Sérgio Toledo

Som em academia

Sérgio Toledo 28 de setembro de 2023

Academia de ginástica é um local onde os que procuram, encontram, uma condição de melhora para a saúde e manutenção da mesma. Com certeza, não é um local para barulho e nem tão pouco gritaria.

Exercício físico realizado só ou acompanhado (a) de educador físico, chamado (a) de personal trainer, não necessita de falar alto ou gritaria. Acontece que o mundo está virando ou virado de cabeça para baixo. Muitos, com honrosas exceções, vão ao local de exercício para exibição, falar alta aos gritos, ter contatos para futuros votos, etc.

Ainda existe um local fechado com vidro onde um, uma orientadora (o), ensina movimentos de dança para os ritmos atuais. Aí o bicho pega! O som vai ao limite máximo fazendo com que o som ambiente da academia desapareça e todos tenham que escutar aquela música de gosto muito duvidoso! Além é claro, de gritos irritantes!

A Associação Brasileira de Normas Técnicas, (ABNT) definiu a quantidade de ruído (som) máximo permitido em áreas residências. O barulho não deve passar dos 55 decibéis (conversação alta) no período do dia e 50 decibéis (conversação normal) durante a noite.

As novas recomendações para limitar o risco de perda auditiva é nível sonoro de até 100 decibéis (música de rock). O ouvido humano suporta sem dor até uma intensidade de 120 decibéis (decolagem de um avião). Acima deste valor, os sons são nocivos e podem destruir as estruturas do ouvido interno, de forma irreversível, produzindo surdez.

Alguém que se exponha a níveis sonoros superiores a 90 decibéis (piano tocando alto), por mais de 4 horas é altamente prejudicial à saúde!