federal, DNIT e no Ministério das Cidades.


Dados

Os números representam um avanço em relação ao ano de 2022. Na EJA, por exemplo, são 3.553 estudantes a mais do que os 27.867 matriculados em 2022. Já no ensino integral, o crescimento foi de 1.017 estudantes no intervalo de um ano. Na Educação Especial, por sua vez, o número de estudantes com deficiência passou de 5.996 em 2022 para 6.468 em 2023.


Fatia municipal

O secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, esteve no MP/AL, na última terça-feira. O intuito foi tratar da divisão do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Intermunicipal e Interestadual e de Comunicação (ICMS) para os 102 municípios alagoanos.


Objetivo

O encontro serviu para iniciar um diálogo crucial visando melhorar a metodologia de cálculo para o Índice de Participação dos Municípios (IPM), no que se refere à parte agrícola. Durante a reunião, foram discutidas medidas para aprimorar o suporte às comunidades rurais e fortalecer o setor agrícola.


Colônia Leopoldina

Em meio às festividades de emancipação política de Colônia Leopoldina na última quarta, o governador Paulo Dantas, declarou, que o Estado vai passar a pagar o 13º salário no mês de aniversário do servidor, a partir de janeiro de 2024 - “Um projeto do deputado Galba Novaes que em primeira mão, anuncio que será implementado a partir do início do próximo ano”, disse.


Colônia Leopoldina II

Para ele, a medida visa beneficiar o servidor que em algumas situações precisa pedir empréstimos junto aos bancos e instituições financeiras a fim de adiantar o 13º salário - pagando juros e correções monetárias, em muitos casos abusivos, o que reduz o poder de compra. “Com muita satisfação, e a parceria do governador Paulo Dantas, o nosso trabalho vai continuar firme em busca de mais qualidade de vida para todos os alagoanos”, declarou Galba Novaes.