Edmilson Teixeira

Maragogi

Edmilson Teixeira 30 de agosto de 2023
Maragogi
Ministro Renan Renan Filho e o Prefeito Marcos Madeira - Foto: Divulgação

“Mais uma semana produtiva começando; e estive reunido com o nosso ministro dos Transportes, Renan Filho. Sempre parceiro do nosso município, ele reafirmou o compromisso com as nossas demandas que visam colocar nossa Maragogi de volta ao caminho do desenvolvimento. Estamos juntos!” Comunicado do ex-prefeito de Maragogi, Marcos Madeira que já colocou seu nome nas vitrines para mais uma vez disputar aquela Prefeitura.

Mobilização


Nesta quarta-feira as Prefeituras alagoanas e de outros estados estarão paralisadas como parte de uma mobilização coordenada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Essa ação é uma resposta às frequentes quedas nos repasses do FPM. A Confederação Nacional de Municípios (CNM), apoiadora desse movimento, revela que 51% dos municípios enfrentam desafios financeiros, especialmente devido à redução de 23,54% no FPM em agosto e atrasos em outras transferências, como os royalties de minerais e petróleo.

Detalhe


A iniciativa, intitulada “Sem FPM não dá. Dia 30 vamos parar!”, resultará no fechamento das atividades administrativas das Prefeituras. A AMA instrui os gestores a manterem em funcionamento os serviços essenciais à população, incluindo saúde, educação, assistência social, controle de tráfego, segurança e limpeza urbana.

Desprezo


Em Alagoas, conforme a Caixa Econômica Federal, mais de 7 mil alagoanos estão com recursos do benefício social, Bolsa Família, parados em conta. O que aflige a instituição financeira é que a falta de movimentação nas contas onde são depositadas o auxílio faz com que o governo entenda que não é necessária a continuidade da assistência do programa a esses beneficiários. A suspensão ocorre após 120 dias sem movimentação e os recursos retornam para aos cofres do Tesouro Nacional.

Desprezo II


A Caixa Econômica informou a AMA, que são mais de R$ 17 milhões que deixaram de circular na economia dos municípios, causando um grave impacto financeiro em toda a cadeia. A Caixa avalia este problema como uma situação crítica, pois os beneficiários enquadrados no programa não estão utilizando os recursos que garantem o sustento das famílias. Este recurso pode também movimentar os comércios locais de cada município.

Coruripe – cultura


O município de Coruripe ganhou mais um Patrimônio Vivo, na última quarta-feira, a mestra Maria Betânia, das Baianas Praieiras foi diplomada pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, como uma das novas mestras do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas. A solenidade aconteceu durante as atividades do projeto Folclore a Gosto, no Mercado das Artes 31, bairro de Jaraguá, em Maceió.

Coruripe – saúde


Por falar em Coruripe, o diretor do Hospital Carvalho Beltrão, Henrique Chicão disse que o órgão é referência em nível nacional na realização de cirurgias bariátricas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “Com esse destaque, integrantes do Programa Opera Sergipe fizeram uma visita ao HCB para conhecer os nossos procedimentos realizados. A comitiva foi composta pelo superintendente do Hospital Regional de Propriá, Diego Santos Santana, e pela assessora Especial/SES, Cláudia Oliveira Pardo ", comentou.

Pilar


Na última sexta-feira, Douglas Barros líder político do Pilar foi recebido pelo deputado federal Fábio Costa (PP) no escritório político do parlamentar, numa visita com objetivo de dialogar sobre o município pilarense, acima de tudo tratando de seus indicadores sociais e econômicos. Douglas afirma que foi discutida a forma de “somar esforços para fazer ainda mais pelo povo”. Ele afirma que está buscando conversar com todos que puderem contribuir de forma positiva, sobretudo com alternativas para melhorar a qualidade de vida da população pilarense e avançar ainda mais os indicadores locais.

Rio Largo


Ontem a deputada estadual Gabi Gonçalves (PP) visitou o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher de Rio Largo, anexado no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) do município. O objetivo, segundo ela, foi conferir o funcionamento e debater melhorias do serviço. A parlamentar, conhecida por seu engajamento em questões de gênero e direitos das mulheres, teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado no núcleo e discutir maneiras de fortalecer o apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.

São José da Tapera


“O trabalho de esgotamento da Lagoa Caiçara segue a todo vapor. Seguimos acompanhando de perto todo andamento dessa obra que é a mais sonhada por todos os taperenses. Inicialmente, o trabalho consiste em esgotar a água, remanejar os peixes restantes, e após isso, realizar a limpeza do fundo da lagoa.