Roberto Baia

Sem dinheiro

Roberto Baia 02 de setembro de 2023
Sem dinheiro
Presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley. - Foto: Divulgação

Na última quarta-feira, 30, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito de Cacimbinhas Hugo Wanderley (MDB), disse em entrevista que prefeitos tiveram a falsa ilusão de que prefeituras estavam arrecadando muito por conta da pandemia, e que medidas aprovadas pelos governos anteriores sobrecarregaram as contas municipais.

Estavam fechados


Hugo Wanderley explicou também que a maior parte dos seus serviços municipais estavam fechados e não tinha reajuste salarial.

“Durante a pandemia, tivemos uma falsa sensação de que os municípios estavam arrecadando muito. O aumento de arrecadação se deu por conta da inflação, e naquele momento não sentimos os efeitos porque os municípios estavam com a maior parte dos seus serviços fechados - aulas paralisadas, festividades paralisadas, salário não tinha aumentado, combustível”, disse o gestor.

Programas subfinanciados


Ainda de acordo com o político, tem programas federativas são subfinanciados, e mais de trinta anos não tem reajuste. “fazendo que os municípios tenham que tirar dos próprios cofres para fechar essas contas”.

O presidente da AMA disse que a solução possível para o problema está numa mobilização do congresso nacional em torno do municipalismo. “É necessário que o congresso toque medidas urgentes para que seja sanada essa perda de receitas, e para que possamos sustentar essa recessão econômica. Os juros se encontram muito altos e isso desestimula a atividade econômica, por isso não temos consumo”, finalizou Hugo Wanderley.

Protesto em Arapiraca


Na manhã de sexta-feira, 1, a família e amigos do jovem Allysson Teodosio, fizeram um protesto em busca de justiça, em frente ao Fórum de Arapiraca, no bairro Santa Edwiges. Cerca de 20 pessoas fecharam a via e queimaram pneus durante a manifestação. Com faixas e cartazes, eles pediram por Justiça e que o culpado pela morte do motociclista fosse punido.

Atingido por carro

Allyson Teodósio do Nascimento, de 25 anos, era natural de Arapiraca, mas residia em Maceió, no dia do acidente o jovem estava na Capital do Agreste, visitando os parentes. Allyson foi morto após ser atingido por um carro na contramão, na rodovia AL 110, depois da entrada do povoado Pau D'Arco, na zona rural de Arapiraca. O acidente ocorreu no dia 15 de julho deste ano.

Está acamada


A esposa do Allysson, estava no momento do acidente e está acamada. “Eu me encontro acamada no momento, mas infelizmente temos uma perda maior do nosso amado Allyson, que foi morto por um criminoso que se encontra solto e estava bêbado”, disse Elly, viúva do motocilista.

Girau do Ponciano


Com o apoio da prefeitura de Girau do Ponciano e dos vereadores Izabel Luiz e Osvaldo Alexandre, presidente da Câmara Municipal, alunos da Cooperativa Educacional EEBIC (Escola de Educação Básica Imaculada Conceição) participaram da 42ª Jornada de Foguetes, sendo classificados e convidados a apresentar seu projeto na cidade do Rio de Janeiro.

Projeto diferente


O projeto visa uma interdisciplinaridade entre física, química e matemática, mostrando para os alunos do ensino fundamental e médio a importância dessas matérias e como elas se relacionam, em um projeto diferente do habitual, melhorando o processo de ensino aprendizagem.

Jornada de foguetes


A jornada de foguetes consiste em construir e lançar foguetes o mais distante possível e, a equipe Saturn V da EEBIC, foi uma das convidadas por ter ultrapassado os limites mínimos de distância estabelecidos no regulamento da 42ª Jornada de Foguetes. Os alunos Maria Eduarda, Isabel Cristina e Marcelo Henrik, foram ao Rio de Janeiro representando os demais alunos da escola neste projeto, o qual foi coordenado pelos professores Rosana Gomes e Denilson Bispo.

Certificado internacional


Os alunos e alunas da Escola de Ensino Fundamental José Pereira Lúcio, na Vila Bananeiras, Zona Rural de Arapiraca, participaram, na quinta-feira, 31, da avaliação do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência (TIMSS), aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Domínios cognitivos


De acordo com o Ministério da Educação (Mec), o TIMSS avalia os principais conteúdos e domínios cognitivos em matemática e ciências a serem testados no 4° e 8° ano do ensino fundamental, sendo as matrizes de competência analisadas em duas dimensões, domínio dos assuntos estudados e a especificação dos processos de pensamentos de avaliação. (Com Assessoria).


... Três municípios alagoanos enfrentam a possibilidade de reduzir o número de vereadores em suas câmaras municipais nas eleições do próximo ano, de acordo com os resultados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

... Campo Alegre e Anadia, no Agreste, e Ibateguara, na Zona da Mata, tiveram uma significativa queda no número de habitantes em relação ao censo anterior, o que pode resultar na perda de um total de seis cadeiras nos legislativos municipais.

... A cidade de Campo Alegre foi a mais afetada, registrando uma queda populacional de 37,2%, passando de 51.121 habitantes para 32.106 em 2022. Com base nas regras atuais, a cidade reduziria o número de vereadores de 15 para 13, resultando na perda de duas vagas na Câmara Municipal. (Com 7 Segundos).