Roberto Baia

Renan em Arapiraca

Roberto Baia 13 de setembro de 2023
Renan em Arapiraca
Prefeito Luciano Barbosa ao lado do senador Renan Calheiros - Foto: Divulgação

Cumprindo uma agenda de trabalho, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) esteve em Arapiraca na última sexta-feira, 8, onde ao lado do prefeito Luciano Barbosa
visitou algumas obras em andamento na segunda cidade mais importante de Alagoas. Um dos projetos que Calheiros conheceu foi o “Nossa Praça”, que está urbanizando e construindo novas ciclovias nas antigas linhas férreas que cortam Arapiraca.

Na visita, Renan parabenizou o gestor arapiraquense:

“Parabéns ao prefeito Luciano pelo empenho em transformar a cidade de Arapiraca”, disse.

Serviços prestados


Como senador, Renan tem muitos serviços prestados ao município de Arapiraca através da apresentação de emendas ao orçamento da União que resultaram na liberação de recursos para novos investimentos, como a urbanização do Lago da Perucaba, investimentos para a área de saúde, educação, novas rodovias, mobilidade urbana, entre outras.

Redução da violência


O 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) - sediado em Arapiraca, divulgou na segunda-feira, 11, os números relacionados ao combate à violência na região durante o mês de agosto de 2023.

De acordo com o levantamento registrado no Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), os números foram satisfatórios e apresentou uma queda significativa no combate à criminalidade no Agreste do estado.

Combate a criminalidade


Um dos fatores mais positivos com relação aos dados apresentados foi a redução no número de crimes violentos letais intencionais, o chamado homicídio. Em relação ao mês de agosto de 2022, a queda foi de 60% em Arapiraca e 50% em toda a área do 3º BPM. Com relação ao ano de 2021, as reduções foram ainda maiores, 80% em Arapiraca e 64% em toda a área do 3º BPM.

Outro fator importante apresentado foi o não registro de roubos a residências em Arapiraca e toda a região que a unidade atende.

Festival de Cinema


Símbolo de Arapiraca e fruto cultural de um período de ascensão econômica do município, o canto das Destaladeiras de Fumo está prestes a ser eternizado no audiovisual arapiraquense desta quarta-feira, 13, na abertura da 2ª Edição do Festival de Cinema de Arapiraca, no Arapiraca Shopping, com a exibição do curta-metragem “O Canto”.

Raízes da tradição


O filme de Izabella Vitória e Isadora Magalhães evoca as raízes da tradição que caminha lado a lado com o desenvolvimento de Arapiraca, cidade que cresceu nas décadas de 70 e 80, a partir da plantação e exportação fumageira. A obra surge como uma forma de registrar a riqueza cultural das cantigas que nasceram das mulheres que trabalhavam no processo de destalagem do fumo e que foram mantidas ao longo dos anos e das famílias, tornando-se um selo vivo da cidade pelo Brasil afora.

Selo vivo


“O filme retrata em sua poética visual e sonora parte do que atravessa nossa identidade, a sabedoria das nossas antepassadas, compõe muito do nosso inconsciente coletivo enquanto arapiraquenses, e naturalmente se torna um traço da nossa expressão”, explica a artista visual e diretora do curta, Izabella Vitória.

Escolas indígenas


Alagoas está muito próximo de ganhar mais quatro escolas indígenas, um investimento de mais de R$ 15 milhões, segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe, no final de semana, os extratos dos contratos para construções. As obras devem começar ainda em setembro, e a previsão é de que as unidades sejam entregues em até 12 meses.

As ordens de serviço para as obras de construção foram assinadas, pelo governador Paulo Dantas, no dia 25 de julho.

Quadras poliesportivas


As escolas com até seis salas serão erguidas nas comunidades Aconã, em Traipu; Karuazu/Aldeia Campinhos, em Pariconha; Karapotó/Aldeia Terra Nova, em São Sebastião; e Kalankó, em Água Branca. Em todas elas, o Governo de Alagoas também vai construir quadras poliesportivas, fomentando, assim, o esporte enquanto instrumento de inclusão social.

Novo planejamento


A diretoria Executiva do ASA iniciou na segunda-feira, 11, o planejamento para a temporada 2024 com o anúncio do ex-presidente, médico e conselheiro do clube, Celso Marcos, 46, como o novo vice-presidente de Futebol do gigante.

Com a experiência de quem presidiu o ASA no acesso à Serie B, em 2009, e que tem no currículo o título Estadual e vice-campeão Brasileiro da Série C, Celso chega para o futebol com a responsabilidade de gerir o futebol e com total confiança do atual presidente Rogerio Siqueira.


... O estoque de sangue de tipos negativos está zerado na unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que precisa com urgência de voluntários. Pessoas com outros tipos sanguíneos também podem doar.

... Para fazer uma doação e salvar vidas, é preciso ter entre 16 e 69 anos, não estar gestante ou lactante, ter no mínimo 50kg, não ter ingerido bebidas alcoólicas no período de 12 horas.

... O Hemoal Arapiraca fica ao lado da Escola Alternativa, no bairro Eldorado de Segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h. Sábados, das 7h às 12h e das 13h às 16h.