Sérgio Toledo

Faixa de pedestre

Sérgio Toledo 05 de setembro de 2023

É um conjunto de várias faixas brancas e vermelhas ou brancas e azuis, que servem para que uma rua seja ultrapassada com segurança por pedestres.

No artigo 68 do Código de Trânsito Brasileiro está escrito que o pedestre tem sempre prioridade sobre os demais usuários da via quando utiliza a faixa de pedestre, faixa de segurança ou passadeira, ou ainda passagem de peões.

O que vejo aqui na nossa Cidade de Maceió e em outros locais do Brasil? O desrespeito dos motoristas e dos pedestres. Por falta de ensinamento? Por falta de educação? Por falta de cuidado com a sua vida e a dos outros? Todas e mais algumas.

Motoristas que só param na faixa de pedestre da orla, porque tem muito turista. Motoristas que param bruscamente sem avisar. Ligar o botão do pisca alerta, tantas vezes usados sem razão e aqui esquecido totalmente, podendo produzir uma colisão traseira. Motoristas muito apressados que não esperam que o pedestre atravesse totalmente a via pública e chegue são e salvo na calçada do lado oposto.

Pedestres que dispondo de duas faixas de pedestre, uma a direita a 50 metros e outra a esquerda a 100 metros preferem atravessar a rua ou avenida exatamente defronte ao seu hotel ou ao estabelecimento que irá visitar, onde não existe faixa. Muitas vezes com a família inteira, dando um péssimo exemplo aos filhos e filhas que irão repetir adiante o que aprenderam errado.

Fora do Brasil. Então. Todos os automóveis, motocicletas, bicicletas, patinetes, etc. param sem pestanejar para o pedestre passar. E lógico, os pedestres só atravessam nas faixas! Educação? Bom senso? Respeito a vida humana? Cada qual pode tirar suas conclusões.