Enio Lins

Mais um crime mitológico a espera de apuração

Enio Lins 10 de agosto de 2023

Leandro Demori, jornalista, ex-diretor do The Intercept, escreveu um excelente resumo sobre o mais recente caso de joias que se evidenciam afanadas pelo falso messias, mutreta denunciada pela combativa deputada carioca Jandira Feghali.

“Não, não estou falando das joias sauditas. Eu sei que pode parecer confuso, mas é outro caso”, assim inicia o primeiro parágrafo do artigo, explicando que são pedras preciosas brasileiras, entregues ao mito em Minas Gerais.

Pelos documentos – oficiais –citados por Feghali, o esbulho foi detalhadamente planejado e realizado com a finalidade de driblar a lei e depositar as gemas nos bolsos do famigerado Zero-zero, ainda na condição de presidente.

Registrada por e-mails oficiais da assessoria da presidência da República, correspondência trocada no dia 27 de outubro de 2022, em plena campanha eleitoral, entre Cleiton Holzschuk (Coordenador da Ajudância) e o já notório mini-coronel Cid.

Jair Messias é uma verdadeira enciclopédia viva de mutretas, colecionando delitos em todas as áreas, apesar da óbvia preferência por rechear o cofrão familiar com recursos subtraídos ao erário ou amealhados de forma ilegal.

Nesse caso das pedras preciosas mineiras, segundo o denunciado, estariam contidas diversas modalidades criminosas, relativas ao recebimento ilegal de (altos) valores por agente público e por ação deliberada de ocultação desse malfeito. A apurar.

Mas o que mais chama a atenção em mais essa evidência de crime cometido, é o cinismo da horda de apoiamento à delituosa figura: “o mito não comete crimes”, no ruminar moral do gado bolsonarista.

Evidências jorram em cascata, brotando desde a fantástica lojinha de chocolates de um dos filhotes, passando pelos célebres 101 imóveis inexplicavelmente registrados em cartório, faiscando dos estojos de joias árabes...

Porém nada abala a crença do rebanho. O mito foi multado? Bichinho... arrecade-se R$ 17 milhões via Pix, talkey? Parece a equipe do Marcola movimentando fortunas à luz do dia, via muitos milhares de patrióticos aviõezinhos.

Mais em https://www.youtube.com/c/LeandroDemori

HOJE NA HISTÓRIA


10 de agosto de 1961 – O exercido dos Estados Unidos começa a “Operação Ranch Hand” que despejaria, sobre as florestas e plantações vietnamitas cerca de 76 mil metros cúbicos (20 milhões de galões norte-americanos) de venenos químicos herbicidas e desfolhantes.

Esse crime ecológico em larga escala teve o objetivo de provocar fome em massa com a destruição das plantações, e desmatar quimicamente grandes extensões de florestas nativas, numa tentativa de desalojar os guerrilheiros vietcongues de sua proteção natural.

Durante 10 anos essa criminosa operação militar foi mantida, até 1971, dois anos antes da retirada americana do Vietnã. Segundo a Wikipédia, “mais de 5 milhões de acres de floresta e 500.000 acres de plantações foram severamente danificados ou destruídos”.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Ranch_Hand