Roberto Baia

Ação judicial

Roberto Baia 06 de setembro de 2023
Ação judicial
Ex-prefeito da cidade de Canapi, Celso Luiz - Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Canapi, Celso Luiz, moveu uma ação de calúnia e difamação contra o também ex-prefeito, Zé Hermes, pai do atual prefeito da cidade, Vinícius Lima. De acordo com a ação judicial, Celso Luiz pede que Zé Hermes, que é atual secretário de Assuntos Estratégicos de Canapi, pague R$ 20 mil em indenização.

O pai do prefeito gravou um vídeo e publicou nas redes sociais, acusando Celso Luiz de ladrão e corrupto. “Celso Luiz é um sujeito que nunca deu um dia de trabalho na vida. Ele sempre viveu mamando nas tetas do dinheiro público, sugando os pobres. Se existe um ladrão aí, um corrupto em tudo isso, é Celso Luiz”, disse Zé Hermes.

Ultrapassou o limite


Segundo os advogados de Celso Luiz, as falas de Zé Hermes ultrapassaram o limite da liberdade de expressão e adentrou-se no terreno da difamação e da calúnia. O processo segue no 5º Juizado Cível da Capital, porque tanto Zé Hermes quanto Celso Luiz possuem também domicílio em Maceió.

Briga antiga


Vale ressaltar que a briga entre as famílias de Zé Hermes e Celso Luiz é antiga em Canapi e a cada eleição ela fica mais acirrada. Nas eleições do próximo ano o atual prefeito Vinícius Lima, não pode mais concorrer ao executivo municipal, pois já foi reeleito. Com isso, Celso Luiz vê a possiblidade de voltar a comandar a prefeitura.

Operação em Arapiraca


Na madrugada de ontem, uma operação policial foi deflagrada em Arapiraca. Com o objetivo é combater o tráfico de drogas furto, roubo e adulteração de veículos. A ação foi coordenada pelo delegado Edberg Oliveira da Delegacia Regional de Arapiraca. Segundo ele, a ação contou com o suporte de equipes do Canil da Polícia Militar de Alagoas.

Busca e apreensão


De acordo com o delegado, ao todo, 16 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Duas armas de fogo, uma espingarda do calibre 12 e um revólver do calibre 36, além de uma quantidade considerável de drogas e duas motocicletas com as características adulteradas.

Um homem foi conduzido para a delegacia pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

Distribuição de urnas


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou a distribuição de novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Municipais de 2024 em todo o Brasil. Para o pleito, serão substituídas aproximadamente 220 mil dessas máquinas.

A distribuição do modelo UE2022 para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) teve início em agosto deste ano e se estenderá até fevereiro ou março de 2024, quando será concluída a produção de novos equipamentos.

Novas máquinas


“Já foram produzidas e enviadas aos TREs cerca de 25 mil urnas. Todos os estados brasileiros serão contemplados com novas máquinas, e cada TRE receberá um quantitativo proporcional ao seu parque de urnas eletrônicas. Com essa atualização, deixarão de ser utilizadas e serão descartadas de forma ecologicamente correta aproximadamente 194 mil delas. São equipamentos adquiridos em 2010 e que já chegaram ao seu ciclo final de uso”, afirma o chefe da Seção de Tecnologia de Urnas Eletrônicas do TSE, Ivanildo Pereira.

Acréscimo no Legislativo


Três cidades alagoanas registraram queda populacional e podem perder até dois vereadores do Legislativo Municipal, já as cidades de Arapiraca, Rio Largo, Satuba, Maragogi, Delmiro Gouveia, Maceió, Girau do Ponciano e Santana do Ipanema, obtiveram um aumento populacional muito significativo e poderão ter um acréscimo no Legislativo.

Arrecadação do FPM


Para 69 prefeituras de Alagoas, cujas cidades tiveram queda de população, os números vão resultar em perda de arrecadação, especialmente do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Mas 33 cidades de Alagoas tiveram crescimento populacional e poderão ter um acréscimo no FPM..

Aumento de vagas


De acordo com o Blog do Edivaldo Junior, o aumento do quantitativo de vereadores, dependerá da decisão das atuais câmaras municipais. Ou seja, os próprios vereadores podem decidir se querem ou não aumentar os números de vagas.


... Na segunda-feira, 4, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizou a entrega da Carteira Nacional do Artesão (CNA) para 30 profissionais. A ação foi realizada em parceria com o Sebrae e aconteceu no auditório da entidade.

... Além da carteira, foram entregues também dois certificados: do II Congresso Alagoano de Artesãos, realizado em 2022 pela Federação das Associações e Cooperativas de Artesãos do Estado de Alagoas (Falarte), e da oficina Formação de Preço e Venda para Artesãos, realizada pelo Sebrae.

... O evento contou com a presença do diretor do Mercado do Artesanato, Jailton Barbosa, da superintendente de Desenvolvimento Local, Emprego e Renda, Tania Macedo, e do presidente da Falarte, Sérgio Ricardo Nascimento.