Roberto Baia
Eleições em Palmeira
Sem sucessor até o momento, o prefeito de Palmeira dos índios, Júlio Cézar (MDB), pode ter que enfrentar um duro desafio em escolher um nome de peso para manter a Prefeitura sob comando de um aliado.
Enquanto essa escolha não acontece, nomes vão surgindo como é o caso da possível candidatura da enfermeira Mosabelle Ribeiro, esposa do ex-prefeito James Ribeiro.
Possível candidata
Vale ressaltar que Mosabelle enfrentou Júlio Cesar nas eleições municipais de 2020, e teve uma boa votação. Nos bastidores circula a informação que que mesmo com poucos recursos, obteve uma boa votação: um pouco mais de 13 mil votos, o equivalente a quase 37% do eleitorado palmeirense.
Nas próximas eleições, caso aceite novamente o desafio de ir às urnas, Mosabelle contará com alguns reforços, a exemplo do total apoio do esposo James que se dedicará totalmente a campanha. Vale lembrar que Ribeiro foi candidato a prefeito de Estrela de Alagoas, se mantendo afastado das eleições na terra dos Xucurus-Kariris.
Lagoa da Canoa
Um incidente marcou a festividade de 61 anos de Emancipação Política da cidade de Lagoa da Canoa na noite de quinta-feira, 24. O ocorrido aconteceu no começo da noite, quando o camarote principal, lotado de pessoas, apresentou uma falha estrutural e desabou.
De acordo com informações, a queda do espaço do camarote, destinado aos convidados VIPs, teria ocorrido devido à grande quantidade de pessoas no local, o que levou a estrutura a não suportar a carga.
Sem feridos
Foi um momento de muita correria entre as pessoas que estavam no espaço do camarote e na área externa devido ao desabamento do camarote. Apesar do susto, não houve registro de feridos e a festa seguiu normalmente.
Tragédia no Sertão
Na madrugada de sexta-feira, 25, uma criança identificada como Ana Lívia, 5 anos, morreu carbonizada devido a um incêndio em uma casa na Rua Antônio Ivo, no município de Delmiro Gouveia. O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater o fogo e confirmou que a vítima ficou carbonizada.
Sem êxito
De acordo com informações, a criança tinha transtorno do espectro autista (TEA) e estava sozinha no momento do incêndio no imóvel composto por duas residências. Há suspeita que o fogo iniciou a partir de um curto-circuito em um ventilador. Moradores das proximidades escutaram um barulho semelhante a explosão, seguido pelo choro da criança. Os vizinhos tentaram salvá-la, mas não tiveram êxito.
Possível negligência
O delegado da cidade, Rodrigo Rocha Cavalcanti, disse que irá investigar se houve negligência dos pais.
"Se houve negligência, os responsáveis podem responder por homicídio culposo [quando não há intenção de matar] ou abandono de incapaz. Tudo vai depender muito das circunstâncias em que essa tragédia aconteceu", explicou Rodrigo Rocha.
Reintegração de alunos
O município arapiraquense tem intensificado a Busca Ativa Escolar, e o resultado desse trabalho foi o reconhecimento do Fundo das Nações Unidas para a Infância na primeira medição do Selo Unicef, Edição 2021-2024.
Durante esse período, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, tem realizado ações de reintegração de alunos em toda a Rede Municipal de Ensino.
Desenvolvimento escolar
Dessa forma, o município arapiraquense tem acompanhado o desenvolvimento desses estudantes dentro das salas de aula e evitado a elevação do número de evasão escolar com a implementação de políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos dos jovens.
De acordo com dados do Busca Ativa Escolar, o município ultrapassou a meta estipulada pelo Unicef, que era de 555 alunos e alunas reinseridos nas salas de aula do município.
Recebeu alta
Recebeu alta médica a mulher de 49 anos que foi estuprada e espancada por um homem de 22 anos, em Palmeira dos Índios. A informação foi repassada pela sobrinha da vítima e mãe da criança que estava no momento do crime e também foi agredida fisicamente.
Está preso
O crime ocorreu na última segunda-feira, 21. No mesmo dia, o suspeito foi preso em flagrante e teve a prisão convertida em preventiva pela Justiça. Assim como a mulher vítima de violência sexual, a sobrinha dela, uma criança de 7 meses, que foi espancada pelo suspeito, também recebeu alta médica.
... Onde antes existia um matagal, na comunidade de Quiçaça, no bairro Manoel Teles, a Prefeitura de Arapiraca está construindo um moderno centro de educação infantil.
... O prefeito Luciano Barbosa e o secretário de Infraestrutura, Roany Izidoro, visitaram o canteiro de obras no local, que será um espaço de inclusão social.
... Além da creche, a prefeitura também vai entregar ginásio e centro de convivência em benefício das mais de seis mil famílias que vivem na localidade.8
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.