Edmilson Teixeira

São Luís do Quitunde

São Luís do Quitunde

Edmilson Teixeira 18 de agosto de 2023

Na última quarta-feira, o instituto de pesquisa DataSensus, esteve na cidade de São Luís do Quitunde, a fim de avaliar a popularidade da prefeita Fernanda Cavalcante. O órgão chegou a entrevistar 802 pessoas acima de 16 anos; e o resultado desse trabalho de pesquisa mostrou mais uma vez o índice elevado de Fernanda, ou seja: 87,5% de aprovação e 87% de satisfação.

São Luís do Quitunde


A pesquisa também provocou uma virtual eleição para prefeito, cujo pleito eleitoral ocorrerá no próximo ano. Em todos os itens destacados, a situação, tendo a candidata Márcia Cavalcante apoiada pela prefeita Fernanda ganharia de forma disparada perante todos seus adversários. Perguntado se o eleitor votaria na candidata da prefeita, 71% disseram que sim, e 11%, não. Na intenção de voto espontâneo Márcia teve 41,6%, contra 5.7% de Vicka Pacheco, 3,6% de João Cordeiro e 0,7% de Júnior Pedro.

Outras


Na intenção de voto estimulada, Márcia alcançou 58%, Vicka 17%, João Cordeiro 9,2%, Júnior Pedro 3,2%. Num confronto de Márcia contra Cordeiro, ela teve 71,6% contra 16%- Confrontando Márcia contra Júnior, ela teve 73% contra 14% e finalmente Márcia contra Vicka, Márcia teve 64% e Vicka 25%.

Mata Grande


Quem esteve na quarta-feira com o governador Paulo Dantas foi o prefeito de Mata Grande, Erivaldo Mandú. “Fomos recepcionados com toda atenção, respeito e consideração por nosso Governador” disse Mandú. O prefeito abordou as demandas de sua administração e que Dantas prometeu que em outubro, entregará a primeira etapa do projeto Minha Cidade Linda e que também assinará a Ordem de Serviço para a segunda etapa do programa. “Também receberemos mais um caminhão pipa” comentou o prefeito.

Mata Grande II


Na reunião ocorrida no Palácio, o prefeito destacou a abertura da agência da Caixa Econômica Federal, tratou da usina de energia eólica da Serra do Parafuso que nos próximos meses iniciará as obras, e ainda da reforma da Cadeia Pública Municipal, um grande prédio histórico do patrimônio estadual, pois segundo Erivaldo Mandú, foram temas visando garantir ações que trarão benefícios diretos aos matagrandenses.

Saúde


Entre terça e quarta desta semana, representantes dos 102 municípios alagoanos prestigiaram em Maceió o I Workshop Estadual das Leishmanioses. O evento foi conduzido pela Sesau, no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). O foco do encontro foi para coordenadores de Vigilância Epidemiológica e de Endemias, além dos agentes de Combate às Endemias de todo Estado.

Camponeses


A delegação alagoana com mais de 700 representantes do campo, camponesas, quilombolas, de movimentos sociais, extensionistas da Emater e diversas entidades da agricultura familiar marcharam por Brasília, na quarta-feira, em busca de mais acesso a políticas públicas de inclusão econômica e produtiva, fim da violência no campo e mais igualdade de direitos para as mulheres.

Camponeses II


A 7ª Marcha das Margaridas - Pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver levou pautas ao executivo e ao legislativo brasileiro, acordadas entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), com o apoio das 27 federações, sindicatos e outras entidades. A caminhada teve início no Pavilhão do Parque da Cidade em direção à Esplanada dos Ministérios, onde mais de 100 mil pessoas, incluindo representantes de 33 países, se reuniram para ouvir as respostas dos 27 ministérios da república brasileira, em encontro com o presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Números


Mais de 15 mil alunos da rede estadual de ensino participam da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas edição 2023. Ao todo, 17.597 estudantes da rede pública de Alagoas foram inscritos para participar da competição, cujas provas ocorreram nesta quarta-feira (16). Esse quantitativo fez com que o Estado fosse o terceiro maior em número de escolas inscritas na olimpíada.

Junqueiro


Na terça-feira que passou a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) inaugurou mais uma horta urbana na cidade de Junqueiro, na Escola Agrícola São Francisco de Assis. Agora já são 34 hortas implementadas no Estado. O programa, que visa a capacitação de agentes locais para proporcionar segurança alimentar e educação ambiental, chegou a mais oito municípios em 2023, e tem como objetivo contemplar todas as 102 cidades de Alagoas.

Joaquim Gomes


Um esforço conjunto envolvendo diversas secretarias municipais está em pleno andamento para melhorar significativamente a estrada de acesso à Usina Agrisa. O mutirão, que reúne trabalhadores e máquinas, visa reabilitar a via após uma série de problemas causados pelas chuvas, que deixaram a estrada em condições precárias. A ação é uma resposta direta às preocupações da comunidade local, que recentemente realizou um protesto bloqueando o acesso à estrada para chamar a atenção das autoridades.