Edmilson Teixeira

Mata Grande

Edmilson Teixeira 12 de setembro de 2023

Muita agitação promete o dia inteiro desta quarta-feira, 13, no povoado Santa Cruz do Deserto, lá em Mata Grande. Tudo por conta do seu tradicional Festival do Feijão. A Prefeitura está dando todo apoio, cuja festa, mesmo no meio da semana, promete engrandecer a animação da região sertaneja. As atrações musicais à noite ficam por conta de Nadson o Ferinha, Júnior Moral e Taty Girl.

São José da Tapera


A comunidade estudantil de Tapera agora dispõe de uma biblioteca itinerante, além de uma nova brinquedoteca. Confessa o prefeito Jarbas Ricardo, que inaugurou esses serviços no último final de semana, os espaços que reforçam o incentivo à leitura e à aprendizagem dos alunos, além de impulsionar o crescimento e desenvolvimento de todos que amam leitura.

Pilar


O entusiasmo religioso do povo pilarense, sobretudo os devotos do Padre Cícero, tem sido uma marca impressionante terra do bagre. No último final de semana embarcaram para Juazeiro do Norte/CE, cerca de 1.400 romeiros, cuja Prefeitura viabilizou 31 ônibus para conduzir todos eles. “É uma jornada de fé. Estamos muito felizes em proporcionar cada vez mais conforto e segurança neste momento tão importante na vida dos pilarenses” comentou o prefeito Renato Rezende, salientando que se trata da maior romaria já vista em Alagoas.

Chã Preta


O final de semana promete movimentar a economia da pequena cidade de Chã Preta, no Vale do Paraíba. Tudo por conta do II Festival da Cultura e Meio Ambiente. A movimentação começa na sexta-feira, principalmente a partir das 21h. Xandy Avião, Maciel Valente e Rafinha Big Love vão se apresentar no palco, prometendo agitar o público presente. Já sábado, na Serra Lisa (Zona Rural), se apresentam Tiago Silva, Hugo Tavares e Juarez Cazeh (The Voice).

Chã Preta II


“O Festival da Cultura e Meio Ambiente vem ganhando força e desta vez é esperado um bom número de frequentadores, pois é uma festa que a gente conta com apoio dos governos estadual e federal, para assim movimentar a nossa economia. De maneira que evento desta natureza resulta no contentamento do nosso povo, porque gera uma cadeia produtiva no mercado local” disse prefeito Maurício Holanda, dando conta de que atualmente 53 obras públicas estão sendo executadas em sua administração.

Anadia


No último sábado quem esteve em Anadia, teve a oportunidade de prestigiar a III edição da Feira Gastronômica e Artesanal. O evento foi promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, visando garantir iniciativas de valorização à cultura e gastronomia local. A programação contou com uma grande variedade de produtos, alimentos; além da apresentação inaugural do Grupo de Xaxado “Os Virgulinos” e show da banda Farra de Milhões.

Arapiraca


Amanhã em Arapiraca, a Federação das Associações e Cooperativas dos Artesãos do Estado de Alagoas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realizará o III Congresso Alagoano de Artesãos. O evento, que visa debater a atual conjuntura da profissão dos artesãos, será no Auditório do Sest Senat. A programação conta com palestras sobre direitos dos artesãos, apresentações culturais e debates. Na oportunidade, também será produzida uma documentação em prol da classe que os delegados apresentarão no IX Congresso Nacional dos Artesãos Brasileiros.

São Sebastião


Um “Zé Mané” da vida entrou em cana no último final de semana ao conduzir em seu veículo (gol) uma grande quantidade de maconha. A cena foi registrada no posto da PRF, em São Sebastião, BR101. É que estava havendo uma operação policial, pois o condutor do veículo não estava utilizando cinto de segurança e, além disso, estava falando ao telefone enquanto dirigia. Tais irregularidades no trânsito chamaram a atenção das autoridades, que prontamente decidiram realizar a abordagem. Foi preso.

Desespero


O cenário econômico para todos os prefeitos do Brasil mudou completamente com o advento do presidente Lula, pelo menos é o que afirmam os gestores municipais de Alagoas. Para tanto, na noite do último domingo, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Discutiram justamente a crise financeira e o avanço de pautas prioritárias do movimento municipalista que podem amenizar o cenário. No encontro estava a alagoana que é a 3ª vice-presidente da entidade, Rosiana Beltrão.

Alagoas


“Em Alagoas, por exemplo, dos 53 Municípios que informaram dados ao Siconfi [Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro], 75% estão com déficit. Ano passado, eram 6%”, disse Paulo Ziulkoski. Ele falou que esse cenário deve ainda se agravar, citando medidas recentes que terão impacto expressivo na ponta, a exemplo de pisos salariais e da obrigatoriedade de oferta de vagas em creches.

Outros


Também foram apontadas questões como o pagamento de emendas, a queda no repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e as dívidas com a previdência social. “A previdência é a mais grave de tudo isso. São R$ 200 bilhões em dívidas dos Municípios. Como é que vai pagar? É impagável. Não tem mais como governar”, alertou Ziulkoski.