Sérgio Toledo

19 de setembro

Sérgio Toledo 19 de setembro de 2023

Mais um ano para comemorar o dia do Ortopedista Brasileiro.

Parabéns a todos e todas amigos e colegas médicos ortopedistas do Brasil!

Meu avô Barbosa, dizia que eu seria engenheiro das “obras prontas”! Ainda bem que a minha inaptidão para física e matemática me colocou na direção da medicina. Química e biologia me tratavam melhor e assim consegui ser aprovado no vestibular da Escola de Ciências Médicas de Pernambuco em 1966. Hoje a Faculdade é chamada de Medicina da UPE (Universidade de Pernambuco). Ano passado completamos 50 anos de formatura. Jubileu de ouro!

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia tem sempre trabalhado para colocar a entidade e os seus associados no melhor nível de aprendizado e desempenho em relação à América Latina, como também ao Mundo.

Claro que temos infelizmente que conviver com dirigentes do País que não olham com bons olhos para a cultura e o aprendizado em alto nível de graduação e pós-graduação. Haja visto o número de Faculdades privadas e o ínfimo número de Hospitais para a chamada residência médica. Como também para a extensão em mestrado e doutorado.

Assim temos que “que correr atrás”, se quisermos melhorar o conhecimento e a habilidade, procurando sempre o caminho do exterior para tal.