Roberto Baia
Policiais promovidos
O 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), divulgou nas redes sociais os nomes dos policiais Cabo Jilfran, cabo Gustavo Angelino Ventura e cabo Ariel Oliveira Santos ambos foram promovidos na hierarquia da PM de Alagoas.
Os três policiais militares são os mesmos envolvidos em abordagens que resultaram nas mortes de Marcelo Leite e Danilo Fernandes.
Autor do disparo
Apontado como autor do disparo que matou o empresário Marcelo Leite, Cabo Jilfran, comandante da viatura na abordagem, em dezembro de 2022, foi promovido para 3º sargento. Ele é apontado como autor do disparo que matou o empresário e responde pelo crime de homicídio.
O outro promovido é o cabo Gustavo Angelino Ventura, que estava presente na abordagem a Marcelo Leite, também integrava a guarnição do caso Danilo Fernando, adolescente morto no povoado Barreiras em 25 de novembro de 2021, foi promovido a 3º sargento. No caso Marcelo, ele responde por fraude processual.
Reajuste salarial
Outro PM envolvido no caso e que responde por fraude processual, o cabo Ariel Oliveira Santos, também foi promovido a 3º sargento.
Vale ressaltar que a promoção de patente, além de subir na hierarquia, significa também reajuste salarial e nas atribuições dentro da corporação.
Até o momento, as famílias das vítimas não se pronunciaram sobre o fato.
Tremor de terra
Em entrevista na manhã de ontem, o coordenador da Defesa Civil de Arapiraca, Lindomar Ferreira falou sobre a formação de uma força-tarefa para identificar as causas do tremor de terra que assustou os moradores de Arapiraca na última sexta-feira, 25.
Em buscas de respostas
O coordenador explicou que não é normal a região ter um abalo dessa magnitude.
"Não é comum na nossa região um abalo dessa magnitude. O Brasil, de forma geral, ocupa um espaço territorial estável no globo terrestre e, por conta disso, esse fenômeno assusta e nos faz querer buscar respostas. Precisamos investigar as causas para poder agir de forma preventiva, para evitar que posteriormente tenhamos danos maiores", disse Lindomar Ferreira
Movimentação do solo
Ainda pela manhã, a força-tarefa contou com o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), da Defesa Civil do Estado e a Defesa Civil de Maceió, que possui equipamento capaz de coletar informações sobre a movimentação do solo. Esse instrumento, que já foi usado para diagnosticar o afundamento do solo no bairro Pinheiro e adjacências, deve ser instalado nas proximidades do epicentro em Arapiraca. E, a partir dele, serão feitas avaliações a cada 15 dias para verificar se há a ocorrência de movimentação do solo.
Desfile de 7 de setembro
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca já preparou todo o sistema de segurança viária para o desfile de 7 de setembro, em homenagem aos 201 anos de Independência do Brasil.
De acordo com o planejamento, serão disponibilizados 30 agentes de trânsito que vão trabalhar com 14 agentes de segurança municipal distribuídos nos 12 pontos de bloqueio e desvios no tráfego. Serão utilizadas seis viaturas e quatro motocicletas.
Bloqueio e mudanças
Segundo o diretor do Departamento de Fiscalização da SMTT, Ailton Pereira, as grades de proteção começarão a ser instaladas ao longo do corredor do desfile, já no final da tarde do dia seis de setembro
Programação
A programação, já anunciada pela secretaria de Educação e Esporte, começa às 7h30 da manhã do dia sete, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Alagoas e Arapiraca na Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho. Em seguida será celebrada a missa solene com a participação de 120 alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino.
Mobilização nacional
Nesta quarta-feira, 30, os serviços administrativos da Prefeitura de Penedo serão suspensos em função da adesão do município à mobilização nacional contra a queda da arrecadação e a redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Redução de 23,5%
De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), 51% dos municípios do país enfrentam desafios financeiros, especialmente devido à redução de 23,5% no FPM em agosto e atrasos em outras transferências, como os royalties de minerais e petróleo.
... A cidade de Arapiraca vai sediar, a partir desta quarta-feira, 30, a primeira edição da Jornada Inclusiva, tendo como local o auditório do Senac, no bairro Brasiliana.
... O evento tem o apoio da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, e será um momento de incentivo à literatura inclusiva e à acessibilidade.
... A Jornada Inclusiva também conta com o apoio da parceria com a Fundação Dorina Nowill Para Cegos, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Senac/Arapiraca e de empresas locais.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.