Edmilson Teixeira

Encontro

Edmilson Teixeira 07 de setembro de 2023

O MDB, que conta com cerca de 70% dos prefeitos alagoanos filiados, promove na outra sexta-feira, dia 15, a partir das 14h no hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, a apresentação do projeto Bandeiras e Caminhos. Trata-se de uma ação da Fundação Ulysses Guimarães- FUG- que percorrerá o Brasil, a fim de apresentar seus dois principais programas lançados neste ano: Educação do Futuro e Caminhos da Cidade.

Encontro II


“Aqui estarão neste evento, além de prefeitos, deputados, vereadores e lideranças políticas, o deputado federal Baleia Rossi que é presidente nacional do MDB e o presidente da FUG Nacional, deputado federal Alceu Moreira” disse Yasmin Silveira, presidente da Juventude da FUG/AL.

Congresso


Os desafios da saúde digital foram a tônica das discussões desta terça-feira, 5, em Salvador/BA, coordenadas pelo presidente do Cosems-AL Rodrigo Buarque. Ele lamentou a ausência de representante do Ministério de Saúde na mesa para levar a voz dos municípios ao governo federal. Trata-se do 9⁰ Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde que terminou ontem.

Coruripe


Coruripe continua bem representada politicamente em Alagoas. Além de Marx Beltrão, deputado federal e Mesaque Padilha estadual, tomou posse na última terça na Assembleia Legislativa, Henrique Carvalho Beltrão, conhecido como Henrique Chicão, (Republicanos). Suplente, o parlamentar assumiu seu primeiro mandato na Casa na vaga aberta pelo deputado André Silva (Republicanos), que se licenciou para tratamento de saúde e para cuidar de assuntos particulares.

Pindoba


No outro sábado, dia 16, feriado estadual (dia da emancipação política de AL) Pindoba vivenciará pela 17ª vez, a sua grande Cavalgada promovida pela família Tenório. “É uma festa saudável, sobretudo por reunir amigos, parentes e pessoas que moram no entorno da nossa querida cidade de Pìndoba, para um momento de muita animação e entretenimento e descontração, pois esse ano com certeza será na mesma pegada das edições passadas” disse Maurício Tenório, que está à frente da organização.

Obras


Para os prefeitos alagoanos aqui vai um recado do governo federal: Brasília alerta que os gestores têm até este domingo dia 10, para solicitar a retomada de obras paradas ou inacabadas no âmbito da educação básica por meio do programa do Governo Federal. De acordo com o Painel de Acompanhamento do Pacto Nacional pela Retomada de Obras Paradas da Educação Básica, 74 obras em Alagoas são passíveis de retomada.

Obras II


Do número total, 38 já foram solicitadas retomadas, representando 48%. Os dados do painel também revelam que 64 obras estão inacabadas e outras 7 paralisadas. O objetivo do programa é possibilitar a conclusão de mais de 3.600 obras de infraestrutura escolar paralisadas ou inacabadas em todo o país, o que pode criar cerca de 450 mil vagas nas redes públicas de ensino no Brasil.

São José da Laje


A prefeita Angela Vanessa encaminhou para a Câmara, Projeto de Lei solicitando crédito especial para o pagamento do piso nacional da enfermagem. Disse que tanto os profissionais efetivos quanto os contratados serão beneficiados com o piso, com direito a pagamento retroativo de quatro meses. “Ao contrário de diversos municípios, o piso nacional da enfermagem em São José da Laje é uma realidade, o que serve de inspiração para municípios que sentem dificuldades em garantir esse direito a categoria”, disse sua assessoria.

Campestre


Durante mais uma sessão legislativa, Mazinho, representante do município de Campestre, apresentou a indicação 02/2023, que visa beneficiar os agricultores familiares da região. A proposta sugere a isenção do pagamento de impostos municipais para aqueles que comercializam seus produtos na feira livre local. A medida foi aprovada pela Casa e agora cabe ao Executivo sancionar.

Joaquim Gomes


Sobre a bronca de dívida junto ao fornecimento de energia elétrica, foi que na última segunda-feira, um grupo de lideranças indígenas da Aldeia Wassu Cocal, de Joaquim Gomes, se reuniu na sede da Equatorial Energia em Maceió. Eles foram discutir uma série de questões de interesse coletivo para a aldeia, incluindo a suspensão dos cortes de energia, a negociação das dívidas, a remoção dos nomes do SPC e a compensação pelo uso das redes de transmissão dentro do território indígena.

Santana do Ipanema


Mesmo sabendo das dificuldades para superar politicamente o grupo da família Bulhões lá em Santana, é que a oposição vem se articulando para abocanhar a Prefeitura na eleição do ano que vem. Encabeça esse plano, integrantes do Partido Progressista (PP) que por sua vez estima eleger uma bancada de, no mínimo, 6 dos 11 atuais vereadores. O pré-candidato a prefeito, Edson Magalhães, tem atraído novos candidatos ao cargo de vereador, incluindo ex-vereadores e atuais suplentes.

Santana do Ipanema II


Pois o advogado e pré-candidato a prefeito Edson Magalhães assinou a ficha de filiação ao PP, e a filiação dos ex-prefeitos, o advogado Marcos David e o Professor Mário Silva, que prometem fortalecer a candidatura de Edson Magalhães em 2024 devido à experiência dos ex-gestores. Marcos David foi eleito em 2000, sucedendo o prefeito Paulo Ferreira. Em 2012, o Professor Mário Silva derrotou o grupo da família Bulhões. Detalhe é que nenhum dos dois conseguiu se reeleger.