Roberto Baia
Reunião importante
Na última terça-feira, 5, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, juntamente com 12 vereadores do município, estiveram no gabinete do vice-governador, Ronaldo Lessa (PDT), que também é presidente estadual do PDT-AL, com o objetivo de fortalecer a colaboração entre o Governo de Alagoas, Prefeitura e Legislativo Municipal.
Arapiraca é segunda maior cidade do estado, situada em uma posição estratégica para o desenvolvimento da região. A consolidação de forças também será fundamental importância para as próximas eleições e reforça o grupo que elegeu Paulo Dantas governador e Ronaldo Lessa, vice.
Parceria sólida
A visita, que foi uma retribuição à ida de Ronaldo a Arapiraca, é vista como um passo importante para restabelecer uma união e uma parceria sólida visando à realização de obras em conjunto para o benefício do Agreste e do Sertão.
O encontro foi coordenado pelo competente articulador político Eli Mário Magalhães, conhecido por sua habilidade em transitar no grupo dos Renans, inclua-se aí, novamente, Luciano Barbosa, de quem é amigo pessoal, bem como no grupo de Ronaldo Lessa. Aliás, Eli Mário, que é presidente do PDT Arapiraca, assume papel redobrado nesse contexto porque é o elo de ligação, a ponte que une e faz transitar com naturalidade os dois grupos.
Compromisso e responsabilidade
No encontro, Ronaldo Lessa ressaltou que a visita de Luciano Barbosa sela um compromisso de responsabilidade entre o governo do Estado e Arapiraca. "Luciano já esteve reunido com o governador Paulo Dantas; eu já tive a oportunidade de ir a Arapiraca para discutirmos essa questão, e esse encontro de hoje é para continuarmos refletindo e trabalhando no sentido de fazer o melhor para Alagoas. É uma visita de cooperação, para a gente encontrar as soluções necessárias para este Estado", destacou o governador em exercício.
Pedido de exoneração
O presidente da Câmara de Vereadores de Porto Real do Colégio, Tibúrcio Militão Júnior, recebeu uma recomendação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL), por meio da Promotoria de Justiça, para exonera dez assessores da Câmara. De acordo com a recomendação, que foi publicada no Diário Oficial do MP-AL de terça-feira, 5, ficou comprovada a “ausência de prestação de qualquer serviço público de interesse do Poder Legislativo local”. Segundo a Promotoria, a exoneração não trará prejuízo à continuidade dos serviços públicos prestados pelo Poder Legislativo do município.
Sem atividade
De acordo com o documento, a Promotoria considerou que realizou oitivas que demonstraram que os assessores “não exercem nenhuma atividade pública, não comparecem ao posto para desenvolver atividades laborais, não estão submetidos a nenhuma espécie de controle ou fiscalização, contudo, recebem remuneração dos cofres da Câmara de Vereadores de Porto Real do Colégio”.
O presidente da Casa prestou depoimento na Promotoria de Porto Real do Colégio e afirmou não ter nomeado nenhum dos dez assessores, “evidenciando, portanto, ausência de controle sobre tais servidores”.
Processo administrativo
O MP-AL, por meio da Promotoria de Porto Real do Colégio, recomendou ainda ao presidente que se instaure um processo administrativo para investigar o recebimento de remuneração sem prestação de serviço por todos os assessores, de gabinete e parlamentares, da Casa, de janeiro a agosto de 2023. O vereador tem até dez dias para informar se acatará ou não a Recomendação.
Em caso de negativa, o presidente da Câmara de Porto Real do Colégio deve apresentar os fundamentos para a negação da recomendação.
Delmiro Gouveia
Na manhã de quarta-feira, 6, o Ministério Público de Alagoas (MP/AL) participou da assinatura de ordem de serviço em Delmiro Gouveia. O documento trata sobre o início das obras de abastecimento de água na cidade pela concessionária Águas do Sertão. A medida é fruto de recomendação emitida pelo MP, devendo beneficiar 369 famílias de baixa renda.
Fornecimento de água
As obras vêm no sentido de regularizar o fornecimento de água no conjunto habitacional Sônia Coco e fazem parte de um projeto maior, de regularização fundiária da região, explica o promotor de Justiça Paulo Henrique. As casas da região foram ocupadas irregularmente, por meio de invasão, e o problema se arrasta por mais de 12 anos.
Auxílio Rural
Com o objetivo de ajudar o pequeno agricultor a alugar máquinas, comprar insumos ou buscar assistência técnica para fortalecer a agricultura familiar, a Prefeitura de Girau do Ponciano implementou o Auxílio Rural, no valor de R$ 500 para ajudar mais de 4 mil agricultores da cidade.
De acordo com a prefeitura, o investimento total é de mais de R$ 2.220.500,00
Informações de cadastro
A gestão reforça que para fazer o cadastro, o produtor deve procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos. No local, também poderá conhecer outras iniciativas do município para a agricultura local.
Fortalecimento da economia
O prefeito David Barros, ressaltou a importância do Auxílio Rural para que os agricultores possam produzir mais e fortalecer a economia local.
“O pagamento do Auxílio Municipal Rural, que já foi liberado o ano passado, também vai ser liberado esse ano também, a partir do dia 11 de setembro. Assim, o agricultor poderá produzir mais e melhor, fortalecendo a economia e a agricultura girauense”, disse.
... A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, informa que os agendamentos para uso das Tendas da Praça Luiz Pereira Lima, conhecida como Praça da Prefeitura e do Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, devem ser feitas com um prazo de 10 dias de antecedência ao evento, por meio de ofício entregue pessoalmente na Secretaria, ou pelo -Email: [email protected].
B
... Também serão obrigatórios a inclusão de banheiros químicos na realização desses eventos, assim como fica proibida a comercialização de bebidas no espaço.
... Os realizadores também devem deixar as tendas limpas e retirar todo o lixo e resíduos do evento quando ele acabar.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.